* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
4 dicas para controlar o estoque da loja virtual

4 dicas para controlar o estoque da loja virtual

Um assunto que deveria ser mais abordado é o estoque da loja virtual, desde aquela que está começando agora até os grandes marketplaces do mercado.

Por ser um tipo de comércio onde o usuário tem acesso apenas a interface digital, muitas pessoas acabam esquecendo que assim como outras lojas é preciso ter um armazém organizado, integrado e controlado para atender as demandas.

Inclusive, um ponto muito importante dentro do estoque de um e-commerce é o fato de que os pedidos precisam ser entregues aos usuários, de forma que alguns empresários contam com mais de uma forma de transporte, como correios, transportadoras e motoboys.

Sendo assim, manter o sistema de estoque da empresa atualizado em tempo real de acordo com as compras do site, bem como os sistemas de transporte e cálculo de frete, também é mais do que fundamental para o bom funcionamento desse tipo de loja.

No entanto, principalmente para quem está abrindo uma loja online agora ou que está apresentando um aumento significativo de demanda, pode ser necessário entender ainda mais sobre a gestão do estoque da loja virtual.

Pensando em ajudar você a manter o coração da empresa em ordem sem gastar muito dinheiro ou tempo, trouxemos algumas dicas.

Continue a leitura e veja como pode ser mais simples e assertivo manter o armazém controlado e atualizado. Boa leitura.

4 dicas para gerir e controlar o estoque da loja virtual

Veja a seguir alguns caminhos que podem ajudar tanto no controle do estoque como na gestão da loja virtual de forma geral.

Invista em sistemas de gestão adaptados para o seu negócio

Em lojas virtuais de pequeno porte pode até parecer interessante em um primeiro momento lidar com os pedidos de forma manual, mas não se engane: mais cedo ou mais tarde você precisará gerir o estoque com mais tecnologia.

Não é raro encontrar empresas que possuem perdas de dados e até mesmo de informações ricas justamente por fazerem processos manualmente.

Além de ser mais demorado, facilita nos erros e perdas materiais e imateriais. Por isso, conte com um sistema que integre estoque e os pedidos da loja, métodos de pagamento e transporte.

Use softwares de controle de estoque

O estoque da sua empresa precisa ser mantido de forma digital também, de forma que em poucos cliques deve ser possível ter uma visão analítica do seu armazém.

Papeladas e mais papeladas apenas trarão volume físico, dor de cabeça e facilidade de se perder pelo caminho.

Armazene seu estoque estrategicamente 

É importante que o seu estoque seja seu aliado na hora de fazer a separação dos pedidos e posteriormente o envio.

Por isso, quanto mais fácil for de achar os itens que possuem mais saída, melhor. 

É fundamental ter fácil visualização quando os produtos estiverem acabando, bem como aqueles que estão há meses sem muito movimento.

Planeje suas atividades

Essa dica aqui pode até parecer que não tem qualquer relação com o estoque da loja virtual, mas, na verdade, é muito importante tanto para esse setor da empresa como os demais, que envolvem até mesmo compras, marketing e administração.

Seja qual for o tamanho da organização, ela precisa ter planejamento de cada decisão que for tomar, além de ter embasamento para isso.

Se, por exemplo, você quer adquirir mais produtos para aumentar o catálogo, precisa estudar o comportamento dos seus consumidores, preferências, desejos e até mesmo o gosto pessoal.

Ah, claro, é necessário analisar se um investimento desse tamanho pode ser feito no momento e qual o retorno esperado que você tem.

E aí, pronto para fazer toda a diferença no estoque da sua loja virtual? Aproveite para ler também sobre a importância da gestão eficiente para o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *