* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como começar um e-commerce?

Como começar um e-commerce?

Como começar um e-commerce é uma pergunta que muitos empreendedores fazem no objetivo de iniciar ou ampliar um negócio para o mercado digital.

A internet faz parte da vida de bilhões de pessoas em todo o mundo e o brasileiro é um dos povos mais ligados a essa tecnologia. 

A transformação digital é uma realidade em nosso país. Segundo a pesquisa da TIC Domicílios, divulgada em agosto de 2019, 70% dos brasileiros acessam à internet.

Levando-se em conta que somos cerca de 210 milhões de brasileiros, o potencial do mercado no país é de cerca de 147 milhões de consumidores que usam canais digitais para pesquisar, estudar, se divertir e também para comprar.

Essa possibilidade anima muitos empreendedores a buscarem algum negócio digital ou ainda a expandir a operação para esse canal. A montagem de um e-commerce é uma excelente opção.

Nesse post vamos mostrar como começar um e-commerce e dicas interessantes para que ele tenha sucesso junto ao seu público. Leia e confira!

A importância do planejamento

Um bom planejamento, que apresente os objetivos, cronograma e plano de ações, é um excelente início para responder como começar um e-commerce.

Esse plano consiste na definição de aspectos fundamentais para a criação da loja virtual, tais como:

  • quais produtos serão comercializados,
  • qual a tecnologia a ser adotada,
  • como será realizada a divulgação do e-commerce,
  • formas de pagamentos que serão aceitas,
  • definição da logística e transporte para atendimento aos pedidos,
  • equipe responsável pela manutenção do projeto.

Cada item apontado no planejamento se divide em outras definições que precisam estar claras para que se saiba com detalhes como começar um e-commerce.

Como começar um e-commerce na prática

Após o planejamento estratégico do projeto, é necessário iniciar a construção da loja virtual, o que, na prática, significa contar com profissionais capacitados que possam desenvolver o produto, seja uma agência especializada, algum contratado ou um freelancer.

Atualmente existem diversas opções e modelos de e-commerce quase que prontos, o que facilita o processo de construção, no entanto, é fundamental que sua loja virtual apresente um design condizente com o mercado em que irá atuar, além de mostrar profissionalismo.

Também é preciso aplicar técnicas específicas para que a loja virtual apareça nas pesquisas de buscadores como o Google.

Portanto, é muito importante contar com profissionais capacitados para cuidar de alguns aspectos que precisam fazer parte do projeto para se atingir o sucesso no empreendimento.

Em regra geral, os pontos principais que devem ser seguidos são:

Ambiente responsivo

O site responsivo é aquele que funciona sem distorções para os mais variados formatos e acessos, como:

  • micros, 
  • notebooks, 
  • tablets,
  • smartphones.

Sendo assim, é fundamental que as informações, fotos, e processo de compra funcione adequadamente nos diversos tipos de equipamentos, atendendo aqueles que utilizam um monitor de 40 polegadas, como também o usuário que navega através do seu celular.

Invista em marketing

Não há como alcançar sucesso sem investimento em marketing. 

Muitos empreendedores desenvolvem projetos incríveis, construindo uma loja virtual de qualidade, oferecendo produtos de renome e bem recebidos pelo mercado, mas esquecem que o negócio precisa ser divulgado para gerar tráfego e ser conhecido.

Portanto, desenvolva um projeto de marketing digital, com o auxílio de um profissional ou agência parceira, para a divulgação da loja, marca e dos produtos.

Essa etapa deve envolver:

  • SEO
  • criação de conteúdos, 
  • mídia paga, 
  • acordos com influenciadores digitais.

Presença nas redes sociais

Outro aspecto muito importante é a presença da sua loja nas redes sociais, onde é possível a aproximação com seu público-alvo, promovendo a marca, estreitando relacionamentos e apresentando seus produtos.

Milhões de brasileiros todos os dias navegam pela redes sociais e ali existem inúmeras oportunidades de negócios.

Como você pode ver, as respostas para como começar um e-commerce trazem tarefas e exigem dedicação. Para se ter sucesso é necessário envolvimento com o projeto.

O mercado é gigantesco e sua loja estará aberta para o mundo, portanto, vale o esforço no desenvolvimento de um projeto bem estruturado, onde todos os detalhes estejam definidos.

Agora que você já sabe como começar um e-commerce, leia também nosso post que trata de como expandir o negócio e conquistar clientes em outros locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *