* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
4 dicas para ser empreendedor de sucesso

4 dicas para ser empreendedor de sucesso

Para ser considerado um empreendedor de sucesso, não basta apenas montar uma empresa e trabalhar por conta própria.

Inclusive, no Brasil, segundo a pesquisa “Sobrevivência de Empresas”, divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), um alto percentual de negócios acaba fechando as portas antes de completar 5 anos de existência.

A taxa de mortalidade empresarial está assim constituída:

  • MEI – 29%,
  • microempresas – 21,6%,
  • pequeno porte – 17%.

Segundo a entidade, os principais motivos alegados pelos empresários para o fechamento dos seus negócios estão divididos da seguinte maneira:

  • 41% fecharam por problemas gerados pela pandemia do Coronavírus,
  • 22% em função da falta de capital de giro.

Neste post, apresentamos 4 dicas fundamentais para que você possa se transformar em um empreendedor de sucesso e não faça parte dessas estatísticas. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que preciso ter para ser um empreendedor de sucesso?

Antes de apresentarmos as dicas essenciais para se tornar um empreendedor de sucesso, é importante avaliar o estudo apresentado pelo Sebrae.

Segundo o seu presidente, Carlos Melles, a pesquisa mostra que quanto maior a empresa, menor as possibilidades de falência.

Ainda segundo Melles, isso se deve a melhor preparação dos empresários para lidar com o dia a dia dos negócios, quando a opção por empreender está ligada à oportunidade e não à necessidade de buscar por alguma atividade.

Independentemente do motivo e da situação, o fato é que para se transformar em um empreendedor de sucesso são necessárias as seguintes ações:

1. Organização financeira

Não importa o segmento, todo início de um empreendimento envolve investimentos e precisa de um tempo de maturação para alcançar o ponto de equilíbrio. Isso significa que você precisará estar organizado financeiramente.

Sem um bom planejamento e recursos disponíveis para enfrentar o início da operação, dificilmente sua empresa alcançará sucesso, pois, a falta de capital de giro obrigará você a buscar dinheiro para a manutenção do negócio, além de gerar a subsistência do seu dia a dia.

Portanto, faça um estudo aprimorado das condições financeiras e um planejamento a esse respeito, avaliando as receitas necessárias e despesas existentes para a manutenção do empreendimento pelo prazo de, pelo menos, um ano.

2. Objetivos claros

Os objetivos a serem atingidos movimentam as ações, ou seja, quem não sabe o seu destino, terá grandes dificuldades no caminho a ser percorrido.

Esses objetivos precisam ser exequíveis e devem ser modificados na medida em que o empreendimento se desenvolve ou que novas oportunidades surjam.

Mais uma vez, o planejamento é essencial para atingir as metas, onde são necessários:

3. Senso de liderança

O empreendedor precisa ter um bom senso de liderança, ou seja, deve:

  • capacitar a sua equipe de trabalho
  • determinar metas a serem alcançadas, 
  • monitorar os resultados,
  • avaliar e corrigir processos.

Concentrar os esforços nas atividades fins é essencial, terceirizando aquelas que podem ser desenvolvidas por empresas especializadas.

Dialogar e descentralizar as tarefas com os envolvidos facilita as operações, permitindo que suas energias sejam concentradas na busca pelos resultados.

4. Constante aprimoramento

Um empreendedor de sucesso está em constante aprimoramento, ou seja, nunca se considera “pronto”.

As tecnologias e possibilidades existentes no mercado facilitam os processos e diminuem custos operacionais, mas, para isso, precisam ser reconhecidas e avaliadas.

Acompanhar tendências e buscar pelo aprimoramento das diversas áreas que envolvem o negócio é uma atitude inteligente e que traz excelentes resultados.

Portanto, esteja sempre atento ao que o mercado oferece e aquilo que o consumidor está buscando, conduzindo os negócios com integridade e cercado de parceiros que possam ajudar no sucesso do seu empreendimento.

Seu negócio não precisa fazer parte das estatísticas da mortalidade empresarial, mas, para isso, você precisa compreender que para se tornar um empreendedor de sucesso será necessário planejamento, dedicação, persistência e determinação.

Agora que você conhece mais sobre esse importante assunto, assine nossa newsletter e receba outros posts envolvendo a gestão de negócios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *