* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
3 pontos para considerar ao diminuir os custos logísticos

3 pontos para considerar ao diminuir os custos logísticos

Quando o assunto é sobre diminuir os custos logísticos, grande maioria dos gestores desse segmento irão se interessar, mesmo sem estarem passando por uma crise na empresa.

Isso acontece pois o setor logístico é um dos que mais possuem despesas fixas, que são relativamente altas e que, por sua vez, podem pesar no final do mês, principalmente para empresas pequenas.

Combustível, frota, armazenamento, embalagens, insumos variados e até mesmo luz, água e demais despesas, como o aluguel e pequenas perdas por causa de desperdício e erros logísticos fazem parte das despesas.

Além disso, até o que é entendido como custo fixo pode sofrer aumentos, já que o combustível não tem um valor fixo, bem como as embalagens e alguns insumos, de forma que empresários que não se planejam financeiramente podem sair no prejuízo.

Como uma maneira de diminuir esses custos logísticos, algumas empresas optam por escolher fornecedores com preços mais baixos, fazer algumas atividades manualmente para não contratar softwares e até mesmo evitar enviar brindes e demais agrados.

No entanto, será que tantas reduções no que o cliente já está acostumado é uma boa pedida? Muitas empresas acabam por perder admiradores e deixar a desejar na experiência do usuário.

Pensando nisso, trouxemos este artigo que traz três pontos fundamentais que não podem deixar de ser prioridade da sua empresa, mesmo com a intenção de reduzir gastos. Descubra quais são continuando a leitura.

O que considerar ao fazer cortes para diminuir os custos logísticos?

A ideia dessas dicas não é desencorajar você de buscar formas de economizar dentro da logística da sua empresa, mas entender quais pontos são fundamentais e quais pilares não podem ser alterados de forma sensível.

Confira os pontos fundamentais dentro da logística e quais cuidados tomar ao diminuir os custos.

Comprometimento da qualidade

Mais comum do que alguns gestores podem imaginar, a queda de qualidade, principalmente de embalagens e demais itens relacionados ao transporte das entregas, pode ser facilmente percebida pelos clientes.

Sendo assim, ao buscar pela economia, não se direcione apenas pelo valor. Alguns fornecedores possuem preços muito abaixo do comum justamente por usarem matérias-primas menos resistentes e duráveis.

Dessa forma, o que até então seria uma economia e tanto, torna-se um fiasco a longo prazo, principalmente ao desapontar clientes fiéis, que estavam acostumados com a qualidade anterior.

Riscos aos colaboradores e clientes

Cortar investimentos em EPIs, manutenção dos caminhões, fiscalização dos galpões e demais atividades direcionadas a segurança e prevenção de acidentes nunca é uma boa pedida.

Além de deixar a sua empresa menos segura, pode colocar em risco quem frequenta os espaços da sua empresa, gerando não só prejuízos inestimáveis à saúde das pessoas, mas danos materiais e de indenizações.

Competitividade 

Em um primeiro momento, pode até parecer que cortar os investimentos em tecnologia, automação e optar por fazer determinadas ações manualmente, como a roteirização, é uma boa pedida para economizar, mas no futuro pode deixar a empresa para trás.

Isso porque as concorrentes irão continuar inovando e investindo em melhorias, trazendo ainda mais diferenciais, ao passo que a sua empresa ficará parada no tempo.

Sendo assim, investir em softwares e automação é necessário para o futuro, bem como para diminuir erros e economizar tempo.

Ah, por falar em competitividade, que tal contar com quem entende do assunto para auxiliar na logística da sua empresa? 

Conheça o nosso trabalho e saiba de que formas podemos ajudar a sua empresa e clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *