* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Como ter segurança na contratação de fretes?

A contratação de fretes exige cuidados para que todo o processo ocorra sem problemas, pois, infelizmente, existem pessoas mal intencionadas e outras despreparadas para oferecerem esse tipo de serviço.

O Anuário CNT do Transporte 2020, lançado pela Confederação Nacional do Transporte, apresenta estatísticas consolidadas referentes ao ano de 2019 no segmento, trazendo números que impressionam.

No Brasil, as cargas rodoviárias eram transportadas em 2019 por:

  • 219.956 transportadoras,
  • 435 cooperativas,
  • 724.098 autônomos.

Desse total de operadores, são poucos os que conseguem oferecer ao mercado um serviço diferenciado que garanta rapidez, qualidade e bons valores de transporte.

Neste post, abordamos os cuidados que são necessários na contratação de fretes e como contar com quem conhece o assunto, garantindo eficiência e segurança. Continue lendo e saiba mais a respeito!

A contratação de fretes

Contratar fretes no Brasil é uma tarefa que exige esforço, pois, para garantir que os produtos cheguem ao seu destino e satisfaça o seu cliente, é necessário a observação de certos requisitos, tais como:

  • rapidez,
  • qualidade,
  • cumprimento da legislação,
  • segurança,
  • bons preços.

Localizar transportadoras que combinem essas exigências não é fácil, principalmente se não houver a colaboração de alguma solução tecnológica que possa ajudar nessa tarefa.

Com o mercado cada vez mais exigente, o não cumprimento dos prazos estabelecidos na entrega de mercadorias é um sério problema para os negócios, pois coloca a imagem da sua empresa em jogo.

Além disso, outros problemas sérios também podem acontecer, como:

  • produtos avariados,
  • entregas não realizadas,
  • problemas da transportadora com a fiscalização,
  • prejuízos e aborrecimentos operacionais.

Cotação de fretes

A cotação de fretes, para apresentar bons resultados, precisa ser realizada a cada pedido atendido, ou seja, é um processo que exige:

  • contatar pelo menos 3 transportadoras,
  • aguardar propostas,
  • analisar a melhor opção,
  • novo contato para fechamento da contratação do frete.

Caso sua empresa não esteja realizando essa operação, as chances de estar pagando valores acima do mercado são grandes.

Sabemos que a possibilidade de a sua organização não realizar as cotações da maneira adequada é bastante grande, pois, normalmente, não existe tempo e recursos humanos disponíveis para desenvolver uma cotação de qualidade.

Utilizando a tecnologia para cotar fretes

O sistema de cotação tradicional, como vimos, é um processo que limita as possibilidades e diminui a segurança na contratação de fretes.

A melhor alternativa do mercado é contar com a tecnologia utilizando uma plataforma de fretes, onde sua empresa pode cotar com centenas de transportadoras homologadas e auditadas constantemente.

Através da internet, de forma fácil e com apenas uma solicitação, o seu pedido de cotação chega a diversas transportadoras qualificadas, obtendo, em segundos, propostas para o atendimento à sua necessidade.

A partir das propostas apresentadas, sua empresa escolhe aquela que melhor lhe convém e através da mesma plataforma fecha a contratação do serviço de forma automática e digital.

Além disso, o acompanhamento da entrega é realizado no mesmo sistema, permitindo que sua empresa e o cliente possam acompanhar e monitorar a entrega das mercadorias.

Cada vez mais, os negócios exigem que as tomadas de decisão sejam realizadas baseadas em informações, de forma rápida e com assertividade.

Contar com uma plataforma de qualidade é ter a certeza de estar realizando um bom negócio na contratação de fretes e, mais do que isso, ter a tranquilidade em saber que os serviços serão prestados com excelência e por empresas capacitadas.

Na plataforma CARGOBR, ao inserir os dados dos produtos que deseja enviar, você recebe a cotação de várias transportadoras e você pode escolhê-las por nome da transportadora, prazo de entrega, performance de cada uma delas (desempenho de coleta, entregas e resolução de problemas) e por preço.

 Acesse agora a plataforma da CARGOBR e faça um teste. É rápido, fácil e não custa absolutamente nada!

One thought to “Como ter segurança na contratação de fretes?”

  1. Outro ponto interno que influencia no prazo e no processo de entrega e a mobilidade entre centros de distribuicao — vamos chama-los aqui de CDs. Um exemplo pratico: ha a necessidade de transportar uma carga lotacao a partir do CD 1, porem, os produtos em questao estao no CD 2, em outro municipio. O tempo de Um ultimo fator relacionado ao contratante e o lead time. O tempo entre producao, o termino da separacao e contratacao do frete afeta de forma agressiva o prazo. Por vezes, a industria ou comercio que vai contratar uma transportadora nao tem certeza desse lead time e, por isso, exige que a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *