coleta de mercadoria

Coleta de Mercadoria: como usar a seu favor

Um dos grandes problemas da área de logística é o atraso na coleta de mercadoria que é realizada por algumas transportadoras.

Muitas vezes, problemas que fogem do controle interno ocorrem e acabam acarretando atrasos, no entanto, quando isso passa a ser constante, é necessária alguma atitude a respeito.

O atraso na coleta de mercadoria gera insatisfação do cliente, quando o produto prometido para determinada data não chega ao seu destino.

O cliente comprou da sua empresa, e não da transportadora, portanto, não quer saber se o problema ocorreu em função da transportadora ou não.

Outro problema que também é comum ocorrer, quando acontece atraso na coleta, é a falta de espaço na área logística para manobra de outras mercadorias, uma vez que as que precisam ser despachadas estão no depósito aguardando.

Mas, nem tudo são problemas. É possível usar a coleta de mercadoria a favor da sua empresa. Continue lendo esse post e saiba como!

Como evitar transtornos na coleta de mercadoria?

Em algumas ocasiões a coleta de mercadoria não pode ser realizada por problemas internos da empresa remetente.

Alguns cuidados podem ser providenciados para que isso não aconteça:

Ter um responsável presente pelo embarque no local 

Em algumas ocasiões surgem dúvidas por parte da transportadora e não se consegue localizar o responsável por essa tarefa, o que acaba atrasando ou ainda adiando o despacho dos produtos.

Se o responsável não estiver no local, é importante que deixe alguém ciente de todo o processo para responder nos casos de dúvida e que esteja online para eventuais consultas.

Embalagem adequada

É fundamental que as mercadorias estejam embaladas e identificadas para evitar transtornos.

Não deixe para providenciar essas tarefas no momento em que a transportadora vir fazer a coleta da mercadoria.

A pressa possibilita chances de erros e trocas de produtos. 

Portanto, antes de chamar a transportadora para a coleta deixe tudo embalado e identificado adequadamente, bem como separe os documentos fiscais que precisam acompanhar as mercadorias.

Buscando transportadoras que cumprem os acordos

Outro ponto importante, e que precisa ser verificado com antecedência, é a avaliação e cotação de transporte para as mercadorias que precisam ser despachadas.

Para isso, precisa-se de algum tempo para que o responsável pela área de logística possa avaliar, escolher, negociar e contratar a melhor opção de transporte para atender a demanda.

Muito além do valor do frete, que é fundamental para o sucesso da operação, é essencial saber como a transportadora trabalha em termos de prazo de entrega e qualidade dos serviços realizados.

A transportadora será avaliada pelo seu cliente e as atitudes e qualidade dos serviços serão creditados a sua empresa, por isso, o cuidado com quem se contrata é parte muito importante para o sucesso e experiência do cliente.

Acompanhando o processo de entrega

É fundamental que a área de logística tenha a possibilidade de realizar o rastreamento das mercadorias despachadas.

Qualquer problema de trânsito poderá ser previamente comunicado ao cliente que aguarda pelos produtos, demonstrando profissionalismo e transparência no processo.

Além disso, a área de logística precisa acompanhar o nível e satisfação dos serviços prestados pela transportadora contratada e, especialmente, os casos onde problemas tenham surgido, entender os motivos e a velocidade com o qual foram resolvidos. 

Por isso, é importante que a transportadora disponibilize alguma forma online de acompanhamento, para que sua empresa, e até mesmo o cliente final, possa acompanhar e monitorar a entrega.

Qualidade na coleta de mercadoria e na entrega

Se você não tem disponibilidade de equipe para essas tarefas, mas sabe da importância do funcionamento desses processos, pode contar com a plataforma da CARGOBR.

Através dessa solução, além de obter as melhores opções em termos de valores de frete, todo o serviço de acompanhamento é realizado pela própria plataforma, através de uma equipe especializada, e as coletas das cargas são agendadas automaticamente.

Ainda através dela, você pode acompanhar cada passo da entrega online, de forma rápida e simples. Acesse o site da CARGOBR e faça uma cotação, cuide do seu core business e deixe a logística por nossa conta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *