* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
transporte de carga fracionada

Transporte de carga fracionada: como escolher a melhor opção?

Trabalhar com o transporte de carga fracionada pode otimizar os custos operacionais de uma transportadora e também do setor de logística das empresas.

Isso porque as viagens estão cada vez mais caras e uma maneira de obter um bom aproveitamento no espaço do caminhão é dividir a carga entre diversas encomendas.

O sucesso das vendas pela internet abriu um novo mercado para as transportadoras, uma vez que diariamente centenas de milhares de encomendas são encaminhadas a clientes em todo o país.

No entanto, normalmente são encomendas pequenas e individualizadas que. em grande quantidade, geram um volume gigantesco de carga, mas que são trabalhadas uma a uma.

Essa operação é chamada de carga fracionada e para ter sucesso nela é necessário que a transportadora tenha uma estrutura adequada para oferecer segurança, bons preços e o cumprimento dos prazos de entrega.

Esse artigo apresenta o funcionamento do transporte de carga fracionada e os cuidados que precisam ser tomados para escolher uma boa transportadora. Leia e confira!

O que é transporte de carga fracionada?

Diferente da carga completa, que é aquela exclusiva para a remessa de produtos para um único cliente, o transporte fracionado divide a capacidade total do veículo entre diversas mercadorias de diferentes procedências e destinos.

Isso possibilita a divisão dos custos operacionais entre diversos clientes, o que acaba diminuindo o valor do frete e viabilizando a operação.

Encomendas que precisam ser entregues na rota de viagem do mesmo veículo podem completar a capacidade de transporte do caminhão e viabilizar preços atraentes e bons negócios para todos os envolvidos.

Como funciona o transporte de carga fracionada?

Trabalhar com cargas fracionadas exige mais cuidado e organização, uma vez que para cada viagem são diversos embarcadores e muitos destinatários de diversas rotas.

Portanto, é imprescindível uma boa administração e uma equipe de trabalho de qualidade para se atingir o sucesso.

Dentre alguns cuidados que precisam ser tomados, apresentamos os principais:

Capacidade de atendimento

O transporte de carga fracionada exige que exista, nos pontos de distribuição das cidades que a transportadora atende, uma estrutura para receber, separar e encaminhar as encomendas para os mais diversos endereços da região.

Conhecido como terminais ou centros de distribuição avançado, esse complexo deve ter estrutura para atender a região nas coletas e entregas das mercadorias.

Para isso, é importante uma equipe qualificada e organizada para que os processos funcionem adequadamente e para que os prazos sejam cumpridos.

Rastreamento das encomendas

É fundamental que a transportadora ofereça serviços de rastreamento das mercadorias, para que tanto o fornecedor como o cliente final possam monitorar o processo de transporte.

Além, é claro, da própria transportadora poder gerir sua logística e administração a partir dessa ferramenta.

Equipe treinada e competente

É necessário que a transportadora possua ainda uma equipe treinada e competente para atender às expectativas dos clientes.

A desinformação é um dos maiores inimigos dos processos logísticos e a possibilidade de acessar alguma plataforma para monitorar a entrega é, sem dúvida, um diferencial que contribui para a satisfação e fidelização do cliente.

O transporte de carga fracionada é uma excelente opção para empresas que atuam no mercado e que precisam diminuir seus custos operacionais.

Também é fundamental para o sucesso da operação das lojas virtuais e pequenos negócios que precisam de bons serviços de logística.

Diversificar clientes é uma ótima estratégia e em tempos onde as lojas virtuais estão em todas as cidades, atendendo de forma globalizada, o transporte fracionado passa a ser uma oportunidade de crescimento e sucesso.

A busca por transportadoras capacitadas não é uma tarefa fácil, mas pode ser resolvida através da CARGOBR, uma intermediadora de fretes especializada em transporte de carga fracionada. Através da plataforma é possível realizar cotações e até mesmo contratar seu frete para todo país de forma fácil e rápida.

Acesse a plataforma, faça cotações gratuitamente e conheça a melhor solução de transporte de carga fracionada para o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *