Você sabe como empreender sem experiência? Provavelmente, não. Afinal de contas, ninguém nasce sabendo!
Por isso, é importante ter em mente que iniciar um projeto próprio sem um conhecimento sólido a respeito exigirá muito esforço e trabalho.
Além de fazer o negócio decolar, o empreendedor precisará aprender a lidar com a nova realidade e seus percalços em meio a caminhada.
Entretanto, muitos empreendimentos de sucesso nasceram a partir de uma ideia, sem que os seus fundadores conhecessem a respeito do mercado e hoje são negócios milionários.
Neste post apresentamos dicas de como empreender sem experiência. Continue lendo e saiba mais a respeito!
Como nasce uma ideia?
Durante a caminhada profissional ou acadêmica, muitas pessoas são inspiradas através de ideias a montar um projeto de vida que envolva a abertura do seu negócio próprio.
As ideias surgem a partir das preferências pessoais, quando se percebe uma aptidão para determinada área, na descoberta de um nicho ou oportunidade ainda pouco explorada pelo mercado.
No entanto, muitos abandonam a inspiração, pois não se acham preparados para empreender, buscando então um bom emprego para suas atividades profissionais.
Os tempos são outros e os antigos conceitos de sucesso profissional já não são mais verdadeiros, uma vez que a dinâmica mercadológica faz com que mudanças ocorram diariamente e nada mais é estável no mundo empresarial.
O que fazer para empreender sem experiência?
Diante da nova realidade, uma forma de conquistar o tão almejado espaço profissional pode estar relacionado a um empreendimento próprio. No entanto, novamente surge a falta de experiência para se impor ao forte desejo de ser um empresário.
No entanto, é possível construir e empreender sem experiência, tomando os devidos cuidados e se estruturando em paralelo a sua atual atividade profissional. Para isso, você deve:
Aprofundar os conhecimentos sobre a área na qual deseja empreender
O primeiro passo é estudar e conhecer a respeito da área que lhe chama a atenção e na qual você visualiza uma oportunidade.
Conheça mais a respeito e faça uma pesquisa de mercado, para conhecer:
- empresas que atuam na área,
- como elas funcionam,
- quais os resultados obtidos,
- qual o tamanho do mercado,
- onde estão os possíveis clientes para o seu empreendimento.
Desenvolva um projeto para a montagem do seu negócio
Sem sair do seu emprego, faça um estudo e desenvolva um projeto para a abertura de uma empresa na área desejada, considerando:
- objetivos da empresa,
- produtos e serviços a serem comercializados,
- possibilidades de vendas e faturamento,
- forma de atuação e como alcançar o seu público,
- investimentos essenciais,
- capital de giro necessário para manutenção do empreendimento,
- cronograma para o atingimento do ponto de equilíbrio.
O início e as dificuldades encontradas
Todo início é complicado, exigindo muito trabalho, esforço, paciência, dedicação e acima de tudo, persistência.
Portanto, esteja preparado para conviver com longos períodos em que as despesas ultrapassarão as receitas, o que significa “apertar os cintos”.
Por melhor que o seu planejamento tenha sido desenvolvido, algumas situações só serão conhecidas quando o empreendimento estiver aberto e funcionando, portanto, esteja preparado para surpresas e ajustes nos planos.
Inicie devagar e conte com o apoio dos envolvidos
Inicie o processo com cuidado e conte com as pessoas que farão parte do empreendimento.
Os primeiros meses exigirão esforço e aprendizado, uma vez que as dificuldades farão parte do seu cotidiano, mas esse processo é comum a todo empreendimento.
Se você tiver verba para isso, contrate alguém que já atue na área e que poderá lhe ajudar através do conhecimento e experiência de mercado.
No demais, é trabalhar muito, usar da criatividade e buscar as oportunidades de forma contínua.
Montar um negócio próprio e empreender sem experiência é possível, e vem sendo a realidade de milhares de pessoas em todo o país.
Se você estiver disposto a conquistar novos espaços e gosta de desafios, comece a se organizar e a desenhar o seu projeto como empresário.
Agora que você já sabe como empreender sem experiência, continue conosco e leia nosso post que apresenta as mais frequentes dúvidas sobre MEI.