* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
O impacto das compras online no setor de transportes

O impacto das compras online no setor de transportes

Muitas pessoas acreditam que comprar na internet não tem um processo complexo por trás, mas a verdade é que o setor de transportes é que torna tudo possível, com diversas fases.

De fato, para o público final, comprar online é repleto de facilidades, como poder fazer a compra em qualquer lugar em hora, pagar com pix ou até parcelado no cartão de crédito e o melhor, receber em casa o item perfeito, sem atrasos.

No entanto, já chegou a pensar o que está por trás de todos esses processos? O setor de transportes, é claro. Responsável desde o armazenamento até a chegada na porta das pessoas, a logística é fundamental para qualquer ecommerce.

Por falar nisso, o Brasil sempre foi um país conectado na internet e nas redes sociais e a adoção ao ecommerce não seria diferente, principalmente em meio a pandemia de COVID-19, no auge do distanciamento social.

Os dados que iremos trazer nesse conteúdo mostram que os ecommerces foram desafiados a evoluir rapidamente e em poucos meses, ao passo que o setor de transportes também chegou ao seu limite de inovação, para atender tantas demandas.

Entenda neste post o impacto das compras online no setor de transportes e o que esperar nos próximos anos em um pilar do mercado tão forte e que torna possível as mais variadas transações e movimentação de cargas. Continue a leitura.

Dados sobre as compras online

Em primeiro lugar, é preciso entender de que forma as compras online impactaram o setor de transporte.

O aumento não foi apenas nas compras de pessoas que já estavam acostumadas a comprar em determinadas lojas, mas também na adoção desse tipo de transação em uma parcela da população que nunca tinha feito uma isso numa loja online, por exemplo.

Além disso, principalmente no período de abril a setembro de 2020, no auge do distanciamento social realizado para impedir a disseminação de COVID-19, muitas lojas online também surgiram, o que tornou a busca por empresas de transportes ainda maior.

Inclusive, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, acredita-se que em 2020 mais de 13 milhões de pessoas fizeram compras online pela primeira vez, ao passo que 150 mil novos comércios digitais nasceram.

As pessoas também tendem a comprar mais, mesmo depois de 2020. Os dados do primeiro trimestre de 2021 mostram que o valor do ticket médio aumentou em 9,4% em relação ao mesmo período em 2020.

Esses dados mostram que não só a pandemia, mas também a segurança e as facilidades das compras online mantiveram a procura das pessoas por esse tipo de comércio.

Como as compras online impactam o setor de transportes?

Muitas pessoas, mesmo sabendo dos recordes de faturamento e pedidos em 2020 e 2021, não entendem perfeitamente de que forma o setor de transporte seria impactado com esse “boom” do ecommerce.

A verdade é que a logística do Brasil e do mundo foi diretamente afetada. Em primeiro lugar, mais centros de distribuição precisaram ser criados, para atender diferentes regiões e o maior número de pedidos, assim como alguns existentes cresceram.

Além disso, principalmente a frota de transporte rodoviário, como os caminhões e furgões, tiveram que aumentar para atender a demanda, juntamente com a contratação de motoristas qualificados.

Por último, mas não menos importante, muitas empresas com sistemas relativamente arcaicos tiveram que evoluir “a força”, já que sistemas integrados e inteligentes permitem atualização dos estoques mais rapidamente, o controle de pedidos, rotas e muito mais.

Quanto mais pedidos, mais organização e automação de processos, melhor!

Como encontrar um parceiro logístico?

Ao passo que a demanda aumentou pelo setor de transportes, a exigência do consumidor final também. Dessa forma, é preciso não só contar com um parceiro logístico de grande porte, mas que também tenha uma boa reputação no mercado.

Para escolher o melhor parceiro é preciso se atentar aos seus hubs logísticos, o tamanho da frota, as suas avaliações e, claro, o nível de qualidade no atendimento.

Conheça melhor a CARGOBR e entenda porque somos referências na logística do Brasil todo. Será um prazer atender você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *