* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Dicas para reduzir o volume de devolução de mercadorias

Dicas para reduzir o volume de devolução de mercadorias

A devolução de mercadorias, até mesmo para os maiores marketplaces do país, é um desafio, já que diversos fatores estão ligados a sua ocorrência.

Ao passo que as lojas online vieram como uma grande solução para quem quer comprar no conforto de casa e receber de forma segura e rápida em poucos dias, é um setor com desafios específicos como qualquer outro.

Enquanto uma loja física precisa se preocupar com a aparência do salão, possibilidade de furtos, equipe de vendedores e até mesmo na atualização das prateleiras, o e-commerce precisa focar na gestão de estoque, atendimento em diversos canais e mais.

Engana-se quem pensa que o trabalho do e-commerce envolve apenas a criação de um site, onde a loja ficará presente. Inclusive, existem possibilidades de criação de catálogos online em redes sociais e grandes marketplaces, o que são opções para quem está começando.

O trabalho de uma loja online envolve o cadastramento de produtos, precificação, uso de ferramentas integradas de pagamento confiáveis, precificação automática de frete, uso do marketing digital, gestão de entregas eficientes e muito mais.

Não é porque a loja não é física que ela não precisa se preocupar com o estoque e a sua atualização, bem como problemas com os produtos, pedidos errados, devoluções, trocas e demais ocorrências.

Por falar nisso, as devoluções, que por sua vez são um dos maiores desafios, podem ser diminuídas com as dicas que iremos trazer a seguir. Confira abaixo e comece a implantá-las para perceber as diferenças.

Como reduzir a devolução de mercadorias?

A devolução de mercadorias no e-commerce ocorre por alguns motivos, que podem envolver desde a descrição insuficiente dos produtos, poucas imagens até problemas logísticos como erro no pedido e atrasos acima da média.

Veja a seguir algumas formas de reduzir a devolução de mercadorias e consequentemente aumentar a satisfação dos seus clientes.

Padronize o armazém

Seja qual for o tamanho do estoque da sua empresa, quanto mais organizado e com os itens separados por uma padronização, melhor.

Sendo assim, se a sua loja for de roupas, por exemplo, separe-as por tamanho, modelo, cor e dentre outros, para tornar o processo de compras, separação, conferência e até mesmo os inventários mais simples.

Confira o pedido

Pedidos enviados errado são grandes causas das devoluções, visto que o pedido esperado pelo cliente não foi o que chegou.

Por isso, sempre que um pedido for realizado, confira as características do que o cliente pediu e certifique-se de enviar exatamente o solicitado.

Evite atrasos

Atrasos podem ser uma causa da devolução de mercadorias e até mesmo a desistência da compra. Se de vez em quando a sua empresa atrasar um pedido, é aceitável, mas se isso ocorrer frequentemente e com grandes dias de diferença, pode se tornar um problema.

Pedidos atrasados podem ser devolvidos pela insatisfação do cliente ou até mesmo a ausência dele em casa, já que no dia em que ele estava programado para receber o produto, a entrega não chegou, de forma que ele pode estar ocupado com outras coisas.

Monitore as entregas

As entregas precisam ser monitoradas desde a sua criação, que envolve a definição de rota e ordem de envio dos pedidos até o ato da sua finalização.

Para evitar qualquer problema durante o trajeto, como, por exemplo, acidentes, avarias no item e o atraso em si, é fundamental ter sistemas inteligentes e integrados que envolvam todo o processo das entregas.

Negocie com o cliente

Em alguns casos, é possível conversar com o cliente, de forma a compreender o motivo da devolução e negociar uma tratativa que seja interessante para ambos, como a não devolução da compra em troca de um desconto ou o envio gratuito de algum produto.

É importante analisar cada caso, para então encontrar as melhores soluções.

E aí, preparado para tornar o problema de devolução de mercadorias bem menor e controlável? Aproveite para ler também sobre como evitar atrasos nas entregas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *