* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Estratégias logísticas: como definir a ideal?

Estratégias logísticas: como definir a ideal?

O desenvolvimento e aplicação de estratégias logísticas são diferenciais que colaboram efetivamente no sucesso de um empreendimento.

Cada vez mais as empresas necessitam trabalhar e desenvolver formatos que possam atender a seus clientes com:

  • rapidez,
  • eficiência,
  • qualidade.

Segundo um estudo realizado pela Outbrain, empresa norte-americana de publicidade, 50% do total de 8 mil consumidores entrevistados afirmaram que a velocidade na entrega do pedido é o principal item avaliado para a definição de uma compra.

Acontece que, para agilizar uma entrega, estratégias logísticas precisam ser implementadas e funcionar adequadamente, garantindo o sucesso dessa operação.

Neste post, apresentaremos detalhes a respeito desse assunto. Continue lendo e saiba mais!

Importância da estratégia na logística

A área logística nunca teve tanta importância como nos dias atuais, pois deixou de ser uma tarefa de apoio a vendas, responsável pela entrega dos pedidos, para se transformar em um diferencial de mercado.

Isso significa que não basta possuir os melhores produtos e oferecer um atendimento de alta qualidade por parte da equipe de vendas.

Também não será suficiente investir grandes somas em marketing e oferecer a melhor solução de e-commerce em termos de navegação e facilidades de compra.

Por trás de todos esses importantes fatores, fundamentais em uma operação de sucesso, e se a logística falhar, você terá a imediata insatisfação do cliente e o desgaste na reputação da marca junto ao mercado será grande.

Tipos de estratégias logísticas

Diante dessa realidade, alguns pontos fundamentais precisam ser trabalhados e estratégias logísticas definidas.

A primeira delas diz respeito ao monitoramento dos indicadores de desempenho, ou seja, medir a qualidade dos serviços irá possibilitar a localização dos problemas e ações para a correção dos mesmos. Para isso, é preciso acompanhar os seguintes índices:

  • entregas realizadas no prazo,
  • pedido perfeito,
  • tempo de ciclo do pedido,
  • índice de atendimento aos pedidos,
  • acuracidade do inventário.

Na sequência, é preciso saber monitorar os inventários, ou seja, avaliar os estoques e achar os volumes adequados para que produtos não faltem ou venham a “encalhar” nos depósitos.

Essa automatização dos processos para a entrada, conferência, armazenagem, separação, movimentação e entrega de mercadorias precisa ser realizada com ferramentas de apoio, evitando erros e garantindo o controle de cada tarefa desenvolvida.

A qualidade no atendimento é fundamental, ou seja, é preciso disponibilizar ferramentas para que os clientes possam acompanhar os processos de movimentação de seus pedidos, ou seja, o monitoramento da entrega de suas mercadorias.

Por fim, é preciso contar com serviços de transporte que garantam qualidade, eficiência e rapidez nas entregas.

Como definir a estratégia ideal?

A definição das melhores estratégias logísticas depende de cada situação e da realidade do seu empreendimento, portanto, é preciso um estudo pormenorizado a respeito, onde diretrizes e metodologias sejam implementadas e passem a fazer parte do dia a dia da operação.

No aspecto qualidade de entrega (resultado final esperado pelo cliente), sua empresa deve buscar pela melhor alternativa do mercado, ou seja, contar com uma plataforma de cotação e contratação de fretes que possibilite:

  • melhor custo-benefício,
  • tarefas de qualidade,
  • atendimento a legislação,
  • monitoramento e acompanhamento de todos serviços contratados.

Para isso, a plataforma da CARGOBR está à sua disposição, apresentando centenas de transportadoras homologadas que desejam prestar os serviços de entrega dos pedidos aos seus clientes.

A partir de uma única consulta, é possível cotar e contratar a melhor opção de transporte, sabendo que por trás da operação existe tecnologia e toda a estrutura para que o seu consumidor receba rapidamente os produtos.

Acesse nossa plataforma e faça um teste, não custa nada e em pouco mais de um minuto você estará com orçamentos em mãos para definir a melhor opção de frete para o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *