* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como criar vantagem competitiva?

Como criar vantagem competitiva?

Muitos empreendedores, por falta de tempo e os inúmeros compromissos do dia a dia, acabam esquecendo de investir nos diferenciais que permitam aos seus negócios apresentarem novos valores e vantagem competitiva.

Se observarmos os diversos segmentos de mercado, é possível perceber que os modelos de gestão são parecidos, oferecendo ao público os mesmos:

  • produtos,
  • serviços,
  • atendimento,
  • condições.

No entanto, algumas empresas se destacam, pois fazem diferente, surpreendendo os consumidores.

Neste post apresentamos a vantagem competitiva, o que é e como criá-la em sua empresa. Continue lendo e saiba mais a respeito!

O que é vantagem competitiva?

Vantagem competitiva é um conjunto de ações que uma empresa implementa para tornar singularizada a sua forma de lidar com o mercado, apresentando diferenciais que chamam a atenção do público e que possibilitam a atração de consumidores.

Em resumo, é fazer diferente e sair do padrão, destacando-se da concorrência e oferecendo novas experiências aos consumidores.

Como criar vantagens e ser reconhecido pelo mercado?

O primeiro passo para a criação de vantagem competitiva junto ao mercado é conhecê-lo detalhadamente.

Isso significa saber qual é público-alvo do seu negócio, reconhecendo:

  • como se comporta,
  • do que gosta,
  • o que busca.

A partir dessas informações, deve-se estudar a concorrência, buscando compreender como ela atende ao mercado e o que oferece aos clientes.

Em seguida, o caminho é estudar formas de apresentar diferenciais para que o cliente seja atraído para a sua empresa.

Melhora constante e novidades

É importante que o empreendedor saiba que a vantagem competitiva é dinâmica, ou seja, é preciso oferecer muitos atrativos ao seu público, lançando constantemente novidades e formas diferenciadas de agradá-lo.

Não basta uma única ação para se atingir e conquistar o mercado, os processos precisam ser contínuos, apresentando vantagens em todas as áreas do empreendimento, como:

  • forma de atendimento,
  • serviços de apoio ao consumidor,
  • promoções especiais,
  • facilidades nos processos de compra e pagamento,
  • logística de qualidade,
  • agilidade e pontualidade nas entregas.

Para cada um dos itens citados, deve-se criar uma estratégia diferenciada que apresente vantagem competitiva ao seu negócio.

A logística é uma vantagem competitiva

A logística é cada vez mais valorizada pelo mercado, o que significa que os consumidores enxergam vantagem competitiva nas empresas que rapidamente e com qualidade conseguem realizar as entregas dos produtos.

Situações como greves e problemas logísticos não servem como desculpa para atrasos, especialmente quando o produto é utilizado para alguma ação que possui data definida, tais como:

  • matéria-prima ou insumo de alguma linha de produção,
  • presente para alguma data comemorativa,
  • utilização em algum evento inadiável.

Em todos esses casos, o atraso na entrega cria a insatisfação e problemas sérios ao comprador que contava com o produto certo, na condição adequada e na data pré-estabelecida quando da negociação.

O que oferecer aos clientes com relação ao transporte?

Na área de transporte, conforme vimos anteriormente, é possível apresentar vantagens competitivas, que aliadas a todas as outras estratégias, possibilita diferenciais mercadológicos.

Como oferecer ao cliente bons preços de frete, rapidez no envio e qualidade na entrega dos produtos adquiridos?

Sabemos que contratar transporte é uma atividade complicada, pois são milhares de opções no mercado, no entanto, a maioria das empresas que prestam esses serviços não possuem estrutura para garantir satisfação para aqueles que as contratam.

Uma forma de resolver a situação é contar com plataformas de fretes, nas quais pode-se cotar e contratar os serviços das melhores transportadoras do país a preços competitivos e com serviços de alta qualidade.

A própria plataforma atua como auditora, exigindo o cumprimento das obrigações, atendimento à legislação e qualidade nos processos de logística.

Facilite sua operação e conte com o que existe de melhor e mais moderno, quando o assunto é frete.

Se sua empresa deseja oferecer vantagem competitiva na logística a seus clientes, conheça a plataforma CARGOBR, a melhor solução para cotação e contratação de transporte do Brasil, com os melhores preços de mercado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *