Skip to main content
Estratégias de negociação: veja como ter bons fornecedores sendo MEI

Estratégias de negociação: veja como ter bons fornecedores sendo MEI

As estratégias de negociação nas compras são fundamentais para que qualquer negócio prospere e com o Microempreendedor Individual (MEI) a situação não é diferente.

Segundo o Ministério da Economia, em 2020 foram abertas no Brasil 2,3 milhões de empresas a mais do que as que fecharam suas portas.

Esse número mostra que, apesar dos problemas provocados pela pandemia, novos empreendedores estão no mercado e que, cada vez mais, é necessário adotar estratégias adequadas para se alcançar o sucesso. 

O processo de compras envolve detalhes que precisam ser avaliados, pois, negócios conduzidos indevidamente comprometem a saúde financeira e, consequentemente, podem levar à falência, em especial as empresas que estão começando agora.

Nesse post apresentamos seis estratégias de negociação que seu MEI deve utilizar junto a seus fornecedores. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

A importância das estratégias de negociação

Independentemente do segmento em que seu MEI atua, o processo de compras é fundamental no sucesso da operação.

Algumas estratégias precisam ser observadas com relação aos produtos adquiridos, pois, você deseja vender itens de qualidade ao seu público, o que garante a satisfação dos clientes.

O que fazer para que as compras sejam vantajosas para o seu negócio e contribuam nos resultados do seu empreendimento? 

Vamos conhecer as melhores estratégias de negociação, ainda que para compras em pouca quantidade:

Pesquisa de mercado

Sua empresa não pode se tornar dependente de um fornecedor, pois, caso ele venha a falhar, sua operação fica comprometida.

Para isso, é fundamental que você esteja sempre atento ao mercado, conhecendo as opções disponíveis e avaliando novos produtos e fornecedores.

A internet possibilita boas pesquisas, onde você consegue obter informações e acompanhar o que o mercado está oferecendo, portanto, estude atentamente seus fornecedores e os produtos que você necessita adquirir para a sua operação.

Compre o necessário e não corra riscos

Conhecendo o que você vende e o giro das mercadorias, compre apenas o que for necessário à sua operação.

Cuidado com os prazos de validade dos produtos adquiridos que são de consumo e com o “encalhe” de mercadorias no estoque.

Avalie bem as ofertas e faça testes com novos produtos, adquirindo pequenos lotes e avaliando se atendem a sua demanda e agradam seus consumidores.

Atenção aos detalhes da negociação

Muito mais do que preços, é importante avaliar também o prazo de entrega das mercadorias, formas de pagamento oferecidas, garantias e como realizar trocas no caso de eventuais problemas.

Conheça o seu fornecedor verificando detalhes como:

  • tempo de atuação,
  • estrutura organizacional,
  • conceito que possui junto ao mercado.

Uma pesquisa na internet ajudará você a encontrar detalhes sobre a empresa pretendida, onde podem ser avaliadas as reclamações, elogios e particularidades a seu respeito.

Escute o fornecedor

Dentre as estratégias de negociação no processo de compras, você não precisa apresentar detalhes da sua operação, portanto, ouça o que seu fornecedor tem a dizer e avalie as informações.

Após a posse de todos os dados é que você deve apresentar o que deseja com relação a uma possível negociação e as necessidades da sua empresa.

Trabalhe com o racional e não com a emoção

Não deixe que a emoção comande as suas decisões, para isso, seja racional e ponderado.

Saiba o que você precisa adquirir e a quantidade ideal para o sucesso da sua operação. 

Isso não significa se fechar para as novidades e possibilidades do mercado, no entanto, não se deixe levar por ofertas de produtos que você não conhece, não sabe se vai vender e que seus consumidores não solicitam.

Lembre-se que todo vendedor, assim como você, deseja vender mais a valores que tragam maiores lucros à operação.

Forme alianças com os melhores fornecedores

Por último, dê preferência aos fornecedores que demonstrem interesse em atender com qualidade e que ofereçam vantagens para a sua operação.

O bom relacionamento e a integridade dos negócios é ponto fundamental para o sucesso da sua empresa, portanto, valorize sempre fornecedores comprometidos.

Agora que você já conhece as melhores estratégias de negociação, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *