* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como prospectar clientes para o e-commerce?

Como prospectar clientes para o e-commerce?

Com o sucesso dos negócios via internet é cada vez mais comum empreendedores buscarem maneiras de prospectar clientes para o e-commerce!

Para ter sucesso com lojas virtuais, é necessário um trabalho profissional que atenda às expectativas do consumidor e estratégias que possam atrair clientes para o seu empreendimento.

Desse modo, não basta apenas contratar uma plataforma de e-commerce, disponibilizar fotos e preços dos seus produtos nas páginas e investir em publicidade.

Existem outras variáveis que fazem toda a diferença e que são as responsáveis por tornar uma loja um sucesso.

Neste post apresentamos como prospectar clientes para o e-commerce com dicas que podem mudar a realidade do seu negócio. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

De que maneira se deve prospectar clientes para o e-commerce?

A prospecção de clientes acontece quando sua equipe de vendas faz o contato inicial com um potencial consumidor para oferecer seus produtos e serviços.

Esse contato ocorre após a sua estratégia de marketing atrair interessados, que desejam adquirir soluções que sua empresa oferece. Para isso você precisa:

Conhecer o seu público-alvo

É fundamental que saber exatamente quem é o seu público-alvo, ou seja, quais pessoas têm interesse e gostariam de adquirir produtos e serviços oferecidos pelo seu negócio.

Então, defina com clareza quem são essas pessoas e as localize em meio a:

  • sites,
  • portais,
  • blogs,
  • redes sociais.

Desenvolva materiais com conteúdo relevante e que atraiam os interessados

Conhecendo o seu público-alvo, você sabe do que eles gostam e o que lhes encanta, portanto, desenvolva materiais de apoio que ajudem os clientes a resolverem os seus problemas ou na busca de seus desejos.

Esses conteúdos precisam ter informações relevantes que façam com que o visitante queira mais informações e busque detalhes das suas soluções.

Faça a abordagem na hora certa

Você precisará contar com um bom sistema de CRM (Customer Relationship Management) para poder controlar todos os contatos. Após alimentar o seu lead com informações a respeito da sua solução, é hora de fazer o contato pessoal.

Convém, nesse caso, o contato telefônico com objetivo de verificar se existem dúvidas e de que maneira ele pode se tornar um cliente da sua empresa.

Essa abordagem deve ser realizada quando o cliente já estiver pronto para comprar, ou seja, ele solicitou informações, recebeu dados importantes e está pronto para fechar negócio.

Escute e busque alternativas para o prospect

Para prospectar clientes para o e-commerce é preciso saber ouvir, por isso, ouça e anote todas as dúvidas e observações que o lead apresentar.

Após o contato, combine de enviar um resumo do que foi tratado durante a conversa e faça isso, colocando os assuntos, dúvidas e as pendências que serão repassadas ao prospect na sequência da negociação.

Essa atitude é vista positivamente e talvez algo que não tenha ficado claro no contato telefônico possa ser esclarecido na troca de mensagens.

Retorne com a informação

Após levantar todas as informações solicitadas pelo prospect, retorne enviando materiais por e-mail e fazendo um novo contato telefônico para verificar se o conteúdo ajudou no esclarecimento das dúvidas.

Ajude o prospect a fechar o negócio

Ajude seu cliente a fechar o negócio, instigando-o ao que precisa e apresentando sugestões a respeito.

Apresente uma proposta final com alguma vantagem interessante e crie uma situação de fechamento, limitando o tempo para que possa se beneficiar da oferta apresentada.

Como se observa, prospectar clientes para o e-commerce exige estratégia, organização e relacionamento, sendo assim, desenvolva o seu plano de ação junto ao seu público-alvo e obtenha os resultados.

Agora que você já sabe como prospectar clientes para o e-commerce, continue conosco e leia nosso post que responde se vale a pena a expansão da operação para loja virtual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *