* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como economizar combustível na transportadora?

Como economizar combustível na transportadora?

Você sabe como economizar combustível na transportadora? Esse assunto volta e meia entra para a pauta de reuniões das empresas que atuam nesse segmento.

Buscar soluções que possam diminuir os custos com combustíveis é o sonho de todo empreendedor.

Como é praticamente impossível contar com a baixa dos preços, alternativas precisam ser adotadas para que a economia se torne uma realidade e os custos sejam diminuídos.

Detalhes operacionais e técnicas de direção podem colaborar efetivamente na diminuição do consumo.

Nesse post apresentamos algumas dicas para atingir esse objetivo: economizar combustível na transportadora. Continue lendo e saiba mais sobre esse assunto!

O que fazer para economizar combustível na transportadora?

Diferente do que muitas pessoas imaginam, é possível economizar combustível na transportadora.

Mais do que isso, essa atitude traz consigo outros benefícios para o negócio e colabora também com a sustentabilidade do planeta.

Vamos conhecer dicas interessantes que auxiliarão na economia de combustível:

Manutenção da frota

A manutenção da frota possibilita a regulagem dos motores que, sem dúvida, é um dos grandes motivos para que o consumo esteja de acordo com a média e projeto original do fabricante.

A falta de manutenção faz com que o motor possa estar desregulado, causando, além de outros problemas, o acréscimo no consumo de combustível.

Calibragem dos pneus

Pneus vazios ou murchos forçam o motor a trabalhar além do necessário, o que eleva o consumo, portanto, a cada parada verifique a situação dos pneus e mantenha-os sempre calibrados.

Planejamento de rotas

O planejamento das rotas, evita que o caminhão circule desnecessariamente pelas rodovias e cidades. 

A partir de roteiros bem definidos, a otimização desse processo também colabora na baixa dos custos.

Treinamento e qualificação dos motoristas

Um programa de conscientização e a qualificação dos motoristas é outro aspecto que trará excelentes resultados não só para economizar combustível na transportadora, como também na conservação dos veículos.

Além disso, profissionais capacitados sabem o que fazer em cada situação, diminuindo os acidentes, ocorrências e possíveis prejuízos.

Avaliação do melhor veículo para o transporte

A partir da carga a ser transportada, uma avaliação do melhor veículo a ser utilizado também pode colaborar com a diminuição dos custos, portanto, avalie a possibilidade no uso de veículos mais leves e, quem sabe, até carros e motos em alguns casos.

Atendimento aos limites de cargas

Não atender às recomendações dos fabricantes dos veículos e a legislação com relação aos limites de cargas pode gerar sérios problemas, como:

  • multas,
  • desgaste do motor,
  • problemas na suspensão e pneus,
  • aumento do consumo de combustível.

Portanto, cumpra a lei e siga as instruções dos fabricantes.

Acompanhamento e monitoramento do consumo

Por fim, uma etapa fundamental para que se possa medir o consumo de combustível é desenvolver um controle para acompanhamento e monitoramento de cada veículo da frota.

Essa ação possibilita que sejam reconhecidos aqueles que precisam ser renovados, pois, estão em desacordo com os objetivos a serem alcançados, bem como permite avaliar os motoristas que possam estar gastando acima do previsto.

A segunda situação ocorre em função de problemas na condução do veículo, onde algumas técnicas podem colaborar com a conservação e a redução de custos, tais como:

  • atenção na troca de marchas,
  • direção em ponto morto,
  • aplicação da direção defensiva.

Como se observa, o desenvolvimento de políticas adequadas com relação aos assuntos abordados pode colaborar efetivamente para a diminuição dos custos da operação.

Para isso, se fazem necessárias mudanças que exigem algum investimento, trabalhos com a implantação de metodologias, mas que ao final de um curto tempo refletem diretamente no resultado financeiro do negócio.

Agora que você já sabe como economizar combustível na transportadora, continue conosco e leia nosso post que apresenta a importância da gestão eficiente para o seu negócio!

One thought to “Como economizar combustível na transportadora?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *