* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como evitar prejuízos na logística?

Como evitar prejuízos na logística?

Os prejuízos na logística são comuns quando as empresas não têm os devidos cuidados com as operações de transporte e armazenamento de mercadorias.

Uma combinação de ações envolvendo seguros, automação de processos e práticas administrativas evitam problemas e tornam a operação mais eficaz e de sucesso.

É importante destacar que os processos logísticos em qualquer segmento são um dos grandes responsáveis pela lucratividade ou prejuízo dos negócios.

Quando bem administradas tais etapas se transformam em um diferencial de mercado, por isso muitas empresas investem cada vez mais em ações que diminuam os problemas e reduzam os custos operacionais dessa área.

Nesse post apresentamos dicas importantes para evitar prejuízos na logística. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!

A logística e a sua importância

A logística de qualidade consiste em fazer com que os produtos saiam de determinado local e sejam entregues em seu destino com rapidez e custos reduzidos.

Para isso, diversas fases fazem parte da operação como:

  • coleta,
  • armazenamento,
  • movimentação,
  • separação de produtos,
  • transporte.

Para cada uma dessas etapas são necessárias ações que garantam a qualidade do produto a ser transportado e agilidade nas operações, satisfazendo todos os envolvidos no processo (fornecedores e clientes).

Os custos logísticos

Os custos para que todas essas ações funcionem adequadamente são altos, uma vez que envolvem veículos e equipamentos caros, espaços para armazenamento, recursos humanos, impostos, taxas e riscos operacionais.

O gestor de logística é o responsável em fazer com que todas as operações funcionem adequadamente, atendendo ao exigente mercado, garantindo eficiência e buscando constantemente a diminuição dos gastos.

Evitando prejuízos na logística

Para se obter sucesso na logística e evitar prejuízos, deve-se estar atento as seguintes operações:

Averbação eletrônica e seguros 

A averbação eletrônica é o processo de registro da movimentação, análise e verificação das mercadorias que serão transportadas.

Essa operação faz com que toda a carga esteja devidamente assegurada, evitando prejuízos nos casos de roubos e acidentes.

Trata-se de um processo obrigatório para todas as cargas movimentadas no Brasil.

Automação de processos

Outra maneira de se evitar prejuízos na logística está na automação de processos, ou seja, a utilização da tecnologia como ferramenta de apoio a operação.

Para isso existem soluções que colaboram efetivamente no controle de armazenamento e transporte, onde podem ser realizados:

  • automação de armazéns e depósitos,
  • controle eletrônico para separação de mercadorias,
  • rastreabilidade de cargas,
  • monitoramento de pedidos,
  • verificação e ajustes de rotas.

A tecnologia sem dúvida é uma ferramenta de grande auxílio nos mais diversos processos logísticos e dispensá-la é desconsiderar uma série de benefícios e facilidades.

Práticas administrativas

Conhecer as melhores práticas administrativas para facilitar e tornar a operação mais enxuta e barata é outra ferramenta que deve ser bem utilizada para evitar prejuízos na logística.

Além de uma equipe capacitada para lidar com toda a documentação necessária, buscar por alternativas na cotação e contratação de fretes é outro grande facilitador operacional.

A melhor opção é a utilização das plataformas de frete, onde a partir de uma única pesquisa é possível cotar e contratar as melhores transportadoras do país.

Além de fretes mais baratos do que os oferecidos pelo mercado, a plataforma trabalha apenas com empresas que operam dentro da legalidade e que são homologadas em função dos excelentes serviços prestados aos seus clientes.

Se o seu negócio está buscando minimizar seus prejuízos na logística, não deixe de adotar as dicas aqui apresentadas e conhecer a plataforma CARGOBR, a melhor opção do mercado para a cotação e contratação de fretes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *