* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
logística inbound

Como funciona a Logística Inbound?

Para uma empresa obter sucesso na sua operação, é necessário que a Logística Inbound funcione adequadamente.

Qualquer erro, engano ou atraso compromete seriamente os resultados do negócio, independentemente do segmento de atuação em que esteja enquadrado.

A palavra inglesa inbound significa “de entrada”, portanto, essa importante área é a responsável em fazer com que os materiais que precisam chegar à empresa atendam requisitos como:

  • quantidade,
  • qualidade,
  • tempo, 
  • condições de uso.

Uma indústria não funciona sem matéria-prima, assim como uma loja não abrirá as portas sem mercadorias e companhias de serviços necessitam de ferramentas e insumos para poderem oferecer o seu trabalho.

Neste post apresentamos como funciona a Logística Inbound. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é Logística Inbound?

A Logística Inbound é uma das áreas da Cadeia de Suprimentos que tem por objetivo alimentar o negócio com materiais necessários para que possa realizar as suas operações.

Portanto, nesse processo estão envolvidos:

  • aquisição dos materiais,
  • expedição dos fornecedores,
  • transporte,
  • recebimento dos materiais,
  • armazenamento,
  • encaminhamento para a área adequada.

Para cada item mencionado, existe uma série de tarefas, cuidados e verificações que precisam acontecer para que todo o processo ocorra da maneira correta, sem prejuízos para a operação.

Quais materiais estão envolvidos nessa prática?

Todos os materiais necessários para manter em funcionamento uma empresa estão incluídos na Logística Inbound, portanto, essa área precisa acompanhar todos os processos e estar atenta a possíveis problemas.

Os profissionais envolvidos estão constantemente observando e monitorando a programação de recebimento de mercadorias e a qualquer ameaça de não entrega, precisam encontrar uma solução para evitar prejuízos.

É comum que as empresas organizem planos alternativos e estejam sempre acompanhando a rede de fornecedores de produtos e os prestadores de serviços envolvidos no processo.

O transporte na Logística Inbound

Como já mencionado, todo o processo envolvendo a chegada de mercadorias fazem parte da Logística Inbound, e os serviços de transporte são essenciais para se alcançar bons resultados.

Trabalhar com parceiros logísticos confiáveis na área de transporte é fundamental, especialmente quando problemas inesperados ocorrem.

Para que tudo corra bem e evitem-se desconfortos são necessários:

  • trabalhar com alguma “folga” em relação ao tempo,
  • contar com transportadoras que cumpram prazos sem perder a qualidade,
  • possuir um “plano B” para as situações emergenciais.

A solução de transporte para a Logística Inbound

Buscar soluções é a missão da equipe de logística, especialmente aquelas voltadas ao cumprimento de entregas, sem danos e dentro das necessidades da corporação.

Uma das grandes dificuldades está em localizar bons parceiros para a realização dos deslocamentos, especialmente quando são muitos os fornecedores de produtos, insumos e matéria-prima e os serviços de transporte nem sempre correspondem às necessidades.

Uma das melhores possibilidades existentes no mercado é contar com uma plataforma de fretes de qualidade, onde possam ser localizadas centenas de transportadoras de qualidade, homologadas e credenciadas em condições de atender às demandas do seu negócio.

Além de competência, é preciso bons preços e isso também é encontrado em uma plataforma que reúna grandes transportadoras, oferecendo soluções de qualquer lugar do Brasil nos mais variados modelos.

A Logística Inbound exige profissionais envolvidos e responsáveis, que estejam sempre atentos aos acontecimentos de forma antecipada.

Processos produtivos e abastecimento de lojas dependem do sucesso dessa área, que precisa estar ao lado de empresas confiáveis e que apoiam a operação.

Por isso, conte com bons fornecedores de materiais, parceiros de logística comprometidos e com a tecnologia para facilitar a busca pelas melhores opções de transporte.

Agora que você já conhece a Logística Inbound, acesse a plataforma da CARGOBR e conheça a melhor solução para cotação de fretes do Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *