* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Conheça 5 tipos de vendas e descubra qual o melhor formato para a sua empresa

Conheça 5 tipos de vendas e descubra qual o melhor formato para a sua empresa

Nem todos os gestores e empresários, mesmo sendo experientes, sabem que existem cinco tipos de vendas e que eles possuem determinadas indicações de uso.

Seja de acordo com o tamanho, público-alvo e segmento da empresa e até mesmo os canais utilizados para vender, é necessário conhecer as estratégias mais usadas atualmente e entender de que forma elas podem ajudar na empresa.

Por falar nisso, já parou para pensar que os produtos que você trabalha estão inteiramente ligados com a forma de oferecê-los ao cliente?

Um item de grande valor agregado e durabilidade, como uma casa, por exemplo, não tem o mesmo tipo de abordagem e funil de vendas como um tênis ou celular.

O mesmo acontece em outras situações, como eletrônicos, veículos, softwares e até mesmo no mercado de alimentação.

Pensando em ajudar você a entender mais sobre os tipos de vendas e como usá-los a favor da sua empresa, desenvolvemos este post. Boa leitura.

Conheça os principais tipos de vendas e entenda o melhor modelo pro seu negócio

Preparado para conhecer a melhor abordagem para a sua marca? Confira as definições e melhores cenários para cada tipo de venda.

Venda direta

A venda direta envolve o processo de vender produtos ou serviços diretamente aos consumidores, sem a necessidade de intermediários, como lojas físicas ou online

Geralmente, é realizada por representantes de vendas, revendedores ou distribuidores autorizados.

Esse tipo de venda é eficaz para produtos que requerem uma abordagem pessoal, explicação detalhada ou demonstração, como produtos de beleza, utensílios domésticos, produtos de saúde e entre outros.

Venda corporativa

Nesse caso, a venda corporativa se concentra em oferecer produtos ou serviços para outras empresas e organizações. Pode envolver negociações complexas, personalização e soluções que atendam às necessidades específicas do cliente empresarial.

Neste caso, é mais apropriada para produtos ou serviços que atendem às necessidades das empresas, como softwares empresariais, equipamentos industriais, serviços de consultoria e licenças de determinados sistemas.

Venda consultiva

A venda consultiva é um processo em que o vendedor atua como consultor, entendendo as necessidades do cliente, oferecendo soluções personalizadas e auxiliando na tomada de decisão. Envolve criar um relacionamento de confiança com o cliente.

Essa abordagem de vendas está mais indicada para produtos ou serviços que requerem uma análise cuidadosa das necessidades do cliente, como seguros, serviços financeiros e soluções tecnológicas personalizadas

Venda cruzada

Esse tipo de venda envolve oferecer produtos ou serviços adicionais que complementam ou são relacionados ao item principal que o cliente está comprando. O objetivo é aumentar o valor da venda total.

A venda cruzada é recomendada quando há produtos ou serviços que naturalmente combinam com o que o cliente já está adquirindo. 

Por exemplo, oferecer acessórios para um eletrônico, adicionais para um pacote de software e até mesmo mais uma peça de roupa para completar o look.

Venda consignada

A venda consignada ocorre quando um empresário fornece mercadorias a um revendedor, mas ele, por sua vez, só paga por aquelas mercadorias que são realmente vendidas aos clientes finais. 

Na maioria das vezes, os produtos não vendidos podem ser devolvidos ao fornecedor.

A venda consignada é útil quando há incerteza sobre a demanda real dos produtos, ajudando a evitar excesso de estoque e reduzindo os riscos para o revendedor. É comum em setores como moda, arte e alimentos perecíveis.

E aí, já pensou qual é o modelo de venda que mais faz sentido para a sua marca?

Para nós, seja qual for o tipo de produto, entrega, venda e formas de pagamento, não importa: temos transportadores que entregam para o seu cliente final.

Aproveite para entrar em nosso site agora mesmo e fazer uma cotação simples, em poucos cliques e sem qualquer burocracia. Esperamos você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *