* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como desenvolver um contrato de transporte?

Como desenvolver um contrato de transporte?

O contrato de transporte formaliza o relacionamento entre contratante e contratado quando há a prestação de um serviço.

Documentar esse relacionamento, onde fiquem claras as regras, valores e detalhes dos serviços é fundamental para se evitar aborrecimentos e mal-entendidos.

Para a área do Direito, conforme o portal Enciclopédia Jurídica da PUC-SP, o contrato é um acordo entre duas ou mais pessoas que objetiva constituir, regular ou extinguir uma relação jurídica envolvendo patrimônios.

Esse é o caso da contratação de transporte, onde as mercadorias serão colocadas sob responsabilidade da empresa que irá prestar o serviço, mediante um pagamento preestabelecido.

Nesse post, apresentamos como desenvolver um contrato de transporte e sua importância para um bom relacionamento no mercado. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que deve constar em um contrato de transporte?

O contrato de transporte precisa ser desenvolvido de forma a esclarecer possíveis dúvidas, evitando conflitos e problemas.

No documento é necessário constar:

Objeto do contrato

No objeto do contrato, precisam constar informações que deixem claro quais serão os serviços prestados pela transportadora, como:

  • locais de coleta,
  • locais de entrega,
  • tempo previsto para o transporte,
  • material a ser transportado.

Carga e descarga

Com relação à carga e descarga, é importante constar no contrato os detalhes dessas operações, tais como:

  • responsável pela conferência das quantidades das mercadorias,
  • conferência do bom estado das mercadorias,
  • responsável pela mão de obra de carga e descarga,
  • horários para o cumprimento das tarefas.

Segurança das mercadorias

Esclarecer no contrato os serviços oferecidos pela transportadora com relação às mercadorias e carga, por exemplo:

  • rastreamento de cargas,
  • monitoramento de pedidos,
  • seguros.

Procedimentos diante de imprevistos

É fundamental que fiquem claros os procedimentos a serem tomados e responsabilidade das partes diante de possíveis imprevistos.

A respeito disso, vale deixar documentado situações como:

  • roubos,
  • avarias nos produtos,
  • devolução por parte do cliente,
  • fiscalização e problemas com as mercadorias.

Valor a ser pago pelos serviços prestados

No contrato devem ser especificados os valores que serão cobrados pela prestação dos serviços, bem como as condições de pagamento.

Caso existam outras despesas a serem ressarcidas pelo contratante, as condições para isso precisam ficar registradas no documento, onde todos os acordos estejam descritos.

Reajustes

Nos contratos de maior duração, é importante a definição da política de reajustes dos fretes, onde o aconselhável é a utilização de índices como:

Documentos fiscais

O contrato de transporte também pode apresentar as exigências legais e documentos fiscais que devem acompanhar os produtos a serem transportados.

Rescisão

Outro ponto fundamental diz respeito à rescisão contratual, para os casos daqueles estabelecidos por prazo indeterminado ou de longa duração.

É importante a definição de como se estabelece a rescisão, onde se define um prazo para o término dos serviços ou ainda multas, nos casos em que ocorrer fora de prazos estabelecidos.

Cláusulas penais

Nos casos de descumprimento das regras por alguma das partes, deve-se prever uma cláusula penal, que pode envolver rescisão do contrato, multas e valores adicionais em casos de perdas e danos.

Além disso, define-se o foro para os casos que precisam ser resolvidos de forma judicial.

Como se observa, são muitas as variáveis que precisam fazer parte de um contrato, no entanto, esse documento é importantíssimo no estabelecimento de regras e normas que protegem o seu negócio e determina os direitos e deveres das partes.

Agora que você já sabe mais sobre o contrato de transporte, assine nossa newsletter para receber mais posts com informações exclusivas sobre a área de logística!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *