* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Como escolher os melhores fornecedores para a sua empresa

Você, que agora lê esse post, provavelmente possui um smartphone com vidro que não arranha e é sensível ao toque. Pois saiba que essa maravilha só é possível porque um dos maiores empreendedores de todos os tempos, Steve Jobs, decidiu colocar vidro tátil no celular da Apple.

A ideia era excelente, mas mostrava-se complexa por não haver fornecedor de tal produto revolucionário. Persistente, Jobs detectou um produto que, com ajustes, poderia atender às suas necessidades, mas esbarrou na insegurança do fornecedor, na época uma pequena produtora de vidros.

Certo de que ele era o parceiro indicado para viabilizar seu projeto, Steve usa todos os argumentos para convencê-lo. Seis meses depois, em 2007, era lançado o iPhone, um dos produtos de maior sucesso de todos os tempos e ambas as organizações, parceiras a partir daquela negociação, saíram ganhando.

Não é preciso ser uma dos maiores executivos da história para saber que sem um bom fornecedor, nossos negócios ficam comprometidos. Para diminuir o percurso que separa sua empresa do fornecedor ideal, elaboramos algumas orientações úteis. Vamos conhecê-las?

Saiba o que você está buscando

Todo detalhe interfere na escolha da empresa fornecedora, portanto defina com exatidão o que você está buscando: produto, quantidade, prazo para recebimento, capacidade de armazenamento – se você não tem espaço suficiente para o material comprado, precisará de uma entrega por etapas, por exemplo.

O primeiro passo então é definir a sua necessidade.

Não abra mão da qualidade

Quem já passou pela experiência de ver uma peça de roupa encolher após a primeira lavada sabe muito bem que qualidade é essencial. Avalie com atenção e, se preciso, peça um amostra para conhecer o material e compare-o com o que a concorrência está oferecendo.

Se não for produto final, converse com sua equipe e teste o material antes da compra. Tenha certeza que está adquirindo o que precisa, com a qualidade que sua marca oferece e seus clientes merecem.

Verifique preços e prazos

Desconfie de preços muito abaixo dos praticados pelo mercado, mas não pense que valores mais altos garantem produtos melhores. O preço é apenas um dos itens a serem levados em conta antes de definir seu fornecedor.

Analise as condições de pagamento, qual o prazo disponível para entrega e valorize a flexibilidade, isto é, a possibilidade da empresa em atender com agilidade pedidos extras. Verdadeiros parceiros demonstram interesse em atender a demanda dos clientes.

Busque referências

Pesquise o fornecedor conversando com seus clientes ou buscando informações pela internet.

Veja qual a avaliação dos usuários em relação à qualidade, prazo de entrega, atendimento etc. – havendo muitas reclamações, é melhor partir para outra.

Observe também o tempo de mercado. Ele não é garantia de qualidade, mas normalmente indica que a instituição conhece bem o segmento em que atua e que está antenada com as tendências mercadológicas.

Alinhamento de ideais

Apesar de não influir diretamente no valor da compra, ter parceiros com diferenciais alinhados com os de sua empresa, reforçam a imagem de sua marca. Por exemplo, se você defende a responsabilidade ambiental não é aceitável comprar de uma instituição que, comprovadamente, prejudica o meio ambiente.

Finalizando, pesquise com o maior número possível de empresas para ter certeza de que fará o melhor negócio.

É assim que a CARGOBR trabalha, oferecendo aos seus clientes a possibilidade de fazer cotações com mais de mil transportadoras. Tudo para você ter o melhor serviço de entrega pelo menor preço. Vamos conversar sobre esse assunto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *