* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como alcançar diferenciais com a operação logística dedicada?

Como alcançar diferenciais com a operação logística dedicada?

A operação logística de qualquer empresa, além de ser cada vez mais valorizada pelos clientes, é fundamental para o alcance dos objetivos de um empreendimento.

Uma má gestão logística pode levar a empresa a sérios problemas financeiros.

Porém, boas práticas logísticas são responsáveis por:

  • elevar a lucratividade da operação,
  • eliminar ou minimizar os erros operacionais,
  • aumentar a satisfação dos clientes.

As modernas práticas logísticas fazem com que muitas empresas fechem negócios apenas com fornecedores que garantam as entregas nos prazos estabelecidos, onde em alguns casos, multas são estabelecidas caso ocorra atrasos.

Normalmente, envolvem produtos como matéria-prima e insumos, que são fundamentais para os processos fabris de uma indústria.

Neste post, apresentaremos a operação logística dedicada, uma forma de transporte que atende as necessidades de muitas empresas. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é operação logística dedicada?

Operação logística dedicada é aquela em que a empresa contrata os serviços exclusivos de uma transportadora, quando um ou mais veículos ficam à disposição.

No entanto, vai além disso, pois as cargas a serem transportadas não podem ser misturadas com outros produtos, portanto, independente do volume, o veículo só transportará o material da mesma empresa.

Normalmente, esse tipo de negociação ocorre quando a contratante necessita de um modelo único de logística, com particularidades que normalmente não são oferecidas comumente pelas transportadoras.

Diante desse compromisso, motoristas e ajudantes são treinados para operar com as particularidades e veículos, em alguns casos, podem ser adaptados para atender a demanda necessária.

Características da operação logística dedicada

A operação logística dedicada apresenta algumas características particulares:

Prestação de serviços personalizados

A personalização é a principal característica desse tipo de operação, no entanto, algumas empresas fecham acordos com transportadoras e os veículos são customizados com a marca de quem empregou os serviços, em uma ação de marketing.

Além disso, como já mencionado, a contratada se adapta às necessidades da empresa contratante, oferecendo serviços diferenciados e dentro das especificidades exigidas.

Exclusividade de veículos

Também já mencionado, a operação logística dedicada não prevê compartilhamento de cargas, nem mesmo com produtos da mesma empresa, daí o nome desse modelo de trabalho.

Para isso, alguns veículos são colocados à disposição para atender unicamente a essa operação específica.

O resultado é eliminar riscos de avarias ou contaminação das mercadorias, garantindo que tudo estará de acordo com o estabelecido em contrato entre a empresa e seus clientes.

Precisão nas entregas

Outra característica desse tipo de operação é a precisão nas entregas, visto que existe uma maior interação entre cliente e transportadora.

Como se observa, a operação logística dedicada é voltada para negócios onde não podem existir falhas, já que está atrelada a contratos vantajosos de fornecimento de materiais por parte do contratante.

Diante dessas condições, vale a pena a negociação com uma transportadora que preste esses serviços com exclusividade, onde os processos acabam se tornando economicamente viáveis, em função das exigências estabelecidas.

Optar por essa operação ajuda a empresa a alcançar novos níveis de fornecimento, evitando riscos e abrindo possibilidades de novos mercados.

Agora que você já sabe o que é operação logística dedicada e o quanto ela é importante para atender as exigências e necessidades específicas de seus clientes, assine nossa newsletter e receba outros posts, com matérias interessantes sobre a área de transportes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *