Você sabe como economizar combustível na transportadora? Esse assunto volta e meia entra para a pauta de reuniões das empresas que atuam nesse segmento.
Buscar soluções que possam diminuir os custos com combustíveis é o sonho de todo empreendedor.
Como é praticamente impossível contar com a baixa dos preços, alternativas precisam ser adotadas para que a economia se torne uma realidade e os custos sejam diminuídos.
Detalhes operacionais e técnicas de direção podem colaborar efetivamente na diminuição do consumo.
Nesse post apresentamos algumas dicas para atingir esse objetivo: economizar combustível na transportadora. Continue lendo e saiba mais sobre esse assunto!
O que fazer para economizar combustível na transportadora?
Diferente do que muitas pessoas imaginam, é possível economizar combustível na transportadora.
Mais do que isso, essa atitude traz consigo outros benefícios para o negócio e colabora também com a sustentabilidade do planeta.
Vamos conhecer dicas interessantes que auxiliarão na economia de combustível:
Manutenção da frota
A manutenção da frota possibilita a regulagem dos motores que, sem dúvida, é um dos grandes motivos para que o consumo esteja de acordo com a média e projeto original do fabricante.
A falta de manutenção faz com que o motor possa estar desregulado, causando, além de outros problemas, o acréscimo no consumo de combustível.
Calibragem dos pneus
Pneus vazios ou murchos forçam o motor a trabalhar além do necessário, o que eleva o consumo, portanto, a cada parada verifique a situação dos pneus e mantenha-os sempre calibrados.
Planejamento de rotas
O planejamento das rotas, evita que o caminhão circule desnecessariamente pelas rodovias e cidades.
A partir de roteiros bem definidos, a otimização desse processo também colabora na baixa dos custos.
Treinamento e qualificação dos motoristas
Um programa de conscientização e a qualificação dos motoristas é outro aspecto que trará excelentes resultados não só para economizar combustível na transportadora, como também na conservação dos veículos.
Além disso, profissionais capacitados sabem o que fazer em cada situação, diminuindo os acidentes, ocorrências e possíveis prejuízos.
Avaliação do melhor veículo para o transporte
A partir da carga a ser transportada, uma avaliação do melhor veículo a ser utilizado também pode colaborar com a diminuição dos custos, portanto, avalie a possibilidade no uso de veículos mais leves e, quem sabe, até carros e motos em alguns casos.
Atendimento aos limites de cargas
Não atender às recomendações dos fabricantes dos veículos e a legislação com relação aos limites de cargas pode gerar sérios problemas, como:
- multas,
- desgaste do motor,
- problemas na suspensão e pneus,
- aumento do consumo de combustível.
Portanto, cumpra a lei e siga as instruções dos fabricantes.
Acompanhamento e monitoramento do consumo
Por fim, uma etapa fundamental para que se possa medir o consumo de combustível é desenvolver um controle para acompanhamento e monitoramento de cada veículo da frota.
Essa ação possibilita que sejam reconhecidos aqueles que precisam ser renovados, pois, estão em desacordo com os objetivos a serem alcançados, bem como permite avaliar os motoristas que possam estar gastando acima do previsto.
A segunda situação ocorre em função de problemas na condução do veículo, onde algumas técnicas podem colaborar com a conservação e a redução de custos, tais como:
- atenção na troca de marchas,
- direção em ponto morto,
- aplicação da direção defensiva.
Como se observa, o desenvolvimento de políticas adequadas com relação aos assuntos abordados pode colaborar efetivamente para a diminuição dos custos da operação.
Para isso, se fazem necessárias mudanças que exigem algum investimento, trabalhos com a implantação de metodologias, mas que ao final de um curto tempo refletem diretamente no resultado financeiro do negócio.
Agora que você já sabe como economizar combustível na transportadora, continue conosco e leia nosso post que apresenta a importância da gestão eficiente para o seu negócio!