* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Conheça os desafios de logística para micro e pequenas empresas

Conheça os desafios de logística para micro e pequenas empresas

Cada vez mais os desafios de logística aumentam para as micro e pequenas empresas.

Isso ocorre porque os consumidores estão cada vez mais exigentes e a competitividade do mercado demanda cada vez mais:

  • organização,
  • agilidade,
  • qualidade,
  • bons preços.

Com as mudanças estabelecidas a partir do crescimento do e-commerce e televendas, a logística transformou-se em um assunto estratégico e prioritário para as companhias que desejam ter sucesso no mercado.

Os consumidores desejam adquirir bons produtos e a entrega das mercadorias precisam ocorrer sem falhas.

Diante da realidade, os desafios de logística exigem das micro e pequenas empresas mudanças estruturais e a otimização de todos os processos que envolvem a área. Neste post apresentamos detalhes sobre esse importante assunto. Leia e confira!

Quais são os desafios de logística para micro e pequenas empresas?

As micro e pequenas empresas, quando bem estruturadas, conseguem tomar decisões e agir com rapidez, diferente dos grandes empreendimentos que precisam de tempo para se reestruturarem e organizarem mudanças em suas operações.

Sem dúvida, isso é uma grande vantagem de mercado, no entanto, com as mudanças comportamentais dos consumidores vivenciadas a partir da pandemia do Coronavírus, grandes alterações foram realizadas na área de logística dos empreendimentos.

Mesmo aqueles que jamais imaginaram desenvolver negócios pela internet ou, ainda, entregar os produtos nas casas dos clientes tiveram que mudar seus planos, sob pena de inviabilizar seus negócios.

Essas mudanças apresentaram, em muitos casos, uma nova realidade desconhecida por muitas empresas, afinal, até então, o cliente entrava em sua loja, escolhia a mercadoria e passava no caixa para realizar o pagamento.

Isso mudou e tornou-se um dos grandes desafios de logística, pois o cliente deseja fazer as compras de forma remota, utilizando um e-commerce ou um televendas.

Como estar preparado para atender à demanda?

Para atender à nova demanda, alguns cuidados precisam ser tomados, por exemplo:

Cuidados com o controle de estoque

O primeiro passo para esse novo momento é trabalhar com extrema qualidade o controle dos estoques, evitando que sejam vendidos produtos que não existam.

Portanto, o primeiro desafio é vender o que está disponível, oferecendo opções, caso o cliente solicite algum produto inexistente no depósito.

Cuidados na separação dos pedidos

O cuidado na separação dos pedidos é outro assunto a ser tratado com toda a atenção. Isso significa capacitar colaboradores a realizarem as tarefas com muita concentração e qualidade, para evitar enganos e erros.

O envio do produto errado ou em desacordo com o pedido realizado cria uma imensa insatisfação no cliente, causando prejuízos e desprestígio do seu negócio junto ao mercado.

Atendimento nos prazos de entrega estabelecidos

Outro sério problema e um dos grandes desafios de logística está no cumprimento do prazo de entrega dos produtos aos consumidores.

Contar com empresas de transporte que cumpram com suas obrigações, tanto no aspecto de qualidade como nos prazos estabelecidos, é fundamental para o sucesso da operação.

Oferecer ao cliente a possibilidade do acompanhamento via internet da situação do seu pedido e apresentar bons preços de frete são fundamentais para o sucesso nesse novo mercado que se apresenta e que passa a ser a nova realidade do mundo.

Para acertar nesses quesitos e desafios de logística, é preciso:

  • trabalhar com um bom sistema de gestão de estoques,
  • atualizar o sistema imediatamente na entrada e saída de mercadorias,
  • capacitar a equipe de logística na separação e preparação dos pedidos,
  • buscar transportadoras de qualidade que cumpram os prazos.

Uma maneira de contar com excelentes alternativas de transporte é utilizar uma plataforma de frete que reúna empresas de qualidade e comprometidas com o mercado, pagando menos do que o preço ofertado no mercado tradicional.

Para vencer os desafios de logística, acesse a plataforma CARGOBR e conheça a melhor solução do Brasil para a cotação e contratação de serviços de transporte! Acesse agora nosso site e faça um teste!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *