* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como montar uma estrutura logística para e-commerce?

Como montar uma estrutura logística para e-commerce?

Montar uma boa estrutura logística para e-commerce é imprescindível para os empreendimentos que desejam apostar nessa tendência.

O histórico das lojas virtuais demonstram já faz algum tempo que o mercado vem migrando dos negócios presenciais para o meio eletrônico.

Com a pandemia do Coronavírus, esse processo foi acelerado, uma vez que recordes no segmento foram quebrados e as compras online tornaram-se comuns e passaram a fazer parte da vida de milhões de pessoas.

Desenvolver uma loja virtual é, sem dúvida, uma ótima alternativa para enfrentar o momento de crise que vivemos, no entanto, um projeto como esse exige uma estruturação na área de logística para que se alcance bons resultados.

Neste post apresentamos detalhes a serem observados para a montagem da logística para e-commerce. Continue lendo nosso post e saiba mais a respeito!

A logística para e-commerce

Alguns fatores são determinantes para que o consumidor escolha a loja do seu agrado para a realização de suas compras.

Os produtos são os mesmos ou muito parecidos, portanto, o diferencial precisa ser oferecido através dos serviços prestados e a logística faz toda a diferença nessa hora.

Além dos bons preços, facilidade de operação da loja virtual, opções para pagamento e um bom serviço de suporte, a entrega dos produtos determinará a satisfação ou não do cliente.

Todo consumidor, após a confirmação do seu pedido, fica na expectativa do recebimento das mercadorias adquiridas, isso faz parte da natureza humana.

Diante dessa realidade, a sua empresa precisa estar pronta para:

  • separar os produtos,
  • garantir a integridade dos itens adquiridos,
  • entregar as mercadorias no tempo prometido.

Para que isso ocorra com qualidade, uma estrutura de logística precisa ser montada para que as expectativas dos clientes sejam atendidas.

Necessidades de logística para e-commerce?

Para ter sucesso na área de logística para e-commerce, alguns pontos precisam ser observados, tais como:

Agilidade no processamento dos pedidos

A agilidade no processamento dos pedidos, comprovando o pagamento e enviando-o para a área de separação de mercadorias,  é fundamental para o sucesso da operação.

Armazenagem

Os cuidados com a armazenagem, bem como a fácil localização dos produtos solicitados são essenciais para que os processos de vendas tenham sucesso, portanto, a organização física dos produtos no depósito precisa ser constante.

Controle de estoque

Uma equipe capacitada deve sempre atualizar os dados com relação aos estoques, integrando informações com a área comercial e suprimentos, evitando a venda de produtos indisponíveis para entrega.

Embalagens

Os cuidados com o manuseio e embalagens que assegurem a integridade dos produtos é outro ponto importante para o envio das mercadorias. Investimentos nessa área evitam a devolução de produtos e garante a satisfação dos clientes.

Transporte

Dentre as necessidades da logística para e-commerce, o transporte precisa ser de qualidade, possibilitando que o cliente monitore o seu pedido e as entregas ocorram de forma rápida e com profissionalismo.

Sem esses cuidados, que fazem parte dos “bastidores” de um e-commerce, o sucesso da operação fica ameaçado, pois não é raro lojas virtuais venderem produtos que não existem nos estoques e até mesmo enviarem peças avariadas ou em desacordo com o pedido.

O transporte das mercadorias precisa aliar a qualidade dos serviços com preços viáveis, para não afugentar os clientes, portanto, todo cuidado deve ser tomado com relação a esse assunto.

Contar com uma plataforma de frete, na qual sua empresa possa cotar e contratar transportadoras a partir de uma única inserção de dados, traz grandes benefícios e facilidades para a área logística, garantindo qualidade e rapidez a custos vantajosos.

Acesse a plataforma CARGOBR e conheça as possibilidades existentes para garantir uma boa logística para e-commerce, onde, em poucos minutos você dispõe de propostas para o transporte de pedidos para qualquer lugar do país! Faça um teste e saiba mais a respeito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *