* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Conheça o estoquista

Alguns profissionais na área logística não costumam ser lembrados ou valorizados pelas pessoas em geral, mas exercem um papel vital dentro do segmento de transportes e fretes – sem alguns deles, sua mercadoria simplesmente se perderia na imensidão de embarques e desembarques, ou ficaria para todo o sempre dentro de um armazém ou centro de distribuição, esquecida por gerações (algo como a “Arca da Aliança”, do Indiana Jones).

Há produtos suficientes?

Se o estoquista não existisse, dificilmente seria possível garantir que estoques e inventários de empresas estivessem sempre em linha com a demanda, níveis de saída e exigências de pronta-entrega. O estoquista monitora e decide quando um produto precisa de uma nova remessa ou pedido, e quando as novas compras devem ser suspensas (quando o volume estocado é excessivo). O estoquista também é responsável pela organização dos inventários, tornando depósitos e armazéns acessíveis, seguros e sempre prontos a atender a novos pedidos.

Menos gastos

Todos reclamam que estoques custam caro – e estão certos. Mas ninguém sabe disso melhor que o estoquista. Esses profissionais têm como função encontrar maneiras de manter e organizar um estoque de forma mais barata. Evitar desperdícios e deterioração de produtos, organizando filas, entradas e saídas, e também acompanhar os gastos por departamento ou divisão de uma empresa em termos de armazenamento.

Barreira de qualidade

Mesmo em empresas que contam com departamentos de qualidade, o estoquista desempenha papel essencial nesse campo. O estoquista é responsável pela recepção de todas as mercadorias que chegam ao depósito, inventário ou armazém que gerencia, checando a integridade dos mesmos, sua conformidade do ponto de vista legal, fiscal e burocrático, e evitando que produtos errados ou danificados ingressem no estoque. Na saída de mercadorias, é responsável por checar também a integridade, o embalo e a documentação de cada produto.

Segurança

O estoquista também responde pela segurança do estoque no qual trabalha, tanto sob o ponto de vista de roubos, furtos e extravios, como também no sentido de seguir e observar normas de segurança e saúde no trabalho, que evitem acidentes e problemas, para funcionários, clientes e transportadoras que utilizem um armazém ou depósito.

2 thoughts to “Conheça o estoquista”

  1. Engraçado como algumas profissões são esquecidas ou “invisíveis” para a maioria das pessoas. As que ficam “atras das câmeras” e que fazem uma parte vital do trabalho. Parabéns pelo texto!
    Melflex Premium

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *