* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Estratégias de distribuição de perecíveis para sua empresa que você deve ficar de olho

Estratégias de distribuição de perecíveis para sua empresa que você deve ficar de olho

Iogurtes, medicamentos, princípios ativos, laticínios no geral, carne de animais, vegetais e até mesmo as frutas são exemplos de itens que fazem parte da distribuição de perecíveis.

Quando falamos em perecíveis, queremos abordar todos os alimentos e materiais que possuem um tempo de vida mais curto, mesmo com o armazenamento ideal.

Um grande exemplo disso são os frutos-do-mar que, mesmo em um frigorífico adequado, depois de alguns dias podem apodrecer e então perder o seu valor de mercado.

Como você deve imaginar, quando falamos na distribuição de perecíveis diversos desafios e necessidades circundam esse setor do mercado, já que a logística precisa ser o mais perfeita possível para os itens chegarem na hora certa em seus destinos.

Levando em conta o tempo mais curto e muitas outras características desse tipo de carga, como a necessidade de baixa temperatura para carnes, muitas empresas de logística não aceitam esse tipo de frete, justamente pela falta de estrutura.

Não é novidade que a demanda para o transporte de perecíveis seja alta e muitas vezes deixe empresas e mercados a mercê de apenas um distribuidor, causando o que ninguém deseja: desperdício de toneladas de alimentos e insumos.

Para evitar esses e outros problemas, confira as nossas dicas de como não errar na hora da distribuição de perecíveis.

O que levar em conta na distribuição de perecíveis?

Veja a seguir alguns pontos fundamentais para que qualquer produto com tempo de validade menor chegue em ótimas condições ao seu destino, mantendo não só a integridade da entrega como a autoridade da empresa que fez o frete.

Acondicionamento

Fatores como umidade, temperatura, luz e espaço fazem toda a diferença quando falamos na distribuição de perecíveis.

O acondicionamento é importante antes da entrega, quando os produtos estão no armazém e durante o transporte, já que muitas vezes os itens ficarão horas no compartimento de cargas.

Restrições e condições de preservação

Nem todos os itens perecíveis possuem a mesma composição, bem como as necessidades de acondicionamento iguais. 

Por isso, é muito importante que os colaboradores envolvidos nesse tipo de transporte conheçam as regulamentações da Anvisa, as orientações de fabricantes e do cliente, bem como os documentos para o transporte de cargas.

Inclusive, você sabia que as características biológicas, físicas e químicas devem ser consideradas na hora de armazenar, transportar e entregar o produto? Uma simples falha em qualquer etapa da entrega pode deteriorar fretes inteiros.

Armazenamento

O armazenamento é fundamental na distribuição de perecíveis e deve fazer parte da gestão de entrega, ou seja, ao lidar com esse tipo de frete não se preocupe apenas no momento de carga e descarga.

Esses produtos precisam fazer parte de um projeto específico e rigoroso, para não haver atrasos, problemas durante a entrega e erros com o acondicionamento deles.

Transporte

Principalmente em casos de produtos resfriados, como carnes no geral e laticínios, a sua frota precisa estar preparada para realizar uma entrega segura, seja qual for o peso do frete e as necessidades de temperatura e espaço dos produtos.

Além disso, higiene deve ser o foco em todo o processo, já que é relativamente comum itens estarem na temperatura adequada, mas sofrerem por algum motivo a intoxicação externa, seja por sujeira ou focos de microrganismos no armazém.

De fato, quando o assunto é a distribuição de perecíveis, diversos fatores estão envolvidos e um mero detalhe pode colocar o trabalho em risco. 

Por isso que muitas empresas contam com os nossos serviços para ter a certeza de que os processos ocorrerão bem, principalmente na escolha da melhor frota e transportadores de confiança.

Nossa especialidade são cargas não perecíveis, mas que precisam de cuidado e toda a atenção que a sua empresa merece. Que tal conhecer os nossos serviços? Será um prazer atender você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *