* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
LTDA

Documentação para empresa LTDA.

Se você pensa em abrir seu negócio no formato de Sociedade Limitada (LTDA), vamos ajudar mostrando quais documentos necessários para a abertura da sua empresa.

Para formalizar um negócio no formato jurídico LTDA, é necessário o acompanhamento de um serviço contábil, pois alguns passos só podem ser realizados por esse profissional. Você pode se adiantar e já levar a documentação necessária.

Vamos começar?

Antes de tudo, você deve ir à Junta Comercial do seu estado, para verificar se há alguma empresa com o nome igual ao que você idealizou, não é permitida a duplicidade de nomes nas empresas LTDA, portanto, se o nome já estiver em utilização, você precisará ter uma alternativa.

Mostramos pra você que nesse tipo de sociedade é preciso ter pelo menos um sócio e, por isso, é exigido na hora da formalização o contrato social que é um documento que estabelece as condições da empresa, as cotas de cada sócio e a responsabilidade de cada um.

Nos sites das Juntas Comerciais, de quase todos os estados, é possível acessar um modelo de contrato social. Se você for de São Paulo, pode verificar aqui. Alguns contadores prestam assessoria na hora de fazer o contrato social de empresas LTDA, não deixe de verificar com o seu em caso de dúvidas.

Separando os documentos

Agora que você já verificou a possibilidade de utilização do nome e fez seu contrato social, você deve procurar um contador de sua confiança, se você quiser agilizar o processo, pode separar a documentação de todos os sócios:

  • Carteira de Identidade,
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF),
  • Comprovante de residência,
  • Título de eleitor (é necessário estar em dia com as obrigações eleitorais),
  • Comprovante de endereço da empresa,
  • Declaração do Imposto de Renda do ano vigente,
  • Atividades que a empresa exercerá,
  • Nome fantasia da empresa LTDA.

O contador fará, pelo programa da Junta Comercial do Estado, o cadastro, preenchimento de requerimentos e checará todos os dados e códigos, se não houver impedimentos ou qualquer problema ou pendência na documentação, o contador imprimirá a documentação.

Em quase todos os estados o sistema da Junta Comercial e da Receita Federal é integrado, caso seja integrado no seu estado, o contador preparará o Documento Básico de Entrada (DBE). Caso não seja integrado, você deve procurar a Receita Federal para emissão desse documento.

Quando o DBE estiver pronto, é necessário reconhecer a assinatura de todos os sócios junto no cartório da sua cidade e levar os documentos na Junta Comercial e Receita Federal.

Pronto! Sua empresa LTDA já está apta para começar as atividades, boa sorte!

One thought to “Documentação para empresa LTDA.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *