* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Datas sazonais do varejo: aumente as vendas do seu e-commerce

Datas sazonais do varejo: aumente as vendas do seu e-commerce

Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Black Friday e Natal. O que essas datas sazonais têm em comum? As gigantes oportunidades do seu e-commerce vender mais.

Que os brasileiros gostam de datas comemorativas não é novidade, mas você sabia que também adoram presentear as suas pessoas queridas? 

Essas datas acima são apenas alguns dos exemplos de ocasiões que aproveitamos para trocar presentes e festejar. E onde procuramos esses itens? Principalmente nas lojas online, tanto pela facilidade, rapidez, segurança e os valores competitivos.

Por falar nisso, se você acha que depois da pandemia as pessoas não iriam mais comprar tanto na internet, saiba que a adoção do e-commerce como canal de compras continua forte e até mesmo crescendo.

No entanto, para que dê certo essa empreitada de vender mais pela internet nessas e outras datas sazonais, é preciso preparar o seu estoque, dar aquele up na logística e, claro, ver as dicas que preparamos neste conteúdo.

Continue por aqui e conheça alguns caminhos para que a sua loja online consiga superar as expectativas e as metas nessas épocas com grande movimentação.

Principais datas sazonais para varejo

Antes de trazer as dicas prometidas no começo desse conteúdo, que tal conferir as principais oportunidades de datas sazonais de cada mês do ano?

Apesar de algumas serem mais conhecidas e famosas pelo grande volume de compras, as outras podem ser uma oportunidade também, de acordo com o seu nicho de atuação.

Janeiro: Dia do Leitor (07), Dia da Gula (26) e Dia da Saudade (30). Essas datas podem ser menos famosas, mas dependendo do seu setor, se for de presentes, livraria ou até mesmo alimentos, podem ser uma boa pedida.

Fevereiro: dependendo do ano, o Carnaval acontece em fevereiro. Nesses casos, usar e abusar da criatividade e decorações para a época mais festiva do ano é importante.

Além disso, temos o Dia de São Valentim (14), que apesar de não ser o nosso Dia dos Namorados oficial, é comemorado por uma parcela dos casais.

Março: Dia Internacional da Mulher (08) e Dia do Consumidor (15). Ambas as datas podem ser ótimas oportunidades de venda para a sua marca.

Abril: assim como o Carnaval, a Páscoa pode ter variações de data, mas geralmente ocorre em abril. Além de doces e demais itens alimentícios, a data pode ser uma oportunidade para vender presentes variados e itens decorativos.

Maio: o Dia do Trabalhador (01) e o Dia das Mães (primeiro domingo do mês) podem ser marcados pelas ofertas de presentes, cartões, lembranças e até mesmo objetos decorativos.

Junho: Dia dos Namorados (12) e Festas Juninas durante o mês todo. É comum que tanto pessoas que namoram quanto as solteiras ou casadas comemorem, seja com o companheiro ou amigos. 

Julho: Dia internacional da Amizade (20). Vale a pena dar aquele agrado para os seus amigos.

Agosto: Dia dos Pais (primeiro domingo do mês). Pais, figuras paternas e amigos queridos podem ser presenteados.

Setembro: Dia do Cliente (15). Ideal para promoções e descontos especiais.

Outubro: Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida (12) e Halloween (31). Marcadas há anos pelas tradições e presentes.

Novembro: Black Friday (geralmente na última sexta-feira do mês) e Cyber Monday (na segunda seguinte a Black Friday). Uma das datas que mais vendem no ano em todos os setores.

Dezembro: Natal (25) e Ano Novo (31). Presentes, roupas novas, alimentos e muito mais.

Como usar datas sazonais?

Veja alguns caminhos para aproveitar ao máximo o potencial das datas sazonais e conseguir mais clientes, visibilidade e a rotatividade do estoque.

Crie promoções

Principalmente em datas que são específicas do seu setor, como o Dia da Gula ou o Dia das Crianças, você pode criar oportunidades específicas, como descontos nos produtos que vendem mais e campanhas para clientes mais fiéis.

Em datas mais gerais, como a Black Friday, aproveite para divulgar descontos realmente surpreendentes e oportunidades progressivas.

Não esqueça de divulgar!

Seja nas redes sociais ou pessoalmente, a propaganda realmente é “a alma do negócio”. Sendo assim, trabalhe nos itens visuais, na divulgação orgânica e paga, também nas cores e demais aparatos.

E aí, pronto para usar as datas sazonais a favor da sua empresa? Aproveite para conferir 4 maneiras de deixar sua loja pronta para a alta temporada de remessas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *