* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Diferencial competitivo: como identificar e os benefícios de aplicá-lo

Diferencial competitivo: como identificar e os benefícios de aplicá-lo

Toda empresa possui um diferencial competitivo e pode usá-lo de forma estratégica para sair na frente da concorrência, mas nem todos os empresários sabem disso.

Mesmo que você seja dono de uma empresa e saiba tudo sobre ela, desde o que motivou o seu surgimento até os valores de lucros líquidos mensalmente, pode ser que não tenha uma visão analítica sobre a sua organização e o mercado em que está inserido.

Isso pode parecer inacreditável para algumas pessoas, mas a verdade é que é bastante comum, principalmente em empresas pequenas e médias, onde os líderes precisam realizar uma dezena de tarefas e lidar com diferentes obrigações e burocracias todos os dias.

A correria do dia a dia muitas vezes impede que os gestores possam ter mais tempo para traçar estratégias, estudar mais sobre a sua empresa e o mercado em que está inserida, bem como em pontos a melhorar e oportunidades de negócio.

Inclusive, é esse acúmulo de tarefas e algumas vezes até mesmo a desorganização que fazem com que a paixão de empreender vire apenas ações rotineiras e repetitivas, deixando a organização estagnada em vez de crescendo.

Entenda, neste post, como reverter essa situação, começando pela definição do seu diferencial competitivo, do que se trata, como identificá-lo e os retornos positivos que essa estratégia pode trazer. Boa leitura.

O que é diferencial competitivo?

O diferencial competitivo de uma empresa é aquela qualidade que só ela tem em meio a tantos concorrentes em um mesmo setor de atuação.

É o que motiva os clientes a voltarem sempre, falarem bem da marca para outras pessoas, indicarem os seus serviços e darem boas avaliações em todos os canais da empresa.

Em alguns casos, pode ser mais simples identificar isso em determinadas empresas do que em outras.

Em uma grande rede de supermercados de atacado e varejo, por exemplo, o diferencial pode ser o valor ou até mesmo a variedade de produtos em que vende. 

Mas e no caso de uma pequena loja de eletrônicos que acabou de chegar naquele bairro? Pode ser mais difícil.

No entanto, seja qual for o caso, encontrar o diferencial competitivo é fundamental para se sobressair ainda mais dentro do seu mercado e obter resultados melhores.

Como identificar o diferencial competitivo do seu negócio? 

Se você é um dos gestores que não sabe ao certo o que faz os olhos de seus clientes brilhar, saiba que nem tudo está perdido e com algumas dicas você pode identificar e evidenciar o melhor da sua marca.

Avaliações dos clientes: leve em conta os elogios dos clientes e encontre um padrão neles,

Estude a sua própria marca: analisar a sua missão, visão e valores, bem como o que te motivou a começar, pode ajudar,

Procure melhorar sempre: tanto no atendimento quanto na variedade de produtos, presença digital até a facilidade em fazer trocas e resolver problemas.

Benefícios de aplicar e desenvolver o diferencial competitivo

Agora que você sabe o que é e quais são os principais caminhos para encontrar o que torna a sua empresa única, é hora de saber o que você terá de retorno ao iniciar nessa estratégia.

Em primeiro lugar, a sua marca terá um alcance de clientes ainda maior, o que consequentemente aumenta a sua visibilidade e as vendas, fazendo toda a diferença no final do mês.

Outro grande diferencial é o fato de se tornar referência naquele setor de atuação por causa disso, aumentando a sua credibilidade perante o mercado e consequentemente o reconhecimento do público em geral.

E aí, preparado para ter ainda mais sucesso dentro do seu mercado? Aproveite para aprender como usar a logística como estratégia competitiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *