* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Você conhece o comportamento do consumidor nas compras do e-commerce?

Você conhece o comportamento do consumidor nas compras do e-commerce?

Desenvolver estratégias de marketing e vendas é praticamente impossível sem uma avaliação a respeito do comportamento do consumidor na realização das suas compras.

Cada pessoa possui a sua individualidade e forma de buscar soluções para os seus problemas e seus desejos, no entanto, é fato que a internet é o principal recurso utilizado na busca de informações.

Empresas que operam com e-commerce, precisam conhecer detalhadamente o que afasta os clientes e o que os levam a visitar páginas e fechar negócios.

Com essas informações, é possível:

  • adaptar as páginas do site,
  • melhorar o conteúdo do blog,
  • incrementar as postagens nas redes sociais,
  • tornar sua loja virtual mais atraente,
  • conquistar mais clientes,
  • aumentar o faturamento.

Nesse post apresentamos o comportamento do consumidor nas compras realizadas através do e-commerce. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Qual o comportamento do consumidor que compra no e-commerce?

O consumidor que compra através do e-commerce, normalmente, é um usuário assíduo da internet.

Portanto, o seu nível de exigência com relação à qualidade técnica dos canais de comunicação de uma empresa é bastante rígido, ou seja, ele não concebe que sites e plataformas tenham problemas como:

  • lentidão no carregamento de páginas,
  • links que não funcionam,
  • dificuldades para localização de informações,
  • falta de retorno por parte do fornecedor,
  • sistemas de pagamentos complicados, lentos e não funcionais.

Esses motivos são suficientes para que ele desista da compra e busque por outras alternativas, pois desconfia do amadorismo e valoriza os canais que demonstram profissionalismo.

Outras exigências ligadas ao comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor avalia também outras particularidades com relação ao e-commerce que está visitando, como, por exemplo:

Busca por informações e detalhes

O consumidor atual deseja encontrar na internet conteúdos que tragam detalhes e informações a respeito daquilo que esteja procurando.

Portanto, os blogs, cada vez mais, estão em alta e atendem a esse público, oferecendo conteúdos relevantes e levando o cliente a encontrar boas opções para a resolução dos seus problemas e desejos, especialmente, quando apresentam soluções.

Avaliação do produto

Outro ponto a ser observado é que a avaliação dos produtos passou a ser mais criteriosa, onde detalhes precisam ser especificados nas descrições e, se possível, apresentando a melhor forma de uso e os benefícios com a sua aquisição.

Além disso, o comportamento do consumidor leva-o a verificar se as pessoas que adquiriram determinado produto estão satisfeitas com a aquisição.

Avaliação do fornecedor

Além da avaliação do produto, conforme mencionado anteriormente, também é considerado a qualidade do fornecedor, ou seja, a sua loja virtual.

O consumidor quer conhecer detalhes do seu histórico e se as pessoas gostaram da experiência de ter adquirido produtos no seu e-commerce.

Portanto, reclamações e a falta de solução para problemas pesam contra o seu negócio quando dessas avaliações.

Outros detalhes que fazem a diferença

Além dos cuidados que precisam ser prioritários no mundo digital, o comportamento do consumidor do e-commerce aponta para outras considerações que são valorizadas quando positivas, tais como:

  • preços competitivos,
  • oferta de isenção ou valores baixos nos fretes,
  • facilidades de pagamento,
  • políticas claras com relação à devolução e troca de mercadorias,
  • possibilidade de comunicação com sua loja.

Não existe a mínima dúvida que marcar presença no mundo digital é investir no sucesso da sua operação, uma vez que o e-commerce continuará crescendo e tomando espaço das lojas físicas.

No entanto, não basta apenas colocar a loja no ar e aguardar os negócios, é necessário que ações sejam tomadas para alcançar êxito e sucesso na operação.

Agora que você já conhece o comportamento do consumidor quando busca por soluções nas lojas virtuais, continue conosco e leia nosso post que apresenta o catálogo de produtos do WhatsApp: como funciona?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *