* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
6 desafios do empreendedorismo no Brasil

6 desafios do empreendedorismo no Brasil

O empreendedorismo no Brasil é cercado de desafios.

Em muitos casos esses obstáculos desestimulam as pessoas a buscarem os seus sonhos e trabalharem com aquilo que gostam.

Mesmo assim, milhões de brasileiros lutam e conseguem atingir seus objetivos.

Sem dúvida, que muito vem sendo feito para incentivar o empreendedorismo, mas, ainda existem entraves que atrapalham o cotidiano das empresas, elevando custos operacionais e inviabilizando negócios.

Nesse post vamos apresentar 6 desafios do empreendedorismo no Brasil. Continue lendo e confira!

O brasileiro é empreendedor

Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE no ano de 2018 trouxe números interessantes com relação ao empreendedorismo no Brasil.

No país, 38% das pessoas com idade entre 18 e 64 anos possuem ou estão envolvidos na montagem de algum negócio próprio.

A pesquisa mostra ainda como fatores positivos para o empreendedorismo:

  • a vocação do brasileiro para empreender,
  • as oportunidades de negócios no Brasil,
  • os programas governamentais de incentivo ao empreendedorismo.

Os desafios do empreendedorismo no Brasil

Apesar do esforço, vocação e oportunidades existentes, existem alguns desafios que são verdadeiras barreiras para que o país melhore ainda mais seus resultados nesse segmento, vamos a eles:

Carga tributária

A carga tributária do Brasil é uma das mais elevadas do mundo, o que inviabiliza operações, incentiva a sonegação e acaba levando milhares de empresas a fecharem as portas, por não suportarem os encargos cobrados pelo governo.

Burocracia

A burocracia brasileira está muito além da média mundial. Os controles exigidos a partir das leis publicadas no país, fazem com que as empresas tenham um custo elevado apenas para atender as exigências legais.

O número de impostos e taxas, além da legislação vigente, necessita de especialistas para atender as exigências de cada estado e município em que se pretenda atuar.

Dificuldades de acesso ao crédito

Os poucos programas de incentivo existentes no país para o acesso ao crédito, são em sua maioria, impossíveis de serem pleiteados por empresas que estão iniciando seus projetos.

O nível de exigências inviabiliza e frustra os empreendedores que tentam obter esses incentivos, uma vez que a maioria acaba desqualificado em participar do processo por não conseguirem atender a legislação.

Concorrência elevada

Com um número tão expressivo de empreendedores no país, a concorrência é bastante forte e a competitividade exige criatividade, esforço e muito trabalho. 

No entanto, a pesquisa SEBRAE, aponta também que somos um país de grandes oportunidades, o que acaba equilibrando a balança.

Gestão de pessoas

Diante de tantos controles e impostos, é imprescindível que a empresa tenha um nível de gestão bastante apurado, para enfrentar o cotidiano. Para isso, são necessários profissionais capacitados para as diversas funções.

Infelizmente essa não é a realidade brasileira, onde a mão-de-obra qualificada é baixa e os custos para a contratação de profissionais são muito altos em função dos encargos trabalhistas.

Gestão financeira

Outro sério desafio do empreendedorismo no Brasil está na gestão financeira da empresa, que precisa equilibrar os custos, diminuindo as despesas e aumentando as vendas sem onerar os valores dos produtos e serviços.

Todos os desafios apresentados estão na pauta de todas as reuniões empresariais que ocorrem de norte a sul do país, independente do tamanho da organização ou do segmento em que ela atua.

Não é possível fugir destes desafios, mas é necessário encontrar caminhos que possam minimizar os problemas e possibilitar o crescimento do negócio para outros patamares.

Longe de desestimular aos que estão começando suas operações, o fato é que mesmo com todas as dificuldades que o empreendedor enfrenta, o Brasil é a 9ª economia do mundo, o que serve de estímulo para continuar apostando no futuro.

Agora que você já conhece os 6 desafios do empreendedorismo no Brasil, continue conosco e descubra quais são as tendências de logística para 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *