* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como fazer a devolução de carga na plataforma CARGOBR?

Como fazer a devolução de carga na plataforma CARGOBR?

Em determinados casos, em uma plataforma de fretes, como a CARGOBR, pode ser necessário solicitar a devolução de carga.

Existem alguns fatores por trás dessa decisão, que geralmente envolvem:

Danos à carga: se a carga for entregue danificada ou em condições que a tornem inutilizável, é fundamental solicitar a devolução para ser possível substituí-la ou receber um reembolso.

Carga incorreta: se a carga entregue não corresponde ao que foi solicitado ou encomendado, a devolução é necessária para corrigir o erro e receber a carga correta. Isso pode ocorrer principalmente em e-commerces.

Problemas de documentação: em alguns casos, erros na documentação de envio, como notas fiscais incorretas ou ausentes, podem exigir que a carga seja devolvida para resolver questões legais.

Recusa do destinatário: se o destinatário se recusar a aceitar a carga por qualquer motivo válido, a devolução pode ser necessária para evitar armazenagem desnecessária ou custos adicionais.

Cancelamento do pedido: se o pedido for cancelado antes da entrega ou se as condições de entrega não puderem ser cumpridas, a devolução da carga pode ser a melhor opção para evitar despesas adicionais.

Em qualquer um desses casos, é importante seguir os procedimentos estabelecidos pela plataforma de fretes para solicitar a devolução de carga de forma adequada. 

Isso pode envolver preencher formulários, entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente e cumprir prazos específicos. 

Certifique-se de documentar adequadamente a situação, tirar fotos, se necessário, e manter registros de todas as comunicações relacionadas à devolução para resolver o problema de forma eficiente.

Entenda como solicitar a devolução de carga na CARGOBR com o passo a passo que preparamos. 

Boa leitura.

Veja o passo a passo para fazer a devolução de carga na CARGOBR

Confira a seguir alguns passos necessários para fazer a devolução de carga pela nossa plataforma, onde você poderá fazer tudo em nosso site.

Faça a solicitação

Inicie o processo entrando em contato com um dos agentes do time de suporte da CARGOBR. Você pode fazer isso por meio dos canais de comunicação especificados pela empresa, como telefone, e-mail ou sistema de mensagens internas da plataforma.

Ao entrar em contato, informe os detalhes da devolução, incluindo o código do pedido que deseja devolver. Certifique-se de descrever claramente a situação que levou à necessidade da devolução.

Emita a nota fiscal de devolução

Agora, é o momento de documentar essa solicitação, onde você deverá emitir a nota fiscal de devolução. Alguns detalhes importantes a serem observados na nota fiscal incluem:

  • a natureza da operação da nota deve ser “devolução” ou “remessa para conserto”,
  • a nota fiscal deve ser de entrada,
  • a data de saída da nota deve estar em branco ou, se possível, com 5 dias à frente
  • informe o peso e o volume da carga devolvida,
  • o frete deve ser por conta de terceiros,
  • forneça os dados da transportadora que fez o envio inicial,
  • nos dados adicionais da nota fiscal, inclua a informação de que “A CARGOBR (17.781.400/0001/84) é a consignatária deste frete”.

Avise o responsável 

Após o envio da nota fiscal de devolução, a CARGOBR solicitará o agendamento da coleta da carga a ser devolvida. Certifique-se de fornecer o nome do responsável e um número de telefone de contato para facilitar a comunicação.

Depois, você precisará avisar o responsável e orientá-lo sobre a correta forma de embalar a remessa devolvida.

Fique atento a qualquer atualização

Fique atento ao acompanhamento do processo de devolução por meio do nosso suporte. 

Eles fornecerão informações sobre as previsões de coleta e entrega, que podem ser mais longas devido ao baixo fluxo reverso.

Lembre-se de que o valor da devolução corresponderá ao acordo atual com a transportadora e, em alguns casos, a CARGOBR pode solicitar um termo de isenção para a devolução.

Ficou com alguma dúvida sobre a devolução de carga? Se precisar, entre em contato com a nossa equipe de atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *