Conhecer os erros de empreendedores iniciantes pode evitar sérios problemas para aqueles que estão iniciando um novo negócio.
Para isso é importante estudar e avaliar os exemplos do mercado que mostram os equívocos que a maioria daqueles que estão iniciando um projeto próprio cometem.
Existem duas maneiras de aprender a esse respeito:
- errando e assumindo as consequências,
- aprendendo com os erros dos outros.
Para ajudá-lo a evitar os transtornos e problemas que os equívocos trazem aqueles que estão iniciando, apresentamos neste post os principais erros dos empreendedores iniciantes. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Principais erros de empreendedores iniciantes
O entusiasmo e a vontade em fazer acontecer faz com que muitos erros de empreendedores iniciantes sejam cometidos.
A falta de cuidado e o adiamento na resolução dos problemas acarretam prejuízos e em muitos casos a inviabilização do negócio.
Por isso conhecer esses equívocos são importantes para que eles sejam evitados por aqueles que estejam iniciando algum projeto. Vamos a eles:
Falta de capacitação
Ninguém sabe tudo, mas o empreendedor precisa entender um pouco a respeito de todos os assuntos que envolvem o seu negócio.
A falta de capacitação faz com que o empreendimento não evolua, pois, em muitas ocasiões falta o básico.
O empreendedor precisa entender e buscar informações a respeito de:
- gestão empresarial,
- finanças,
- marketing,
- vendas,
- administração.
Esses assuntos precisam ser conhecidos para que decisões corretas sejam tomadas e problemas mais sérios evitados.
Retorno a curto prazo
O retorno sobre os investimentos realizados precisam de um tempo para acontecer. Todo empreendedor que deseja sucesso a curto prazo tende a se decepcionar e abandonar o projeto no meio do caminho.
Existe um tempo de maturação natural que precisa ser vencido, portanto, é comum que o retorno financeiro ocorra somente após um determinado período de muito trabalho e esforço.
Atuar na informalidade
Para evitar impostos e ver “como fica” muitos empreendedores iniciam seus negócios na informalidade, o que acaba impedindo que o seu empreendimento flua e cresça.
Atualmente existem excelentes opções para quem está iniciando e possuir um CNPJ é indispensável para quem queira atender ao mercado.
Falta de planejamento
A falta de planejamento é outro erro comum de quem está iniciando. Não basta abrir as portas e aguardar o público chegar para comprar.
Antes de iniciar a operação é necessário desenvolver um planejamento, detalhando os processos, os objetivos, o orçamento e as ações a serem tomadas para se alcançar os resultados.
Desorganização financeira
Um dos erros de empreendedores iniciantes é não manter separado as contas pessoais daquelas geradas pela empresa, misturando os processos e se perdendo com relação aos resultados.
A operação da empresa precisa ser independente de outras fontes de renda, caso contrário, você jamais saberá o que está acontecendo e quando perceber pode ser tarde demais.
Não aceitar críticas
Prestar atenção no que diz o mercado e os clientes com relação ao seu negócio é fundamental para ajustar a operação, afinal são muitos os desafios a serem vencidos.
Muitos empreendedores não aceitam as críticas e não estão dispostos a mudanças.
Buscar pelo aprimoramento constante faz parte do sucesso de qualquer empreendimento, portanto, receba as reclamações com bom ânimo e busque consertar aquilo que não está funcionando.
Como se observa, os equívocos tomados por aqueles que estão iniciando os seus projetos podem ser evitados, desde que exista a humildade em reconhecer que é necessário aprender e se aprimorar constantemente.
Os erros de empreendedores iniciantes são mais comuns do que se pensa e devem ser corrigidos imediatamente.
Se você gostou dessas dicas, continue conosco e saiba como ser um líder de sucesso!