* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
O avanço da digitalização da logística em época de pandemia

O avanço da digitalização da logística em época de pandemia

A digitalização da logística foi impulsionada com o aumento dos negócios realizados por meio das lojas virtuais e televendas.

Essa situação foi acelerada em função do isolamento social, onde milhões de consumidores deixaram de frequentar as lojas físicas e passaram a usar o e-commerce como canal de compras.

Consequentemente, a logística precisou se adaptar à nova realidade, uma vez que os clientes desejam receber em suas casas as compras realizadas com velocidade e sem erros.

Com isso, processos digitais precisaram ser incorporados às empresas para que o atendimento à nova demanda pudesse apresentar rapidez e qualidade, afinal, cada vez mais a logística passa a ser decisiva na definição de compras dos clientes.

Nesse post apresentamos o avanço da digitalização da logística atualmente e quais são os caminhos que ainda precisam ser percorridos. Continue lendo e saiba mais a respeito!

O que é digitalização da logística?

A digitalização da logística consiste na automatização de processos, objetivando oferecer:

  • agilidade no transporte,
  • qualidade e minimização dos erros na separação de mercadorias,
  • localização e controle de estoques automatizados,
  • facilidades na realização de inventários,
  • automação na cotação e contratação de transportes.

Todos esses processos ganham em agilidade, facilidade e assertividade quando realizados com o apoio de ferramentas digitais.

Por que implantar ferramentas de digitalização da logística?

Segundo o Procon do estado de São Paulo, o atraso na entrega é o principal problema nas compras realizadas no e-commerce.

Os atrasos acontecem em função da falta de preparo das empresas para atender a demanda, onde muitas das atividades são realizadas sem o apoio de ferramentas digitais.

A digitalização da logística tem recebido investimentos nas grandes redes, especialmente naquelas que migraram grande parte dos seus negócios para lojas virtuais.

A insatisfação dos clientes pode gerar sérios problemas, portanto, não há outra alternativa para as empresas que pretendem manter e crescer suas operações senão a de buscar alternativas digitais para melhorar a qualidade logística de seus negócios.

O que fazer para implantar ferramentas digitais?

A implantação de ferramentas digitais nos processos logísticos exige análises e estudos para as melhores escolhas.

Dentre as possibilidades existentes destacam-se:

Sistema de gestão logística

Um bom sistema de gestão contribui para que consultas em tempo real sejam possíveis.

Por meio dele é possível:

  • controlar a entrada das mercadorias,
  • controlar os estoques e locais de armazenamento,
  • apoiar a separação dos produtos,
  • controlar o embarque e remessa dos pedidos.

Equipamentos de leitura digital

O uso de leitores de código de barras ou QR code são fundamentais para agilizar os controles das movimentações das mercadorias.

Esses equipamentos integrados aos sistemas de gestão possibilitam e facilitam a alimentação de dados de todas as movimentações realizadas nos estoques.

Rastreamento de pedidos

Outro recurso importante que ajuda na gestão de transporte, e que é muito bem-visto pelos clientes, é o rastreamento de pedidos.

Trata-se de disponibilizar via internet informações a respeito dos pedidos que deram entrada na empresa, desde a sua aprovação até a entrega das mercadorias.

Cotação e contratação de fretes

Por fim, tudo fica mais fácil para a operação logística quando é utilizada uma plataforma para cotação e contratação de fretes.

A partir de uma única pesquisa, a plataforma apresenta diversas propostas de transportadoras homologadas e cadastradas, facilitando a operação e recebendo em tempo real as cotações solicitadas.

Essa ferramenta agiliza os processos de cotação apresentando diversas opções de frete, cabendo a sua empresa contratar aquela que atenda aos seus objetivos.

O melhor nesse processo de digitalização da logística é que a cotação e contratação de fretes é gratuita, ou seja, sua empresa não paga nada para utilizar esse recurso.

A partir do acesso da plataforma, via internet, basta informar alguns dados com relação aos volumes e destinos, para que a cotação seja realizada em tempo real!

Agora que você já sabe da importância e da necessidade da digitalização da logística na sua empresa, acesse a plataforma da CARGOBR e conheça os detalhes para cotar e contratar de forma online os melhores fretes do Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *