* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
A importância do motorista para a economia brasileira

A importância do motorista para a economia brasileira

Quando o assunto é a economia brasileira, muitas pessoas logo pensam na bolsa de valores e na inflação. Mas você sabia que a logística também está altamente envolvida?

Todos os dias, milhares de toneladas de alimentos, remédios, produtos de uso geral e insumos para as mais variadas indústrias, bem como compras feitas em e-commerces e demais tipos de delivery são realizadas por motoristas e caminhoneiros.

Provavelmente você deve ter ouvido falar sobre os impactos gigantescos que a greve dos caminhoneiros de 2018 gerou, deixando estoques de mercados, indústrias, restaurantes e demais comércios baixos ou até mesmo vazio.

Muito mais que prejuízos para os comércios, a greve impactou diretamente no poder de compra das pessoas e no seu deslocamento, já que diversos postos de combustíveis ficaram sem insumos e tudo subiu rapidamente de preço devido à escassez.

Como você pode notar, a ausência do trabalho dos motoristas por poucos dias foi suficiente para parar empresas e dar prejuízos de milhões de reais para o país inteiro, que sofreu com as consequências por alguns meses até tudo se estabilizar.

A verdade é que os motoristas estão diretamente ligados com o bom funcionamento das mais variadas operações logísticas, que por sua vez são responsáveis pelo abastecimento do país todo e, consequentemente, da movimentação da economia.

Aproveite para continuar a leitura e entender um pouco mais sobre a importância dos caminhoneiros e de que forma o trabalho deles move a economia do Brasil.

Desafios que o motorista passa diariamente

Rodando em média oito mil quilômetros por mês e com jornadas que podem chegar a mais de onze horas por dia, os motoristas de caminhão passam por diversos desafios diariamente, o que torna o seu trabalho ainda mais desgastante.

Sejam as rodovias esburacadas, estradas com bastante trânsito, roubo de cargas, assaltos e até mesmo a remuneração que nem sempre é justa perante ao volume de trabalho, isso faz com que muitos deles sofram de estresse, problemas físicos e de saúde mental.

Infelizmente, essa é a realidade de muitos profissionais desse setor, que, apesar de serem fundamentais para a economia e abastecimento do país, nem sempre são vistos de tal forma.

No entanto, nem tudo está perdido. 

Existem empresas de logística que valorizam o trabalho dos motoristas e com o auxílio da tecnologia criam rotas inteligentes, com direito a rastreio da carga por GPS, dentre outros diferenciais que tornam o trabalho mais fácil.

Como o motorista impacta a economia brasileira?

O motorista impacta a economia brasileira de diversas formas. 

Por ele ser responsável pelo transporte de mercadorias, insumos, combustíveis e muitos outros itens, além de tornar possível o comércio, também está envolvido no transporte das pessoas e por aí vai.

Sem produtos nos mercados, por exemplo, as pessoas não poderão comprar o que precisam e sem combustível nos carros e até mesmo no transporte público, não podem se deslocar para comprá-los em outras localidades, por exemplo.

Sendo assim, quando um caminhoneiro para, ele não está apenas atrasando a entrega ao destino final daquela carga, mas também toda a cadeia que depende daquele insumo.

Por isso, os caminhoneiros são verdadeiros heróis da nossa sociedade e assim devem ser vistos e valorizados por todos nós.

Torne-se um parceiro da CARGOBR!

Nós acreditamos na valorização dos motoristas e sabemos da importância e impacto do trabalho deles tanto na economia brasileira, como para o sustento de suas famílias e a qualidade de vida.

Aqui na CARGOBR temos um método de trabalho que dá a visibilidade e a segurança que esses profissionais merecem, já que além de termos essa visão, contamos com a tecnologia e temos uma plataforma inteligente.

Por ela, você sabe exatamente o destino, a carga que será transportada, o valor pago e a rota que fará. Você que decide os fretes que irá pegar e as horas de trabalho por dia.

Tenha mais qualidade de vida e exerça a sua profissão em um local que realmente valorize você e o seu trabalho. Seja um parceiro da CARGOBR! Registre-se em nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *