Skip to main content
Como empreender sem experiência?

Como empreender sem experiência?

Você sabe como empreender sem experiência? Provavelmente, não. Afinal de contas, ninguém nasce sabendo! 

Por isso, é importante ter em mente que iniciar um projeto próprio sem um conhecimento sólido a respeito exigirá muito esforço e trabalho.

Além de fazer o negócio decolar, o empreendedor precisará aprender a lidar com a nova realidade e seus percalços em meio a caminhada.

Entretanto, muitos empreendimentos de sucesso nasceram a partir de uma ideia, sem que os seus fundadores conhecessem a respeito do mercado e hoje são negócios milionários.

Neste post apresentamos dicas de como empreender sem experiência. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Como nasce uma ideia?

Durante a caminhada profissional ou acadêmica, muitas pessoas são inspiradas através de ideias a montar um projeto de vida que envolva a abertura do seu negócio próprio.

As ideias surgem a partir das preferências pessoais, quando se percebe uma aptidão para determinada área, na descoberta de um nicho ou oportunidade ainda pouco explorada pelo mercado.

No entanto, muitos abandonam a inspiração, pois não se acham preparados para empreender, buscando então um bom emprego para suas atividades profissionais.

Os tempos são outros e os antigos conceitos de sucesso profissional já não são mais verdadeiros, uma vez que a dinâmica mercadológica faz com que mudanças ocorram diariamente e nada mais é estável no mundo empresarial.

O que fazer para empreender sem experiência?

Diante da nova realidade, uma forma de conquistar o tão almejado espaço profissional pode estar relacionado a um empreendimento próprio. No entanto, novamente surge a falta de experiência para se impor ao forte desejo de ser um empresário.

No entanto, é possível construir e empreender sem experiência, tomando os devidos cuidados e se estruturando em paralelo a sua atual atividade profissional. Para isso, você deve:

Aprofundar os conhecimentos sobre a área na qual deseja empreender

O primeiro passo é estudar e conhecer a respeito da área que lhe chama a atenção e na qual você visualiza uma oportunidade.

Conheça mais a respeito e faça uma pesquisa de mercado, para conhecer:

  • empresas que atuam na área,
  • como elas funcionam,
  • quais os resultados obtidos,
  • qual o tamanho do mercado,
  • onde estão os possíveis clientes para o seu empreendimento.

Desenvolva um projeto para a montagem do seu negócio

Sem sair do seu emprego, faça um estudo e desenvolva um projeto para a abertura de uma empresa na área desejada, considerando:

  • objetivos da empresa,
  • produtos e serviços a serem comercializados,
  • possibilidades de vendas e faturamento,
  • forma de atuação e como alcançar o seu público,
  • investimentos essenciais,
  • capital de giro necessário para manutenção do empreendimento,
  • cronograma para o atingimento do ponto de equilíbrio.

O início e as dificuldades encontradas

Todo início é complicado, exigindo muito trabalho, esforço, paciência, dedicação e acima de tudo, persistência.

Portanto, esteja preparado para conviver com longos períodos em que as despesas ultrapassarão as receitas, o que significa “apertar os cintos”.

Por melhor que o seu planejamento tenha sido desenvolvido, algumas situações só serão conhecidas quando o empreendimento estiver aberto e funcionando, portanto, esteja preparado para surpresas e ajustes nos planos.

Inicie devagar e conte com o apoio dos envolvidos

Inicie o processo com cuidado e conte com as pessoas que farão parte do empreendimento.

Os primeiros meses exigirão esforço e aprendizado, uma vez que as dificuldades farão parte do seu cotidiano, mas esse processo é comum a todo empreendimento.

Se você tiver verba para isso, contrate alguém que já atue na área e que poderá lhe ajudar através do conhecimento e experiência de mercado.

No demais, é trabalhar muito, usar da criatividade e buscar as oportunidades de forma contínua.

Montar um negócio próprio e empreender sem experiência é possível, e vem sendo a realidade de milhares de pessoas em todo o país.

Se você estiver disposto a conquistar novos espaços e gosta de desafios, comece a se organizar e a desenhar o seu projeto como empresário.

Agora que você já sabe como empreender sem experiência, continue conosco e leia nosso post que apresenta as mais frequentes dúvidas sobre MEI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *