* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como fidelizar clientes com o uso da logística?

Como fidelizar clientes com o uso da logística?

A pergunta como fidelizar clientes precisa fazer parte do dia a dia de toda empresa, afinal, é através dessa ação que se consegue alcançar o equilíbrio financeiro, possibilitando o sucesso dos negócios.

A logística era vista como uma área que recebia, armazenava e providenciava o abastecimento de lojas ou linhas de produção, ou ainda aquela que fazia com que os produtos adquiridos chegassem aos seus destinos.

Com o desenvolvimento da internet e dos negócios online, mudanças aconteceram, pois, milhões de consumidores passaram a comprar remotamente e receber seus pedidos em casa.

A partir da pandemia, essa situação foi acelerada, o isolamento social fez com que as vendas via internet e telemarketing tomassem tal proporção que a logística passou a ser um dos mais importantes requisitos para o fechamento de negócios.

Nesse post mostramos como fidelizar clientes com o uso da logística. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!

Como fidelizar clientes tendo uma logística de qualidade?

Antes de sabermos como fidelizar clientes e a contribuição que a logística proporciona para o alcance desse objetivo, é importante considerarmos esses números.

Segundo o levantamento realizado pela Neotrust em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, o comércio eletrônico cresceu 48,41% em 2021.

É importante destacar que não estão incluídos nesse levantamento:

  • resultados do Mercado Livre, OLX e WebMotors,
  • resultados do setor de viagens e turismo,
  • anúncios e aplicativos de transporte e alimentação.

Diante do expressivo índice de crescimento envolvendo negócios remotos, não é difícil compreender como a logística passa a ser estratégica junto aos clientes e que as expectativas do consumidor (B2C ou B2B) eleva o nível de exigência sobre as tarefas realizadas por essa área.

Isso significa que práticas logísticas precisam ser adotadas imediatamente caso sua empresa queira fidelizar clientes e aumentar os resultados operacionais.

4 práticas logísticas que contribuem para a fidelização de clientes!

Para responder como fidelizar clientes com o uso da logística, apresentamos 4 práticas que precisam funcionar para que o objetivo seja alcançado, vamos a elas:

Serviços de qualidade

Se a sua empresa exige qualidade nos produtos e no relacionamento com o mercado, a logística não pode ficar de fora.

Ela precisa acompanhar o padrão de qualidade adotado pelo negócio, preferencialmente cuidando para que tudo funcione no momento necessário, ou seja, contar com pessoas capacitadas na área.

O cumprimento dos prazos preestabelecidos

Cumprir os prazos é essencial para empresas que desejam atender clientes exigentes e que se dispõem a cumprir com todas as obrigações, desde que os materiais adquiridos estejam no local combinado e na data estabelecida.

Nesse caso, é preciso contar com empresas de transportes competentes e comprometidas com os resultados.

O feedback dos clientes

Além de acompanhar a movimentação dos pedidos e o controle das entregas, através de uma plataforma que ofereça esse serviço, é fundamental realizar o pós-venda e avaliar o índice de satisfação dos clientes, ou seja, obter o feedback sobre os serviços prestados.

O bom atendimento

O bom atendimento completa as ações dispensadas para a fidelização de seu público.

Para isso, capacite a sua equipe, preparando-a para enfrentar os momentos de alta demanda e especialmente desenvolva métodos e ações a serem tomadas diante de possíveis problemas.

O relacionamento com os clientes é fundamental, quando a educação e a disposição em colaborar deve fazer parte do cotidiano de todos os colaboradores e das equipes de entregas que estão desenvolvendo essas tarefas.

Lembre-se que as condições dos veículos e a forma de trabalho dos motoristas e ajudantes são associadas à qualidade e ao atendimento oferecido por sua empresa, portanto, busque sempre por profissionalismo.

Agora que você já sabe como fidelizar clientes com o uso da logística, conheça a plataforma de fretes da CARGOBR, uma solução que irá contribuir com boa parte das exigências do mercado e facilitar a sua operação.

Acesse e faça um teste. É de graça e em poucos minutos você cota com transportadoras de alta qualidade e com o melhor custo-benefício do país!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *