* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
A diversidade nas empresas ganha espaço e conquista mercados

A diversidade nas empresas ganha espaço e conquista mercados

Promover a diversidade nas empresas é uma ação de muitos empreendedores que passaram a notar mudanças positivas no relacionamento dos colaboradores, bem como uma proatividade diferenciada.

A consequência dessa melhora organizacional traz resultados expressivos e o aumento da lucratividade da operação.

Segundo Thalita Gelenske Cunha, fundadora da Blen Edu, uma startup educacional voltada à diversidade e inclusão de seus membros no mercado de trabalho, 70% das empresas que fazem parte das 500 maiores do Brasil reconhecem as vantagens na diversificação dos colaboradores.

Esse comportamento deve ser seguido por empresas menores que começam a perceber que a pluralidade atrai clientes e possibilita uma melhora efetiva no relacionamento dos funcionários.

Nesse post apresentamos a diversidade nas organizações e como ela pode melhorar os resultados do seu negócio. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é diversidade?

Segundo o dicionário, é tudo aquilo que é diverso, múltiplo, diferente e variável.

No aspecto social, é comum que as pessoas tenham como verdade as normas e regras estabelecidas pela comunidade onde estão inseridas.

Diante dessa realidade, qualquer pessoa com comportamento, etnia, idioma, cultura, religião, orientação sexual, e condição social que não se encaixe nos padrões é considerada diferente, compondo uma minoria, nem sempre bem vista por alguns.

Trabalhar com a diversidade é muito interessante, pois, além de estabelecer uma atitude positiva, aberta ao mundo, faz com que consumidores e colaboradores sintam-se à vontade para expressar suas opiniões, o que é sempre benéfico para qualquer organização.

Inclusão da minoria

As minorias recebem esse nome pela falta de oportunidade de ingressarem em determinados grupos, e a sua inclusão possibilita uma nova visão sobre coletividade e aproxima pessoas que até então eram consideradas diferentes.

A diversidade nas empresas acontece a partir da integração de colaboradores que não fazem parte do grupo considerado “padrão”.

Com a pluralidade, surgem novas ideias e práticas que podem ser incorporadas ao negócio, além disso, muitas são criativas e surpreendentes, trazendo soluções e oportunidades que até então não faziam parte do escopo da empresa.

A diversidade nas empresas e as oportunidades

A população negra, convencionada a fazer parte da minoria, mesmo sendo a maioria da população brasileira, movimenta R$ 1,7 trilhão ao ano no país, segundo dados do Instituto Locomotiva, através de estudos realizados no ano de 2018.

Apesar desse número expressivo, infelizmente, no Brasil, o trabalhador afrodescendente muitas vezes não recebe o mesmo salário de uma pessoa branca, e a descriminação ainda é uma realidade que faz parte da rotina dessas pessoas.

Esse é apenas um dos exemplos que precisam ser reavaliados quando o assunto é diversidade nas empresas.

Além da população negra, outras “minorias” sentem-se oprimidas e, quando recebem a atenção devida, tornam-se:

Promovendo a inclusão e a diversidade nas empresas

Promover a inclusão e a pluralidade em seu negócio é possibilitar que indivíduos sintam-se aceitos e recebidos como cidadãos.

Todos precisam ser respeitados e o lamentável preconceito deverá fazer parte de um passado de erros, presente apenas nos livros de história da humanidade.

Para isso acontecer, no entanto, são necessárias ações e decisões que contribuam para diminuir as diferenças entre os “comuns” e as “minorias”.

Mas, o que é mais curioso é que promover a diversidade nas empresas traz resultados e lucratividade à operação, sobretudo quando as pessoas percebem o engajamento de uma empresa com uma causa tão importante como a inclusão social.

Agora que você conhece mais a respeito desse delicado assunto, que precisa de maior exposição, assine nossa newsletter e receba outros posts abordando o mundo dos negócios e a logística empresarial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *