* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
cuidados no frete

5 cuidados no frete com relação à segurança

Os cuidados no frete são muitos, porém, alguns deles precisam de uma atenção especial, afinal, fazem parte da rotina de segurança dos motoristas, veículos e das próprias cargas transportadas.

 

Ações e observações legais precisam ser incorporadas ao cotidiano de toda empresa que possui frotas de veículos e deseja obter sucesso em suas operações.

Para os empreendedores que contratam esse tipo de serviço, a atenção em avaliar as transportadoras que cumprem com suas obrigações e desenvolvem políticas de segurança também é importante, afinal suas encomendas precisam chegar intactas aos destinos.

Infelizmente existe ainda no Brasil muita negligência com relação à segurança e sérios problemas são apresentados diariamente nas mídias, apresentando desastres e acidentes envolvendo o transporte de carga.

Neste post apresentamos 5 cuidados no frete que precisam ser considerados para que os serviços sejam prestados com qualidade, agilidade e segurança. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Os 5 cuidados no frete

Dentre uma série de providências que precisam ser tomadas para o desenvolvimento de serviços de transporte de qualidade, 5 cuidados no frete precisam receber uma atenção especial, são eles:

Política de treinamento e aperfeiçoamento dos motoristas

Preparar o motorista para enfrentar as possíveis ocorrências durante as viagens é primordial para o sucesso dos transportes.

Esses treinamentos precisam apresentar conteúdos como:

  • características e dirigibilidade dos veículos de transporte,
  • direção defensiva,
  • simulações de emergências,
  • gerenciamento de riscos,
  • ética pessoal e profissional.

Manutenção preventiva dos veículos

A manutenção corretiva é fundamental para que os veículos possam trafegar sem problemas, no entanto, a preventiva é ainda mais importante.

A cada viagem realizada é fundamental que a equipe de manutenção faça uma revisão completa nas condições dos veículos, antecipando problemas e trocando peças e acessórios que possam apresentar defeitos.

Cumprir a lei com relação ao peso das cargas transportadas

O cumprimento da legislação com relação ao peso transportado evita acidentes e prejuízos, tais como:

  • problemas no sistema de freios e motor dos veículos,
  • dificuldades na dirigibilidade,
  • danos na estrutura da carroceria,
  • deterioração das pistas de rolagem,
  • prejuízos materiais e riscos de vida.

Viajar em comboios

Buscar alternativas para que as viagens sejam realizadas em comboio também é uma importante medida para evitar assaltos, roubos e criar um sistema de colaboração entre os veículos que trafegam juntos.

Infelizmente os problemas são muitos nas rodovias nacionais e os alvos principais dos criminosos são os motoristas que viajam sozinhos por rodovias de pouco movimento.

Utilização da tecnologia como ferramenta de apoio

Por fim, nos dias atuais é indispensável a utilização de equipamentos tecnológicos que permitam a rastreabilidade dos veículos, bem como a comunicação de qualidade com os motoristas.

O monitoramento da viagem possibilita que possíveis problemas sejam detectados rapidamente e medidas sejam tomadas para a verificação da situação.

A tecnologia é uma importante ferramenta para ajustes de roteiros nos casos de acidentes ou para rastrear os movimentos de cada veículo, especialmente quando mudanças de trajetos são realizados sem autorização prévia da central de comando.

Todos esses cuidados no frete exigem investimentos e tempo para serem incorporados junto a equipe de profissionais e aos veículos.

Os diferenciais nos serviços prestados pelas transportadoras estão em detalhes que muitas vezes passam despercebidos ao consumidor, mas que são essenciais para que os produtos cheguem ao destino com qualidade.

Para isso, a melhor escolha na contratação de transportes é a utilização de uma plataforma de fretes, onde dezenas de empresas que adotam esses sistemas de segurança são encontradas, oferecendo serviços de qualidade e os melhores preços do mercado.

Os cuidados no frete são essenciais para as transportadoras e empresas que as contratam.

Conheça a plataforma CARGOBR e faça um teste, você encontrará as melhores opções e preços reduzidos para as suas encomendas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *