Skip to main content
Como diminuir os custos da last mile?

Como diminuir os custos da last mile?

A last mile é apenas uma das diversas etapas da logística, no entanto, é uma das que mais afeta os resultados do processo de entrega de pedidos.

Quando um cliente confirma sua compra, todo um processo logístico é disparado para o atendimento do pedido.

Em muitos casos, como, por exemplo, no e-commerce, inicia-se um processo que precisa garantir:

O consumidor a partir da confirmação de compra, passa a monitorar a entrega do seu pedido, pois deseja rapidamente receber as mercadorias.

Daí entra em ação o processo de faturamento, separação do pedido, carregamento, transporte e entrega ao destinatário.

Nesse post vamos tratar da última etapa, conhecida por last mile, que precisa funcionar com exatidão para que a operação seja concluída com sucesso. Continue lendo e confira!

O que é last mile?

Last mile é uma expressão da língua inglesa que significa última milha.

É a etapa que compreende a saída da mercadoria do centro de distribuição até a entrega ao cliente que fez a compra, portanto, é a última ação do processo de transporte de um pedido.

A palavra milha é a escala de medida utilizada nos Estados Unidos para identificar distâncias.

No Brasil utilizamos quilômetros como unidade de medida para o transporte, no entanto, aqui também adotamos a expressão last mile para essa parte da operação.

Quais as dificuldades da last mile?

A last mile é uma das etapas que consome os maiores recursos do setor logístico, em função das seguintes situações:

  • dificuldades no trânsito urbano para chegar ao destino,
  • endereços errados ou incompletos e dificuldades para localizá-los,
  • reentrega em função de não encontrar o destinatário no local informado.

Como se observa, são barreiras que precisam ser enfrentadas e dribladas todos os dias, especialmente em entregas nas grandes cidades do país.

Como minimizar essas questões e diminuir o custo da last mile?

Empresas que desenvolvem um planejamento a esse respeito diminuem sensivelmente os custos da last mile, oferecendo serviços de qualidade e garantindo a satisfação do cliente.

Alguns pontos podem ser trabalhados para se obter sucesso nessa fase, tais como:

Monitoramento e acompanhamento de entregas

Oferecer ao cliente o monitoramento e acompanhamento da entrega, para que ele possa se programar e colaborar no processo de recebimento das mercadorias. 

A partir da informação disponível, tudo fica mais fácil para a operação.

Agendar a entrega

Ligar para o cliente e agendar o processo de entrega, buscando informações que facilitem a localização do local de destino.

Disponibilizar tecnologia de verificação de tráfego para o motorista

Possibilitar aos motoristas a verificação antecipada de possíveis problemas com relação ao tráfego de veículos, apresentando alternativas para evitar congestionamentos e paradas no trânsito.

Buscar alternativas como transporte colaborativo

Desenvolver parcerias com outros fornecedores e transportadoras que queiram reunir todos os produtos a serem entregues em determinada região, diminuindo os custos operacionais e garantindo a qualidade dos serviços, através do transporte colaborativo.

Essa modalidade possibilita que duas ou mais empresas atuem em conjunto e dividam as despesas da operação da entrega, onde cada qual se responsabiliza pelas entregas em uma parte da cidade.

Como se observa, existem maneiras de diminuir os custos e tornar o processo da last mile menos complicado.

Se você tem interesse em resolver essa situação no seu empreendimento e deseja buscar alternativas que possibilitem a redução de custos do frete, garantindo a qualidade dos serviços prestados, existe ainda outra possibilidade.

Conheça a solução tecnológica da plataforma de cotação de fretes, onde, a partir da internet, você consegue cotar valores de transporte para qualquer lugar do Brasil.

Transportadoras experientes e que já trabalham há muito tempo a last mile, estão a disposição de sua empresa para oferecer os melhores serviços com os menores custos.

Contate a CARGOBR e faça uma experiência. É gratuita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *