* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
5 cuidados com o caminhão de carga

5 cuidados com o caminhão de carga

Existem cuidados com o caminhão de carga que são essenciais tanto para preservá-lo como para manter o seu bom desempenho na estrada, além de garantir a qualidade do serviço de entrega. 

Quem é proprietário de um veículo ou de frotas sabe o quanto é prejudicial para o bolso quando a máquina para. 

Por outro lado, como qualquer outro maquinário, ele precisa de cuidados para se manter em boas condições, caso contrário você corre o risco de:

  • gastos desnecessários com imprevistos, 
  • perder tempo parado na estrada, 
  • atrasos na entrega.

Por isso, cuidar do seu caminhão é garantir a qualidade do serviço, a sua produtividade e rentabilidade.

Quer saber como cuidar dele? Confira algumas dicas.

Cuidados essenciais com o caminhão de carga

Algumas vezes, hábitos errados do motorista ou a falta de cuidados por parte de proprietários podem comprometer tanto o funcionamento do veículo como o processo do frete

Confira alguns cuidados com o caminhão de carga que são indispensáveis e essenciais e que podem passar despercebidos. 

São eles:

1 – Não deixar o tanque esvaziar

Deixar o tanque esvaziar não implica apenas no risco de ter uma pane seca e ficar na estrada porque não encontrou um posto próximo.

O óleo diesel, combustível mais utilizado em caminhões, quando não é de qualidade pode apresentar impurezas, como ferrugem ou poeira. 

Quando você tem pouco combustível no tanque, esses microrganismos agem em maior concentração e podem vir a passar pelo filtro, o que pode ocasionar no entupimento de bicos e injetores.

2 – Fazer a calibragem dos pneus periodicamente

Além da calibragem adequada ser essencial para a segurança do veículo e do motorista nas estradas, ela também tem papel fundamental para o bom funcionamento do veículo.

Primeiro, uma pressão muito alta ou baixa irá prejudicar a vida útil dos pneus, o que já é um prejuízo.

Uma calibragem inadequada pode exigir esforço a mais do motor na hora de atingir velocidades mais altas, o que eleva os riscos de danos e aumenta o consumo de combustível. 

Por isso, calibrar periodicamente os pneus está entre os principais cuidados com o caminhão de carga, principalmente na hora de pegar a estrada. 

3 – Usar corretamente o sistema de freios 

Existem vários tipos de caminhões de cargas, e todos precisam ser operados corretamente para terem a sua funcionalidade e durabilidade garantidas. 

Independentemente do modelo do seu veículo, atente para usar de forma correta o sistema de freios, evitando descansar o pé sobre a embreagem e tomando cuidado para não precisar frear bruscamente, principalmente se ele estiver carregado. 

Esses cuidados com o caminhão de carga ajudam a:

  • aumentar a eficiência de todo o sistema da frenagem,
  • evitar que os componentes fiquem superaquecidos,
  • suavizar o desgaste das lonas de freios. 

4 – Realizar a manutenção periódica

A manutenção é um dos mais importantes cuidados com o caminhão de carga, por isso ela deve ser realizada periodicamente. 

Ela é o check up do seu veículo e possibilita uma viagem mais segura, reduzindo os riscos de paradas para consertos ou reposições emergenciais de peças e acessórios.

Ela também ajuda a reduzir os custos com troca de peças que poderiam ter sido revisadas e que teriam mais tempo de desempenho.

É preciso considerar também que muitas vezes a espera do conserto na estrada implica em tempo parado do motorista, atraso da entrega da mercadoria e possíveis consequências na logística da empresa.

5 – Respeitar o limite de carga

Observe a quantidade máxima de peso que ele pode transportar e respeite. O excesso de cargas pode trazer riscos para o caminhão, motorista e carga. 

Sem contar que o motorista ainda está sujeito a ter despesas extras com pagamentos de multas, caso seja pego na fiscalização.

Agora que você conferiu 5 cuidados com o caminhão de carga, que tal continuar no blog e conhecer as 5 maiores rodovias brasileiras?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *