* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Qual a importância da embalagem na logística?

Qual a importância da embalagem na logística?

Se você acha que a embalagem na logística não importa, é preciso rever esse conceito, já que ela está diretamente ligada a fatores como segurança, credibilidade e encantamento.

Quando falamos em logística, a primeira impressão é a que fica, principalmente se o cliente for crítico ou o produto que ele está esperando seja extremamente frágil ou de valor.

Sendo assim, principalmente quando o cliente é novo e ainda não conhece a sua organização, é necessário se atentar a todos os detalhes, que mesmo que pareçam pouco importantes, fazem toda a diferença para a experiência do consumidor.

Muito mais que ilustrações bonitas e cores chamativas, a embalagem na logística precisa ser resistente, leve, de fácil manipulação e não ter qualquer dificuldade de ser armazenada ou transportada.

A equipe de logística pode ser a mais responsável, mas nada impede que ocorra uma freada brusca com o caminhão, apareça algum buraco na estrada ou até mesmo uma curva acentuada.

Esses e outros fatores podem fazer com que no caminhão os itens caiam ou troquem de lugar e se a embalagem não for de qualidade, a entrega provavelmente chegará com avarias ou de uma forma diferente da esperada.

Sendo assim, não tem outro jeito: quando falamos em logística, é preciso se atentar às embalagens e todos os outros fatores, garantindo serviços de qualidade e o uso adequado de materiais para atender as necessidades dos clientes.

Veja neste post os tipos de embalagens existentes e qual o impacto de uma boa embalagem para a logística. Continue a leitura.

Tipos de embalagens existentes

Desde as simples até as mais sofisticadas, existe uma grande variedade de tipos de embalagens na logística. Conheça-as e veja qual delas faz mais sentido para o seu negócio.

Primárias: as primárias são aquelas onde o produto está em contato direto com o envoltório, como no caso de um desodorante no frasco, presente em pontos de vendas, por exemplo.

Secundárias: são aquelas que dependendo do tipo de transporte podem ser usadas, como no caso de uma caixa com cartelas de remédios dentro.

Terciárias: estas possuem maior capacidade de armazenamento e geralmente comportam vários desodorantes ou caixas de medicamentos, geralmente usadas para abastecimento de locais ou entregas para o cliente.

Quaternárias: ainda maiores que as terciárias, são aquelas usadas para fazer abastecimentos ainda maiores, geralmente em locais mais distantes também.

Quinto nível: são as maiores possíveis, como no caso de contêineres que atravessam o mundo com mercadorias.

Importância da embalagem na logística

Agora que você conhece um pouco mais sobre as embalagens na logística, veja porque são tão importantes.

Impacta a produtividade da empresa

Embalagens frágeis, difíceis de montar ou até mesmo robustas demais para itens que não precisam de tanta proteção podem tornar a produtividade do setor de logística mais demorado, de forma a atrasar os demais processos.

Além disso, a produtividade está diretamente ligada a atrasos nas entregas, necessidade de fazer mais viagens e a diminuição da eficiência desse setor.

Afeta o trabalho de distribuição

Desde a hora de carregar os caminhões até a chegada ao destino final, o papel das embalagens é fundamental para manter a integridade dos itens e a facilidade no armazenamento e transporte.

Outro detalhe importante é o tamanho da embalagem, que se for exagerado pode tornar os espaços do armazém com menor capacidade de estocagem, o mesmo se aplica aos caminhões.

Impacta o custo da logística

Desde retrabalho para embalar novamente os itens até a devolução de produtos com avaria, e muitos outros imprevistos, são responsáveis por deixar os processos logísticos menos eficientes e mais custosos.

Inclusive, embalagens baratas demais geralmente saem caro, ao passo que aquelas trabalhadas de forma exagerada também podem exceder os valores, pela falta de necessidade.

De fato, é preciso se atentar ao uso das embalagens certas na logística. Por falar nisso, aproveite e leia também sobre como diminuir custos empresariais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *