* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Como possuir uma equipe de alta performance utilizando a gamificação na logística?

Formar uma equipe de alta performance é o desejo de profissionais envolvidos em recursos humanos e também dos que estão no comando de suas empresas ou departamentos.

No entanto, muitos se assustam quando lhes é apresentado um projeto que envolve gamificação.

Para esclarecer, gamificação é uma palavra derivada de “game, de origem inglesa, que é mundialmente conhecida e significa “jogo”.

Como relacionar jogo com qualidade e equipe de alta performance na área de logística?

Nesse post apresentamos as vantagens e como aplicar a gamificação para alcançar melhores resultados em sua empresa. Continue lendo e saiba mais a respeito!

O que é gamificação?

Gamificação é uma técnica comum aos games, que pode ser utilizada no ambiente profissional, visando melhorar resultados e alcançar objetivos.

O uso dessa ferramenta desperta o interesse dos colaboradores e cria um clima competitivo saudável, que auxilia na formação de uma equipe de alta performance.

Isso ocorre a partir do uso dos elementos básicos e estruturais dos jogos, tais como:

  • emoções,
  • narrativa,
  • progressão,
  • relacionamentos,
  • restrições.

Segundo Neil Patel, um dos melhores profissionais de marketing do mundo, quando estamos participando de algum jogo, colocamos toda a nossa concentração, esforço e damos o melhor para alcançar a vitória.

E se essa dedicação e concentração pudessem ser transferidas para o dia a dia das atividades profissionais?

Como implementar a gamificação e desenvolver uma equipe de alta performance?

Diferente do que muitos líderes e empreendedores pensam, implementar a gamificação na área de logística é mais fácil do que se imagina.

Com certos cuidados que devem ser tomados, para evitar conflitos e manter um clima positivo e saudável, é possível, a partir dessa estratégia, desenvolver uma equipe de alta performance.

Para isso, as seguintes ações deverão ser realizadas:

Objetivos a serem alcançados

O primeiro passo para a gamificação é definir quais são os objetivos a serem trabalhados para melhorar os processos de logística. A partir daí, é possível definir as metas que devem ser alcançadas pelos participantes.

Definição de comportamentos e ações

Por tratar-se de um jogo onde pontos e conquistas fazem parte do processo, é fundamental que comportamentos e ações sejam definidos como passíveis de pontuação.

Isso significa criar regras com relação aos resultados que se deseja obter, a partir das operações desenvolvidas pelos competidores.

Definição dos desafios

Defina os desafios a serem cumpridos, de forma a atenderem os objetivos que sua empresa elencou como estratégicos para melhorar os resultados e o desempenho logístico.

Reúna a equipe e apresente a gamificação, os objetivos a serem atingidos, como será feita a medição dos resultados e os prêmios a serem conquistados a partir do atingimento das metas.

Fases e ciclos do jogo

Como todos os games, é importante que existam possibilidades de mudanças de fases quando determinado objetivo é atingido, entusiasmando os jogadores e incentivando-os a conquistarem mais pontos.

Divulgue os resultados, ranking dos competidores e crie um ambiente agradável e competitivo, onde os colaboradores possam acompanhar o seu desempenho e dos colegas.

Premiação 

A premiação faz parte das conquistas, portanto, pense em prêmios para aqueles que conseguem progredir, presenteando-os com:

  • camiseta,
  • boné,
  • medalha.

Ao final dos jogos, é importante um prêmio especial aos primeiros colocados, onde todos possam perceber e valorizar a “brincadeira”, que é muito mais séria do que muitos pensam.

A valorização e a vontade de ser campeão ou estar entre os melhores motivam a equipe ao esforço, o que, consequentemente, melhora os resultados da empresa em todos os aspectos.

A gamificação na logística é uma maneira inteligente de se alcançar os objetivos, manter os colaboradores motivados e criar uma equipe de alta performance.

Agora que você já sabe como melhorar os resultados do seu empreendimento, assine nossa newsletter e receba conteúdos inéditos e exclusivos da área logística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *