* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como otimizar a distribuição? Confira 5 dicas!

Como otimizar a distribuição? Confira 5 dicas!

Como otimizar a distribuição? Essa é uma das maiores questões de gestores de empresas que lidam diariamente com entregas e atendimento de clientes.

Entregas atrasadas, caixas amassadas, clientes furiosos, problemas em gestão de estoque e a perda de recursos estão longe de ser situações que uma empresa deseja, mas infelizmente são muito comuns.

Encontrar modos de evitar esses problemas, assim como tornar todos os processos logísticos na empresa padronizados e mais rápidos, é essencial para a rentabilidade do negócio e para a retenção de clientes, bem como a satisfação deles.

Pensando em ajudar você, separamos algumas dicas de como otimizar a distribuição. Esses pontos são muito importantes nesse processo e compreendem algumas mudanças que serão de grande ajuda.

Continue a leitura do artigo e confira, para não perder nenhuma dica.

5 dicas para entender como otimizar a distribuição

Otimizar a distribuição é necessário para que o setor de logística da empresa, assim como outros relacionados, tais como vendas e marketing, apresentem melhores resultados no cotidiano.

Veja a seguir algumas decisões que você pode tomar para tornar o dia a dia mais fácil e diminuir quaisquer riscos, gargalos na produção e excesso de produtos obsoletos.

Investindo em sistemas de gestão

Ferramentas informatizadas e que podem automatizar processos são grandes aliadas de quem quer saber como otimizar a distribuição, já que, além de armazenarem dados com segurança, trazem insights sobre eles.

Sistemas de gestão permitem um controle muito maior de qualquer tipo de operação, como do estoque em geral, por exemplo, ajudando a equipe a compreender quais produtos estão acabando e quais não estão tendo o giro ideal.

Dessa forma, esses sistemas diminuem erros e permitem que todas as pessoas envolvidas tenham informações ricas sobre o trabalho. 

Nós da CARGO BR sabemos na prática a importância desses sistemas, pois utilizamos eles em nosso cotidiano, facilitando o rastreio de mercadorias e enviando informações em tempo real para nossos clientes.

Aprimorando o serviço

Você já ouviu falar em melhoria contínua? Entender os pontos de atenção das suas operações e garantir que sejam aprimorados para atender melhor seus clientes faz toda a diferença, tanto para seu lucro no final do mês, como para as pessoas que confiam no seu trabalho.

O consumidor está cada dia mais crítico e munido de informações. Atender suas necessidades, pedidos e até mesmo críticas é um dos caminhos para o sucesso.

Planejando o estoque

Uma das principais dicas para você que quer aprender como otimizar a distribuição é dar atenção ao estoque. Ter um controle real de tudo que entra e sai, de quantidades, datas de validade e demais informações é importante inclusive para sua lucratividade.

É essencial que você entenda o que os clientes tendem a comprar mais e por que, assim como estar atento para não comprar mais de um produto que está parado, para que ele não ocupe espaço ou fique impossível de ser comercializado, como no caso de alimentos.

Elaborando roteiros de entrega

Mesmo com a maior das frotas, é necessário ter roteiro de entrega, para que vários clientes de uma mesma área sejam atendidos rapidamente por um mesmo caminhão, por exemplo.

Sem planejamento de rota, além de perder tempo e recursos, entregas que poderiam chegar na hora correm o risco de sofrer atrasos apenas por falta de controle das rotas.

Por isso, gostamos de manter o controle em todas as etapas da distribuição, monitorando a carga em tempo real para lidar melhor com imprevistos e diminuir riscos de roubo, por exemplo.

Investindo em tecnologia

Se você quer saber como otimizar a distribuição de uma vez por todas, a tecnologia deve estar presente. Já se foi o tempo em que os colaboradores conferiam uma entrega com uma lista de papel e uma caneta na mão.

Sistemas integrados e softwares de ponta podem entregar todas as respostas que você precisa, além da possibilidade de serem consultados depois em outros momentos, para compreender determinados dados.

Conte com a CARGOBR!

Agora que você sabe um pouco mais sobre como otimizar a distribuição, aproveite para contar com nossas soluções tecnológicas e otimizadas de logística.

Muito mais do que entregar produtos ou fazer uma parceria de terceirização de serviços, nossa missão é facilitar processos da sua empresa e entregar bons resultados e segurança. Entre em contato e saiba um pouco mais dos nossos métodos de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *