vender mais no e-commerce

Como vender mais no e-commerce?

Uma das perguntas que não cessa nos objetivos de todo empreendedor é como vender mais no e-commerce.

Geralmente, a loja virtual está muito convidativa, os produtos estão estocados, mas os clientes não chegam ou não compram.

Todo começo é difícil, afinal, as pessoas ainda não conhecem a sua loja e o que ela oferece.

A conquista dos clientes é gradativa e, para isso, é necessário ter paciência para que os resultados venham, mas isso é bem diferente de ficar de braços cruzados aguardando por ele.

Inclusive, é possível tomar algumas ações para otimizar os resultados.

Esse artigo apresenta dicas importantes e respostas para que sua empresa consiga vender mais no e-commerce. Continue lendo e confira!

Visibilidade da loja física x e-commerce

Fazendo uma comparação entre loja física e virtual, observam-se grandes diferenças na operação e, ao mesmo tempo, muitas semelhanças.

Nas lojas físicas, os clientes passam na frente, podem ter interesse em algum produto exposto na vitrine e entrar para verificar os preços e, quem sabe, comprar a mercadoria.

No entanto, isso só acontece se o cliente passar na frente da loja ou for convencido a ir até ela para comprar determinado produto, limitado aos moradores do bairro, cidade ou região.

O fato é que o segredo da loja física está em divulgar a sua imagem e aparecer para o cliente.

Já na loja virtual, onde as vendas são globais (uma vez que não existe limite geográfico), as possibilidades de vendas e os desafios de visibilidade aumentam.

Diferente da presença física do cliente, se faz necessário que ele saiba que sua loja existe, caso contrário, não vai acessar seu e-commerce, verificar os produtos e realizar as compras. 

O segredo é o mesmo, apesar de canais diferentes, divulgar sua imagem e aparecer para o cliente.

Dicas de como vender mais no e-commerce

Além de um trabalho de divulgação da sua loja virtual, e da utilização dos diferentes canais e redes sociais, é fundamental entender o cenário da sua empresa.

Por isso, a primeira coisa a ser feita é perceber que sua loja virtual não é uma das gigantes do mercado de e-commerce.

Portanto, você precisa montar estratégias específicas e inteligentes para o seu público. Algumas dicas são:

1. Ter um nicho de mercado específico

Um dos maiores erros do pequeno empreendedor digital é tentar vender tudo para todo mundo, isso não dá certo.

Sua empresa não terá como competir com os gigantes do mercado, pelo menos por enquanto, que compram em grandes quantidades e conseguem oferecer preços diferenciados.

Portanto, defina bem o nicho de mercado que você deseja atuar e seja o melhor.

Seus produtos podem não ser os mais em conta em termos de preço, mas sua loja pode ter diferenciais que os grandes não têm. 

Atenda de forma individualizada cada cliente, compreendendo as suas necessidades e oferecendo aquilo que ele procura com uma boa experiência.

2. Detalhes os produtos que sua loja vende

Seja detalhista e passe para seus clientes todas as informações a respeito do que sua loja vende.

Um grave problema encontrado no e-commerce é a falta de informação. 

Isso leva o cliente a buscar em outro local o mesmo produto que compraria na sua loja.

Apresente detalhes da mercadoria que você está vendendo, crie conteúdos a respeito e efetivamente informe a seu cliente o que ele quer saber. 

Não economize na descrição técnica e nas vantagens obtidas com a aquisição do item.

3. Invista em fotos e vídeos dos produtos

As fotos e vídeos dos produtos são fundamentais para a decisão de compra.

Quanto mais imagens, em ângulos diferenciados, maiores são as chances do cliente comprar a mercadoria.

4. Tenha qualidade na loja virtual

Outra situação que também gera desconfiança e desagrada os usuários são os problemas técnicos que a plataforma de vendas possa apresentar.

A complexidade da operação ou a lentidão para o fechamento do carrinho podem causar uma sensação desconfortável ao cliente que, se não se sentir confiante, abandona a compra.

5. Tenha diferenciais logísticos

Oferecer boas soluções de logística, (em termos de prazos de entrega, preços justos para os fretes e qualidade de atendimento) também é um fator importante para a decisão do cliente.

Sabe-se que muitos deles abandonam a compra quando se deparam com o valor do frete

Boas escolhas, em termos de ofertas de transporte, podem colocar sua loja à frente da concorrência e atrair muitos clientes para o seu negócio.

Para vender mais no e-commerce, é necessário que ações sejam tomadas por sua empresa, simplificando a operação, aumentando a qualidade no atendimento e nos serviços prestados e apresentando um diferencial que a concorrência não possui.

Muito se ouve falar de pequenos empreendimentos que se tornaram líderes de mercado em seus nichos e que são modelos de sucesso.

Esse caminho está aberto a todos, no entanto, é necessário fazer diferente.

A CARGOBR é uma empresa especialista em transporte de mercadorias e oferece à sua loja as melhores oportunidades de fretes em todo o país.

Através da plataforma da CARGOBR, você cota com centenas de transportadoras e oferece os melhores serviços aos seus clientes. 

Acesse nosso site e faça uma cotação. É gratuita e sem compromisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *