* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

É possível trocar de transportadora após fechar o frete na plataforma CARGOBR?

Mesmo que a última coisa que a nossa equipe deseja seja a de ver a solicitação do cliente para trocar de transportadora, é uma questão que ocorre no dia a dia.

É comum, em diversos setores, incluindo o de transportadoras, que alguns clientes manifestem o desejo de trocar de empresa mesmo após fechar um negócio. 

Essa decisão pode ser influenciada por diversos fatores que impactam diretamente a experiência do cliente e entender quais são eles e o que fazer para evitá-los em um futuro próximo é fundamental para manter a credibilidade.

Mesmo que a gente trabalhe constantemente em melhorias e inovações, pode acontecer do cliente desistir de fazer o frete com algum de nossos transportadores por alguns motivos, como os preços, prazos, condições de pagamento e até mesmo a urgência do pedido.

Inclusive, essa questão não acontece só com a CARGOBR, mas em concorrentes também. 

Esse cenário, cada vez mais comum, levanta questões importantes sobre o atendimento ao cliente, a qualidade do serviço e os fatores que influenciam a decisão de mudar para uma nova transportadora.

E aí, pronto para descobrir mais sobre a solicitação para trocar de transportadora mesmo depois de fechar negócio? Continue a leitura.

Afinal, é possível trocar de transportadora após ter o frete fechado na CARGOBR?

É possível realizar a troca de transportadora após o fechamento do pedido, porém, é importante considerar que o contratante será responsabilizado pelos custos que envolvem esta troca. 

Além disso, o cliente deverá enviar os documentos necessários para a efetivação da mudança, garantindo que todas as questões legais e operacionais sejam atendidas durante o processo. 

É fundamental estar ciente dos possíveis impactos financeiros e logísticos antes de optar pela mudança, a fim de evitar surpresas e assegurar uma transição suave entre as transportadoras.

Passos para trocar de transportadora

Seja qual for o motivo da sua solicitação de troca de transportadora, é preciso seguir um passo a passo para conseguir finalizar essa ação:

Primeiro, contate o time de suporte informando a necessidade da troca, que por sua vez identificará quais transportadoras atendem a rota e o perfil de carga e informará quais os valores, prazos e se será necessário a emissão de novos documentos.

Após a escolha do novo transportador, o valor da fatura será atualizado. Caso o frete já esteja pago será gerado um novo boleto para realização do pagamento.

O time de suporte fará a troca do transportador internamente para seguir com o agendamento de coleta.

Quando não é possível solicitar a troca de transportadora?

Em grande parte dos casos, é possível fazer a troca de transportadora e você seguir com a sua entrega, sem desafios.

No entanto, não é possível trocar de transportadora após a realização da coleta ou com o objeto em trânsito, já que o processo de entrega foi iniciado.

Escolha a melhor transportadora para a sua entrega

Para evitar a troca de transportadora após fechar negócio, é necessário se atentar a alguns pontos para escolher a empresa que mais faz sentido para você:

Opinião do mercado sobre os serviços prestados: acompanhe reclamações e avalie a postura da empresa diante das situações apresentadas.

Avaliação dos veículos e idade da frota: é fundamental se atentar a qualidade e a idade dos veículos que a empresa trabalha.

Serviços de tecnologia oferecidos pela transportadora: rastreamento de carga, acompanhamento em tempo real e até mesmo a presença omnichannel fazem toda a diferença.

Legalidade fiscal e administrativa: verifique se a transportadora cumpre suas obrigações legais e administrativas para evitar penalidades para a empresa contratante.

Agilidade e segurança: atente-se a rapidez na entrega e a segurança proporcionada pela transportadora.

Abrangência de atendimento: considere a abrangência da transportadora para fazer a cotação, afinal, nem todas atendem o Brasil todo.

Valores dos fretes: escolha uma transportadora com valores competitivos que não comprometam a lucratividade da operação.

E aí, pronto para escolher a transportadora certa? Aproveite para tirar suas dúvidas com a nossa equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *