* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Desafios de logística: o quanto eles impactam micro e pequenas empresas?

Logística é assunto estratégico para organizações e um bom planejamento é fundamental, em especial para as de menor porte que possuem quadros de funcionários mais reduzidos e necessitam de um impecável controle de gastos para manter a saúde financeira.

Uma empresa se assemelha a uma máquina: todas as engrenagens precisam funcionar corretamente, incluindo fornecedores e parceiros, caso contrário ela não servirá aos seus propósitos.

Pensemos na seguinte situação: um cliente compra o presente de aniversário de seu filho após criteriosa pesquisa de preço e prazo de entrega, optando pela empresa que ofereceu o melhor atendimento, o produto de melhor qualidade e, ainda por cima, garantiu a entrega dois dias antes da data tão importante.

Após todas as etapas internas, realizadas com sucesso pelas equipes envolvidas, chegou o momento de enviar o produto através de um parceiro contratado. Despachado o presente – cuidadosamente embrulhado pela equipe do estoque, dada a importância da circunstância -, o pedido é considerado finalizado, com a excelência que a empresa está acostumada a oferecer ao consumidor. Entretanto, apesar de todos os cuidados, o produto só chegou ao destinatário dois dias após a data prometida.

Esse exemplo é hipotético, mas sabemos que muitos brasileiros passam por decepção semelhante todos os dias – em função da logística brasileira ocupar um lugar deficitário no ranking mundial -, ocasionando um impacto altamente negativo para a imagem e lucro da empresa fornecedora do produto.

Logística interna e externa para o cliente é uma coisa só!

A maioria das empresas de menor porte possui uma equipe de logística interna e contratam serviços externos para entrega de produtos. A equipe interna é responsável por todas as operações dessa natureza realizadas dentro da instituição, entre elas: recepção de material, armazenagem, etiquetagem, abastecimento de linha de produção, expedição do produto finalizado.

O controle de todos os processos, de modo a serem executados com a qualidade desejada, é atribuição de gestor interno e o uso de ferramentas adequadas para esse acompanhamento é essencial.

A logística externa compreende as entregas realizadas por prestador de serviço de quem se espera cumprimento de prazos, garantia de que o produto chegará ao seu destino em segurança, informação em tempo real do local onde se encontra a mercadoria.

De nada adiantará a primeira equipe realizar seu trabalho com maestria, se a transportadora deixar a desejar em seus serviços. Especialmente nos dias de hoje, quando o chamado consumidor 3.0, que tem acesso às redes sociais e as utiliza para pesquisar e comentar o atendimento recebido, pode arruinar a reputação de uma marca com postagens que podem ser vistas por milhares de pessoas em um espaço curto de tempo.

Ou seja, é preciso ter um controle cuidadoso de todas as etapas do seu processo até a entrega da sua mercadoria ao cliente – oferecendo uma experiência completa, e satisfatória!, com a sua marca.

Cliente bom é cliente satisfeito

Há tempos que não podemos nos limitar a oferecer um bom atendimento ao cliente, precisamos encantá-lo! E para isso precisamos ter controle, inclusive, dos serviços prestados por parceiros, como no caso da logística.

Transportadoras e fretes que utilizam bons veículos, com documentação correta e preços justos aliados à uma gestão de riscos bem elaborada diminui – e muito – a chance de imprevistos que envolvem o setor de transporte. Mas como ter certeza que a empresa de frete atende a esses requisitos?

O ideal é contar com a ajuda de uma empresa especializada, como a CARGOBR, para garantir maior segurança aos seus negócios.

Nós temos sempre a melhor solução de transporte para todo o país e, com mais de mil transportadoras disponíveis para cotação, é fácil obter a tão sonhada redução de custos. Vamos conversar a respeito?

5 thoughts to “Desafios de logística: o quanto eles impactam micro e pequenas empresas?”

  1. ESTU EM TRANSPORTES E LOGISTICAS DESDE 1977 PORTANTO 41 ANOS – HOJE ESTOU EM REFLORESTAMENTOS TRANSPORTES MADEIRAS ENTRE FAZENDA E PORTOS CORDENO PROJETOS TANTO FLORESTAIS COMO AGRONEGOCIOS AGRICULTURA E AGROPECUARIA KKKKKKKKKK SEI O QUE VOCE FALA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *