A falta de controle financeiro leva milhares de empresas a fecharem as suas portas em um curto espaço de tempo.
Não há como sobreviver em um mercado competitivo se não houver um controle aprimorado das receitas e despesas do seu empreendimento.
O lucro não surge de forma natural, são necessários cuidados para que o negócio possa prosperar.
Para tomar decisões importantes e que impactam a sua transportadora, você precisa conhecer como está a situação financeira da operação, caso contrário, as chances de erros tornam-se altas, o que pode levar a empresa a sérios problemas.
Neste post apresentamos como fazer um controle financeiro para que a operação do seu negócio tenha sucesso, possibilite a manutenção e o alcance dos objetivos. Continue lendo e confira!
O que é controle financeiro?
O controle financeiro é o ato de controlar e administrar os processos envolvendo todos os aspectos ligados às finanças de um empreendimento.
Isso significa conhecer detalhadamente:
- quanto existe de dinheiro em caixa,
- previsão de receitas ou contas a receber,
- estimativa de despesas ou contas a pagar,
- situação financeira atual e futura.
Infelizmente, a maioria das empresas não dá a devida importância a essa operação, o que compromete a administração financeira e leva seus gestores a buscarem diariamente soluções e saídas para equilibrar as contas.
Como iniciar um controle financeiro da operação?
Para iniciar o controle financeiro da operação de sua empresa, é necessário a implantação de um fluxo de caixa.
Trata-se de uma ferramenta que pode ser desenvolvida em uma planilha ou através de um sistema especialista, que tem por objetivo o lançamento de todas as receitas e despesas do negócio.
Através desse documento, os gestores sabem exatamente o que se passa em termos monetários, podendo avaliar a situação de caixa a qualquer tempo.
A partir de previsões de entrada e obrigações a pagar, a companhia passa a trabalhar com antecedência:
- possíveis renegociações de dívidas com fornecedores,
- alternativas para adiantar e gerar receitas,
- previsões que apresentem os melhores momentos para investimentos.
Atividades paralelas para o controle financeiro
A partir do entendimento e do domínio das informações com relação ao aspecto financeiro da transportadora, outras providências devem ser tomadas para a melhoria da gestão do empreendimento. São elas:
- estudo para verificação do melhor regime tributário para sua empresa,
- levantamento e renegociação das dívidas, empréstimos e financiamentos, diminuindo juros e equilibrando o fluxo de caixa,
- avaliar possibilidades de redução de custos sem afetar a qualidade dos serviços,
- separar as contas pessoais dos sócios das finanças da transportadora,
- atualizar diariamente o fluxo de caixa,
- organizar todos os processos e áreas da empresa,
- buscar constantemente alternativas para aumentar as receitas.
Como se observa, são muitas as ações a serem desenvolvidas para que a transportadora possa operar de forma organizada e desenvolver suas atividades com qualidade em um ambiente mais tranquilo e previsível.
No entanto, todo esse trabalho traz excelentes resultados, pois os empreendedores passam a saber exatamente qual a situação financeira do seu negócio, o que permite que tomem providências tanto para resolver problemas, como obtenham informações para fazer investimentos.
Agora que você já sabe como fazer um controle financeiro e quais os passos a serem desenvolvidos, continue conosco e leia nosso post que apresenta o Milk Run: conheça esse sistema logístico!