* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Conheça os cuidados necessários para o transporte de bebidas

Conheça os cuidados necessários para o transporte de bebidas

Você já percebeu como os veículos que fazem o transporte de bebidas possuem características únicas?

Todo o projeto para esse tipo de transporte foi desenhado para facilitar a manipulação dos produtos, evitar acidentes e agilizar os processos de carga e descarga das mercadorias.

Esse segmento de transporte também envolve em grande parte a logística reversa.

No caso das cervejas em garrafa, é comum que os recipientes vazios sejam devolvidos para sua reutilização. Isso também acontece com algumas marcas de refrigerantes.

Neste post apresentamos os cuidados necessários para o transporte de bebidas. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O transporte de bebidas e suas características

O transporte de bebidas, especialmente aqueles destinados ao abastecimento de mercados, bares, restaurantes, clubes e locais que oferecem esses produtos, é um nicho de mercado que possui características únicas.

Para isso, são necessários cuidados especiais para que o processo de distribuição aconteça da maneira adequada, garantindo a segurança e a agilidade da operação.

Características e cuidados que precisam ser incorporados ao transporte:

Carroceria do veículo

A carroceria de um veículo para o transporte de bebidas da fábrica até as centrais de distribuição deve ser do tipo sider, conhecida também como baú lonado.

Já para a distribuição nos pontos de vendas, o ideal são as carrocerias fechadas em aço ou alumínio e que possuam portas laterais.

O piso da carroceria rebaixado também é interessante, pois aumenta a capacidade de transporte e colabora nas tarefas de carregamento e descarregamento das mercadorias.

Embalagens das bebidas

Independente do tipo de bebida e do tamanho dos recipientes, é fundamental que essas estejam devidamente embaladas.

Os vasilhames de vidro necessitam de cuidados especiais, portanto precisam estar acondicionados em caixas e isoladas uma das outras.

As bebidas gaseificadas não podem ficar expostas ao sol em função do calor, bem como as vibrações exageradas, pois podem explodir os vasilhames.

Outro cuidado a ser verificado está em acondicionar de maneira adequada as embalagens, possibilitando um equilíbrio do peso na carroceria.

Organização na rota de entrega

A rota de entrega para distribuição em pontos de vendas precisa ser avaliada com critério, em que os pedidos estejam separados de tal forma que possibilitem agilidade nos processos de carga e descarga.

A rota deve, ainda, evitar ruas esburacadas e o roteiro deve ser feito de tal forma que possibilite uma única passagem em determinado local, economizando dessa forma tempo e combustível.

Direção segura e defensiva

Por último e muito importante, especialmente para os veículos de entregas em pontos de venda e que circulam pelas regiões urbanizadas, está a forma de dirigir.

O veículo deve ser conduzido com velocidade abaixo da permitida, com suavidade, evitando buracos e defeitos na pista.

Deve-se manter a distância dos veículos e todo o cuidado com as saídas de pista para o acostamento e locais não pavimentados.

Como se observa, o transporte de bebidas, especialmente aqueles que são feitos para entregas em pontos de venda, possuem diferenciais e particularidades.

Os motoristas precisam ser treinados adequadamente para enfrentar as dificuldades do cotidiano com equilíbrio emocional e lidar com situações como:

  • trânsito,
  • estacionamento,
  • manobra do veículo,
  • segurança dos ajudantes,
  • ruas e estradas mal conservadas.

Não se pode esquecer do treinamento aos ajudantes de carga, que em muitas situações se expõem a riscos, principalmente em relação ao trânsito e regiões de grande movimentação de veículos.

Agora que você já conhece os cuidados necessários com o transporte de bebidas, continue conosco e leia também nosso post que apresenta as particularidades das cargas fracionadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *