* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Comunicação humanizada: uma estratégia de aproximação com o cliente

Comunicação humanizada: uma estratégia de aproximação com o cliente

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre a comunicação humanizada. 

No entanto, será que é apenas uma moda passageira ou algo que a sua empresa precisa olhar com atenção? A verdade é que infelizmente algumas organizações usam termos em alta para venderem determinados posicionamentos, que nem sempre refletem a verdade.

Inclusive, não é raro encontrar empresas que dizem ser humanizadas, mas na hora da prática possuem equipes infelizes, desengajadas, clientes que não voltam depois da primeira compra e uma série de outros problemas.

Por isso que infelizmente há quem diga que as marcas que dizem ser humanizadas ou que trabalham a comunicação pautada nas experiências das pessoas usam de falácia, já que existem as que usam apenas o nome para vender mais.

No entanto, na grande maioria dos casos, a comunicação humanizada realmente acontece e caso a sua empresa queira fazer parte do grupo de organizações que acumulam clientes felizes e fiéis, pode ser importante entrar para essa tendência.

Entenda, neste post, o que é comunicação humanizada e como implementar essa forma de se relacionar não só com os colaboradores, mas também os clientes, o público em geral e até mesmo a mídia e demais canais.

O que é comunicação humanizada?

Antes de entender como tornar a sua forma de falar com os clientes e demais envolvidos com a sua marca mais humana e personalizada, é preciso entender primeiramente do que se trata a definição de comunicação humanizada.

Como o nome indica, é a abordagem que preza por construir uma conexão autêntica e empática com os clientes, tratando-os de forma única, trazendo valor e personalização para cada interação.

Ela pode ser vista como uma forma de se comunicar que prioriza a compreensão das necessidades, preocupações, emoções dos clientes e busca responder de maneira atenciosa, usando da empatia e escuta ativa para atuar.

Não é apenas ser gentil ou legal, mas procurar entender as reais necessidades das pessoas e com isso trazer soluções assertivas e a oferta de produtos que realmente atendam as necessidades das pessoas.

Como implementar uma comunicação humanizada?

Agora que você sabe o que define a comunicação focada nas pessoas, é hora de aprender os caminhos ideais para fazer isso de maneira linear e natural.

Saiba ouvir

Para você trazer uma solução de qualidade, é preciso ouvir as pessoas. Seja aquele cliente fiel até uma pessoa que apenas quer informações, por exemplo.

Ouvir não é só prestar atenção para responder, mas analisar o contexto da pessoa, as suas emoções, dores, sentimentos e até mesmo o que querem passar com aquela comunicação.

Muitas vezes, o cliente não consegue os resultados esperados justamente porque a equipe de vendas apenas os ouvia para responder algum texto pronto e oferecer o produto que daria mais comissão.

Valorize as pessoas

Mesmo que a sua empresa precise vender e pagar as contas no final do mês, não se esqueça que os clientes são pessoas únicas, portanto, devem ser tratadas como tal.

Pode até demorar mais tempo e necessitar de mais planejamento e atenção para agir de forma humanizada com centenas de pessoas todos os meses, mas os resultados são nítidos, entre eles a maior fidelização e o famoso marketing boca a boca.

Treine seu time

Por fim, não podemos esquecer que para termos todos esses benefícios da comunicação humanizada, é preciso treinar a sua equipe de comunicação e vendas para que eles atuem dentro dessa nova cultura.

É importante mostrar que desde a diretoria até a equipe de estagiários e prestadores de serviços gerais, por exemplo, estão falando a mesma língua e seguindo o mesmo objetivo.

E aí, pronto para trabalhar ainda mais a humanização dentro da sua marca? Aproveite para complementar a sua leitura e ver também o artigo que fala sobre as vantagens de investir no atendimento personalizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.