* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como empreender sem experiência?

Como empreender sem experiência?

Você sabe como empreender sem experiência? Provavelmente, não. Afinal de contas, ninguém nasce sabendo! 

Por isso, é importante ter em mente que iniciar um projeto próprio sem um conhecimento sólido a respeito exigirá muito esforço e trabalho.

Além de fazer o negócio decolar, o empreendedor precisará aprender a lidar com a nova realidade e seus percalços em meio a caminhada.

Entretanto, muitos empreendimentos de sucesso nasceram a partir de uma ideia, sem que os seus fundadores conhecessem a respeito do mercado e hoje são negócios milionários.

Neste post apresentamos dicas de como empreender sem experiência. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Como nasce uma ideia?

Durante a caminhada profissional ou acadêmica, muitas pessoas são inspiradas através de ideias a montar um projeto de vida que envolva a abertura do seu negócio próprio.

As ideias surgem a partir das preferências pessoais, quando se percebe uma aptidão para determinada área, na descoberta de um nicho ou oportunidade ainda pouco explorada pelo mercado.

No entanto, muitos abandonam a inspiração, pois não se acham preparados para empreender, buscando então um bom emprego para suas atividades profissionais.

Os tempos são outros e os antigos conceitos de sucesso profissional já não são mais verdadeiros, uma vez que a dinâmica mercadológica faz com que mudanças ocorram diariamente e nada mais é estável no mundo empresarial.

O que fazer para empreender sem experiência?

Diante da nova realidade, uma forma de conquistar o tão almejado espaço profissional pode estar relacionado a um empreendimento próprio. No entanto, novamente surge a falta de experiência para se impor ao forte desejo de ser um empresário.

No entanto, é possível construir e empreender sem experiência, tomando os devidos cuidados e se estruturando em paralelo a sua atual atividade profissional. Para isso, você deve:

Aprofundar os conhecimentos sobre a área na qual deseja empreender

O primeiro passo é estudar e conhecer a respeito da área que lhe chama a atenção e na qual você visualiza uma oportunidade.

Conheça mais a respeito e faça uma pesquisa de mercado, para conhecer:

  • empresas que atuam na área,
  • como elas funcionam,
  • quais os resultados obtidos,
  • qual o tamanho do mercado,
  • onde estão os possíveis clientes para o seu empreendimento.

Desenvolva um projeto para a montagem do seu negócio

Sem sair do seu emprego, faça um estudo e desenvolva um projeto para a abertura de uma empresa na área desejada, considerando:

  • objetivos da empresa,
  • produtos e serviços a serem comercializados,
  • possibilidades de vendas e faturamento,
  • forma de atuação e como alcançar o seu público,
  • investimentos essenciais,
  • capital de giro necessário para manutenção do empreendimento,
  • cronograma para o atingimento do ponto de equilíbrio.

O início e as dificuldades encontradas

Todo início é complicado, exigindo muito trabalho, esforço, paciência, dedicação e acima de tudo, persistência.

Portanto, esteja preparado para conviver com longos períodos em que as despesas ultrapassarão as receitas, o que significa “apertar os cintos”.

Por melhor que o seu planejamento tenha sido desenvolvido, algumas situações só serão conhecidas quando o empreendimento estiver aberto e funcionando, portanto, esteja preparado para surpresas e ajustes nos planos.

Inicie devagar e conte com o apoio dos envolvidos

Inicie o processo com cuidado e conte com as pessoas que farão parte do empreendimento.

Os primeiros meses exigirão esforço e aprendizado, uma vez que as dificuldades farão parte do seu cotidiano, mas esse processo é comum a todo empreendimento.

Se você tiver verba para isso, contrate alguém que já atue na área e que poderá lhe ajudar através do conhecimento e experiência de mercado.

No demais, é trabalhar muito, usar da criatividade e buscar as oportunidades de forma contínua.

Montar um negócio próprio e empreender sem experiência é possível, e vem sendo a realidade de milhares de pessoas em todo o país.

Se você estiver disposto a conquistar novos espaços e gosta de desafios, comece a se organizar e a desenhar o seu projeto como empresário.

Agora que você já sabe como empreender sem experiência, continue conosco e leia nosso post que apresenta as mais frequentes dúvidas sobre MEI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *