* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Empreendedorismo: como afeta a carreira profissional?

Empreendedorismo: como afeta a carreira profissional?

Muita gente pensa que o termo empreendedorismo é empregado apenas em situações onde as pessoas desejam a abertura de sua própria empresa.

No entanto, isso não confere! É perfeitamente aceitável e muito mais comum do que se pensa, funcionários com carteira assinada sejam reconhecidos como excelentes empreendedores nas empresas onde trabalham.

Isso ocorre em função da forma de pensar, se relacionar e se apaixonar por aquilo que fazem.

A maioria dos executivos, diretores e CEOs das empresas, são grandes empreendedores, que se dedicam aos negócios como se fossem os próprios donos da corporação.

Nesse post vamos apresentar o que é empreendedorismo e como ele pode fazer parte da sua carreira profissional, trazendo excelentes resultados para todos, inclusive para você mesmo. Continue lendo nosso e confira!

O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo é a capacidade que as pessoas têm em idealizar, coordenar e realizar projetos e negócios.

Portanto, encontram-se empreendedores em clubes, igrejas, associações e até mesmo no condomínio onde moramos ou trabalhamos.

O empreendedor é aquele que observa e identifica oportunidades, transformando-a em lucro ou benefícios para a comunidade na qual ele está envolvido.

As habilidades do empreendedorismo são valorizadas nas empresas

Profissionais empreendedores são disputados no mercado, pois são aqueles que efetivamente fazem a diferença.

Possuem habilidades e diferenciais e não conseguem conviver com processos falhos, buscando alternativas até que os mesmos estejam corrigidos.

Dentre as habilidades do empreendedor profissional, destacam-se:

Independência de ações e foco nos resultados

Todo o empreendedor trabalha com independência, sem a necessidade de uma supervisão para a avaliação das suas tarefas, uma vez que possui foco nos resultados e não aceita compromissos deixados pela metade ou que não possuam qualidade em sua execução.

Estrategista 

O empreendedor avalia o problema, estuda os detalhes, para aí estabelecer estratégias que venham a resolvê-lo.

Durante a resolução da situação, acompanha o processo e verifica se a decisão foi a correta, não tendo problemas em mudar os planos quando for necessário.

Criatividade e inovações

Outra característica que se identifica no empreendedor é a sua capacidade de inovação.

O profissional que empreende está sempre atento aos acontecimentos e usa de criatividade para resolver os problemas e situações aparentemente complicadas.

Além disso, é um grande inovador, buscando soluções e oportunidades que eram consideradas perdidas.

Outras habilidades do profissional com foco no empreendedorismo

O profissional com foco no empreendedorismo trabalha, conforme já mencionado, com a visão de dono do negócio e isso lhe possibilita cargos e oportunidades que muitos outros não alcançam.

Isso ocorre em função da percepção que os sócios têm a respeito do seu desempenho e consequente resultado.

Além das habilidades já citadas, existem outras, que fazem parte do cotidiano do empreendedor, como, por exemplo:

  • pensamento crítico,
  • autogerenciamento,
  • resolução de problemas,
  • autonomia,
  • alinhamento com os objetivos,
  • comunicação,
  • interesse em aprender,
  • confiança,
  • disposição,
  • criatividade,
  • automotivação,
  • entusiasmo.

Muitas pessoas julgam que o empreendedorismo é algo que nasce com a pessoa, o que não é verdade, pois, assim como ninguém nasce sabendo, essa qualidade também é construída ao longo da caminhada profissional.

Ela se inicia a partir de uma mudança de mentalidade do profissional, onde a dedicação e a vontade em vencer passam a fazer parte do cotidiano da pessoa.

A capacidade de empreender é perfeitamente possível de ser incorporado às suas atividades e sua carreira profissional, bastando para isso que exista motivação e interesse.

Agora que você já sabe da importância de incorporar o empreendedorismo em sua carreira, não deixe de conferir como expandir seu negócio e conquistar clientes em outros locais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *