* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Embalagens e armazenamento de produtos frágeis

Mesmo quando você não possui um fluxo de mercadorias constante e não possui armazéns ou centros logísticos, é preciso muitas vezes armazenar e estocar produtos até que o transporte dos mesmos seja viabilizado. Com um agravante: às vezes esses produtos são frágeis. O armazenamento desses itens exige cuidados muito maiores e, embora às vezes a transportadora leve a culpa, o fato é que tais produtos acabam saindo do remetente – ou seja, você – com danos e problemas.

Mas como garantir o armazenamento e integridade desses produtos?

Armazenamento próprio

Mesmo que você disponha de pouco espaço e não possua grandes áreas de estocagem em sua empresa, produtos frágeis precisam ser separados dos demais. Sem uma distinção, esses produtos podem ser movidos, empilhados ou posicionados de forma que o conteúdo das embalagens sofra danos antes mesmo de deixar o local. O ideal é que tais itens estejam sempre distantes de outros produtos que não sejam tão suscetíveis a danos e fora do caminho ou passagem de funcionários.

Embalagens corretas

Produtos frágeis precisam estar embalados de forma correta. Sempre com forros e proteções internas que evitem choques e previnam danos decorrentes de quedas e movimentações, e também do tamanho correto para acomodar seu conteúdo.

Avisos e sinalização

Há convenções para alertar quem faz o manuseio e até mesmo pessoas que trabalhem perto desses produtos a respeito da fragilidade desses produtos. O armazenamento é muito mais eficaz quando é possível identificar a fragilidade e natureza do conteúdo de cada embalagem, por isso use a simbologia e identificações corretas, conforme o nível de fragilidade do produto, colocando setas nas embalagens para orientar o correto posicionamento, avisos para não molhar ou empilhar outras embalagens, etc.

Transportadora ou correio

Os Correios possuem uma enorme gama de serviços e têm, sem dúvida, cuidados com o armazenamento e manuseio de produtos que transportam. Contudo, no caso de produtos frágeis, as condições de transporte nem sempre são as ideais. Prefira utilizar transportadoras especializadas, conforme a natureza e nível de fragilidade do produto. A CARGOBR possui, em seu banco de dados, transportadoras e fornecedores que atendem a quase todas as necessidades de transporte, com tradição e expertise em diversos mercados.

Soluções de armazenamento

Caso o volume e frequência de remessas frágeis se tornem maiores, é sempre indicado o uso de empresas de logística que ofereçam condições de armazenamento adequadas para os produtos com os quais você esteja lidando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *