* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
erros de empreendedores iniciantes

Quais são os principais erros de empreendedores iniciantes?

Conhecer os erros de empreendedores iniciantes pode evitar sérios problemas para aqueles que estão iniciando um novo negócio.

Para isso é importante estudar e avaliar os exemplos do mercado que mostram os equívocos que a maioria daqueles que estão iniciando um projeto próprio cometem.

Existem duas maneiras de aprender a esse respeito:

  • errando e assumindo as consequências,
  • aprendendo com os erros dos outros.

Para ajudá-lo a evitar os transtornos e problemas que os equívocos trazem aqueles que estão iniciando, apresentamos neste post os principais erros dos empreendedores iniciantes. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Principais erros de empreendedores iniciantes

O entusiasmo e a vontade em fazer acontecer faz com que muitos erros de empreendedores iniciantes sejam cometidos.

A falta de cuidado e o adiamento na resolução dos problemas acarretam prejuízos e em muitos casos a inviabilização do negócio.

Por isso conhecer esses equívocos são importantes para que eles sejam evitados por aqueles que estejam iniciando algum projeto. Vamos a eles:

Falta de capacitação

Ninguém sabe tudo, mas o empreendedor precisa entender um pouco a respeito de todos os assuntos que envolvem o seu negócio. 

A falta de capacitação faz com que o empreendimento não evolua, pois, em muitas ocasiões falta o básico.

O empreendedor precisa entender e buscar informações a respeito de:

Esses assuntos precisam ser conhecidos para que decisões corretas sejam tomadas e problemas mais sérios evitados.

Retorno a curto prazo

O retorno sobre os investimentos realizados precisam de um tempo para acontecer. Todo empreendedor que deseja sucesso a curto prazo tende a se decepcionar e abandonar o projeto no meio do caminho.

Existe um tempo de maturação natural que precisa ser vencido, portanto, é comum que o retorno financeiro ocorra somente após um determinado período de muito trabalho e esforço.

Atuar na informalidade

Para evitar impostos e ver “como fica” muitos empreendedores iniciam seus negócios na informalidade, o que acaba impedindo que o seu empreendimento flua e cresça.

Atualmente existem excelentes opções para quem está iniciando e possuir um CNPJ é indispensável para quem queira atender ao mercado.

Falta de planejamento

A falta de planejamento é outro erro comum de quem está iniciando. Não basta abrir as portas e aguardar o público chegar para comprar.

Antes de iniciar a operação é necessário desenvolver um planejamento, detalhando os processos, os objetivos, o orçamento e as ações a serem tomadas para se alcançar os resultados.

Desorganização financeira

Um dos erros de empreendedores iniciantes é não manter separado as contas pessoais daquelas geradas pela empresa, misturando os processos e se perdendo com relação aos resultados.

A operação da empresa precisa ser independente de outras fontes de renda, caso contrário, você jamais saberá o que está acontecendo e quando perceber pode ser tarde demais.

Não aceitar críticas

Prestar atenção no que diz o mercado e os clientes com relação ao seu negócio é fundamental para ajustar a operação, afinal são muitos os desafios a serem vencidos.

Muitos empreendedores não aceitam as críticas e não estão dispostos a mudanças. 

Buscar pelo aprimoramento constante faz parte do sucesso de qualquer empreendimento, portanto, receba as reclamações com bom ânimo e busque consertar aquilo que não está funcionando.

Como se observa, os equívocos tomados por aqueles que estão iniciando os seus projetos podem ser evitados, desde que exista a humildade em reconhecer que é necessário aprender e se aprimorar constantemente.

Os erros de empreendedores iniciantes são mais comuns do que se pensa e devem ser corrigidos imediatamente.

Se você gostou dessas dicas, continue conosco e saiba como ser um líder de sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *